Blog Harpyja

Além da Casca - Ventilador de Mesa

( 21 )

Além da Casca - Ventilador de Mesa

Optamos por desmontar o ventilador de mesa para este material, mas há diversos outros tipos de ventilador no mercado. Seguem aqui alguns links de outros tipos de ventiladores: ventilador de parede, ventilador de torre, ventilador de coluna e o ventilador de teto. Independente do tipo, na aplicação residencial seu princípio de funcionamento é parecido, mudando mais a sua disposição.

Quando tratando de ventiladores no meio industrial, aí já é mais comum ver variações maiores, como o ventilador centrífugo, ou mesmo o ventilador tangencial. Mas independente do modelo, todos os ventiladores utilizam um motor para movimentar uma peça mecânica (tipicamente uma hélice), e através de suas pás criam um fluxo de ar.

Daqui para frente, esta descrição se aplica ao modelo de ventilador que desmontamos no vídeo, mas a grande maioria dos ventiladores de mesa se encaixam exatamente neste mesmo padrão. A imagem abaixo mostra o produto e seus componentes visíveis.

Componentes Elétricos

A parte elétrica do conjunto é simples, composta basicamente de um motor elétrico, um capacitor e um seletor. Os motor de indução é monofásico com pouco mais de 50W. Há um protetor térmico dentro do motor para protegê-lo em caso de sobreaquecimento. O capacitor acoplado (2.5?F) serve para auxiliar o motor a dar partida. Dentro do seletor há resistências elétricas, que quando selecionadas, diminuem a tensão sobre o motor e assim diminuem sua velocidade da hélice.

Mecânica Interna
A parte mais interessante do ventilador é seu mecanismo de oscilação.  Para o sistema oscilar ou ficar estático, há um pino na parte superior da carcaça do motor. Este pino contém uma engrenagem que é responsável pelo sistema oscilar ou ficar parado.

Acoplado ao eixo central, no lado oposto da hélice, há uma rosca sem fim. Ela está conectada a um conjunto de engrenagens em uma pequena caixa de transmissão. O pino com engrenagem quando conectado a rosca sem fim transfere o movimento para outras duas engrenagem dentro da caixa de transmissão. A última engrenagem está acoplada a um braço que possibilita o conjunto oscilar. No vídeo deste post é possível ver com mais facilidade o sistema em funcionamento. Abaixo é possível ver a caixa de transmissão desmontada assim como outras peças deste ventilador.

Para aqueles interessados na manutenção de seus próprios eletroportáteis, segue abaixo dois cursos interessantes: 


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?