Blog Harpyja

Novidades e Tendências de Eletros para 2023

( 7 )

Novidades e Tendências de Eletros para 2023

Não há data específica para lançamento de produtos. As vezes é sazonal (pouco antes do inverno ou verão), também é baseado em datas festivas como dia das mães e pais, e muitas vezes é em eventos anuais. Atualmente no Brasil muitas marcas de eletrodomésticos e eletroportáteis organizam para lançar produtos na feira Eletrolar Show, que normalmente acontece anualmente em um evento B2B trazendo as novidades para o varejo. 

Vou então aproveitar este momento, depois de visitar a Eletrolar Show 2022, para dividir um pouco de como está remando esse cenário futuro de lançamentos, conceitos que podem virar produtos e tendências que já se vê atualmente e que provavelmente continuarão para 2023.

A Importação Reina

Faz anos e anos que vemos uma crescente de importação de produtos, porém agora até mesmo aqueles que criavam barreiras cederam. Quase todos os expositores da feira tinham produtos importados. Não necessariamente a linha completa, mas pelo menos alguns produtos.

Para a linha de portáteis a importação domina e até marcas de outras departamentos estão entrando nessa onda! A famosa marca de televisores, a Telefunken está de volta ao mercado e trouxe para a feira fornos elétricos e batedeiras planetárias.

Forno elétrico da telefunken

A Blaupunkt, forte em sistemas de som, estava buscando compradores para sua AirFryer já vendida na Europa. Outra que chamou a atenção este ano, apesar de não estar na feira, é a Gradiente. Depois de anos fora de cena, agora está vindo com uma linha completa de eletroportáteis para a cozinha. 

Aqueles que já importavam, ampliaram consideravelmente seu portfólio e empresas que já atuavam na cozinha com produtos feitos aqui, também estão se aventurando na importação. A Itatiaia é um exemplo, que na feira estava com panelas de pressão elétrica, air fryers e até um aspirador robô. 

Panela e robô aspirador da Itatiaia

Diversos produtos interessantes, mas também muitos modelos genéricos, sem identidade própria ou diferencial funcional. É uma pena ver que em diversos casos teremos mais do mesmo. 

Importando e Inovando

Uma das empresas que está mostrando que não é necessário produzir mais do mesmo, e assim mesmo importar, é a Oster, do grupo Newell. Todo o ano a empresa traz novidades interessantes, gerando tendências e inovando aquilo que já faziam. 

Enquanto muitas empresas estão importando a primeira Air Fryer Oven, a Oster já está um passo à frente com um modelo de cavidade interna em inox. Neste ano também apresentaram uma air fryer com função para desidratar e uma batedeira que pode aquecer a tigela enquanto batendo os alimentos.

Batedeira Oster

Além disso a empresa neste último ano começou a abraçar produtos dentro da linha de eletrodomésticos como micro-ondas, forno de embutir e cooktop. 

Tendências

Por sinal, tocando no assunto de fornos elétricos embutir, esses são uma das tendências em combinação com o cooktop. Ambos estavam com forte presença e estão cada vez mais inovadores. Na feira a Dako estava demonstrando em seu forno com mais de 70 litros, wi-fi e painel digital colorido de alta resolução. Um lindo produto com uma interface de chamar a a atenção!

A adoção do wifi e da conectividade são tendências que estão deixando de ser somente em produtos taxados como “tech” e estão migrando para a cozinha. Este ano a Philips Walita lançou uma air fryer com Wifi, A Mallory na feira apresentou um ventilador com controle por app, além de uma infinidade de marcas de automação residencial usando zigbee e wifi para controlar equipamentos e luzes de casa à distância.

Ventilador Max Control

Uma tendência de efeito pós pandemia são os purificadores de ar. No ano passado a Midea e a EOS vieram com modelos interessantes com luz ultravioleta e este ano a Mallory também entrou na jogada para concorrer. 

Outra tendência que ainda não estagnou é a crescente capacidade das air fryers. Uma hora isso deve parar, mas claramente ainda não chegamos lá. A Agratto estava na feira com sua nova air fryer de 6,2 litros e a Mondial apresentou seu protótipo de 7 litros! Os volumes já estão quase chegando no tamanho de uma air fryer oven.

Por sinal, as air fryer ovens vieram para ficar. Na feira a Elgin estava lançando uma e a Mallory também está com um modelo que ganhou até logo da Masterchef nela. Cada mês que passa parece surgir uma nova.

O último produto que vale destacar é o aspirador robô. Ele já é considerado uma tendência há alguns anos, mas agora está em uma evolução mais acelerada e em adesão constante de novas marcas. Praticamente todas as empresas que estão trabalhando com eletroportáteis agora tem seu robozinho. Mesmo que seja bem simples, está presente.

Possíveis no futuro

Fora os lançamentos de produtos, é comum na Eletrolar apresentarem conceitos ou produtos que já estão sendo vendidos fora para ver se é possível abrir mercado no Brasil. 

Este ano a TCL trouxe máquinas de lavar assim como a Gree. Essas duas empresas também apresentaram novos conceitos de condicionadores de ar. A TCL também trouxe um refrigerador french door muito atraente, com duas gavetas horizontais e duas portas verticais. Assim mesmo, há grande chance desses produtos nunca entrarem em nosso mercado. 

Por último, tem uma marca gigante entrando no mercado brasileiro de eletrodomésticos. A Hisense, empresa chinesa com mais de 50 anos de vida, já está com site no Brasil apresentando vários eletrodomésticos como máquina de lavar de tombamento, refrigerador side by side, forno de embutir, cooktop, máquina de lavar louças e ar condicionado. Ainda não tem preços no site, mas tudo indica que estarão logo vendendo por aqui. 

Lava louças da Hisense

Apesar de estarmos vivendo um ano turbulento, tem muita gente apostando no que está por vir. Vamos torcer para que esses leves sinais de retomada da economia acelerem, e esperar que esse ano de eleição, efeitos pós pandemia e as crises internacionais não tragam os efeitos negativos que muitos estão esperando. 

Fico na dúvida se essa loucura de importação irá durar, pois o frete dos containers e a alta do dólar não parecem situações econômicas que irão mudar até o ano que vem. 

Como Harpyja, espero que diante da crescente de marcas e produtos o consumidor busque informações do que os produtos entregam antes de sair comprando. A diversificação de marcas é ótimo, mas é importante que somente as que beneficiem o consumidor continuem produzindo. 


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?