Nova Fábrica da Midea Inaugurada no Brasil
Hoje, a Midea deu um passo gigante no mercado de eletrodomésticos. Com a inauguração da sua nova fábrica, a empresa entra para a pequena lista de fabricantes de refrigeradores e lavadoras de roupas com linha de produção no Brasil. São poucos “players” produzindo esses produtos em solo brasileiro, com engenharia presente no Brasil.
O que é a Midea?
Para aqueles que não conhecem a Midea ainda, ela é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo. Em um mercado beirando 700 bilhões de dólares anuais, a empresa registra em torno de 40 bilhões dessa fatia (fonte: Statista).
A empresa é chinesa e atualmente fornece eletrodomésticos para grande parte das marcas de eletrodomésticos no mundo. Pode ser que o seu produto em casa tenha uma marca mais reconhecida, porém o fabricante mesmo seja a Midea!
A Midea no Brasil
A empresa já está no Brasil desde sua “joint venture” (parceria) com a Carrier, onde fabricam equipamentos comerciais para a área de climatização em Canoas, RS.
Na sua fábrica de Manaus a Midea já monta fornos micro-ondas, um eletrodoméstico comum de ser fabricado na região. Apesar disso, o projeto desses produtos vem diretamente da Midea China.
O que muda?
Os novos produtos que serão fabricados na fábrica inaugurada em Pouso Alegre (MG) possuem mais envolvimento com o time de engenharia da Midea no Brasil.
Pode parecer pouco, mas tendo suporte em território nacional, a marca consegue melhor compreender e se adaptar ao mercado e hábitos do brasileiros. Podendo se tornar um diferencial forte para realmente atender o consumidor naquilo que busca.
A empresa injetou mais de R$ 600 Milhões em território mineiro e prevê a geração de 1000 empregos diretos conforme a nova fábrica alavanca nos próximos anos.
Inauguração da Fábrica
A Midea fez um evento de inauguração na própria fábrica envolvendo empresários do ramo, fornecedores, chefias globais e nacionais da Midea, membros do governo de Minas Gerais, assim como o embaixador da China no Brasil.
Dois grandes convidados que não puderam comparecer foram Romeu Zema (governador de Minas Gerais) e Geraldo Alckmin (vice-presidente do Brasil).
O CEO da Midea no Brasil, Felipe Costa fez um ótimo discurso sobre a situação atual da fábrica e os planos para o futuro. Segundo o CEO, Pouso Alegre foi escolhida por ser um local estratégico: a região possui histórico industrial e mão de obra qualificada.
Também foi lembrado que agosto desse ano marcou 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. E do comprometimento do governador mineiro, que visitou a China mês passado e em outras ocasiões.
A Fábrica
É impressionante a velocidade que foi construída esta fábrica da Midea. Desde a pedra fundamental até o primeiro produto a ser produzido foram somente 16 meses!
Alguns detalhes ainda faltam, como os jardins, porém a fábrica está produzindo desde agosto. Atualmente, está gerando mais de 650 empregos diretos e em torno de 350 empregos indiretos.
A nova fábrica em Pouso Alegre está aumentando sua produção ao longo de meses, e no processo aumentando o número de empregos. Quando estabilizar o processo é provável que a fábrica acolha em torno de 1000 funcionários diretos, e produza mais de 700.000 refrigeradores e 600.000 lavadoras de roupa por ano.
Essa fábrica da Midea está atualmente focada em lavadoras e refrigeradores. O futuro é incerto, mas há muito espaço para expansão nos 270.000 metros quadrados de terreno onde a planta está presente. O pé direito é gigante, dando espaço até para um segundo andar.
A automação está em todo o lugar, seja na espumação em série de gabinetes, na troca acelerada de moldes nas injetoras, e também na estampagem e dobra de chapas para os gabinetes. Além disso, há vários setores com braços robóticos e robôs alimentadores de linha.
- Curitiba ascende como Polo de Eletrodomésticos
Desde que a Midea decidiu entrar em outras categorias de eletros, fora ar condicionado e micro-ondas, a empresa anda conquistando mais espaço ano após ano. Retendo 8% do marketshare de Refrigeradores, segundo dados da Midea.
Veremos o que virá pela frente, mas a estrutura da Midea está equipada para ganhar uma boa fatia do mercado de eletrodomésticos no Brasil.