Blog Harpyja

10 dicas de como usar mixers da melhor maneira!

( 11 )

10 dicas de como usar mixers da melhor maneira!


Os mixers podem oferecer uma grande ajuda na cozinha, mas se não bem utilizado, podem trazer muita bagunça! Vários detalhes afetam a performance e o resultado. Então decidimos trazer algumas boas práticas com este tipo de produto, para facilitar suas receitas e para que tenha os melhores resultados.


Separamos nossas dicas em 10 tópicos, para passarmos uma a uma com detalhes e tornar a leitura mais dinâmica. Mas já começamos com uma dica bônus: aqui em cima há um vídeo que você pode assistir junto com sua leitura, tornando a experiência mais visual ;)


1 - Empunhadura


Usualmente as pessoas seguram os mixers de duas maneiras, utilizando o dedo indicador para apertar o botão de funcionamento ou usando o dedo polegar. Não há regra aqui, vai mesmo do que é mais confortável para você. O que pode ser prejudicial para uma boa manipulação é a espessura da empunhadura. Quanto mais grossa, mais difícil segurar, e menos força nos dedos para pressionar o(s) botão(ões). 


Por exemplo o modelo da Agratto, que é mais simples, acaba sendo mais fácil de utilizar que o da Oster, por ter um diâmetro de empunhadura menor. Normalmente empunhaduras mais grossas são mais práticas de serem apertadas com o dedão, por ser o dedo da mão com mais força. 


Diametro dos mixers Oster e Agratto


2 - Velocidades

É comum que nos mixers não tenha muitas opções de velocidade, como é o caso do mixer da Agratto e o da Cadence, ambos já avaliados aqui na Harpyja. É válido procurar por algo que ofereça mais opções, tendo mais flexibilidade de trabalhar.

O Oster por exemplo, apresenta um seletor de velocidade, com 18 níveis de velocidades, mas ainda assim, em sua velocidade mais baixa continua sendo muito forte, podendo causar transbordamentos e perda de controle.Ou seja, velocidade é importante, mas vale conferir as avaliações da Harpyja para garantir que elas estão realmente contribuindo no processo.

Seletor de velocidade


3 - Manipulação

Falando em perda de controle, entramos no detalhe de como manipular este produto. O segredo aqui é a altura que você trabalhará com a haste dentro da jarra. O correto é não colocar o produto no fundo da jarra, pois isso não cria um bom vortex (redemoinho criado pelo movimentos das lâminas), incapacitando os alimentos de chegarem até as lâminas.

Outra prática que traz baixa performance é manter a altura muito perto do topo, não causando uma boa movimentação da água, tornando o meio da jarra o melhor ponto para se manter o mixer. Pode ser um pouco complicado no começo, pois a tendência do vortex e da força das lâminas é puxar sua mão para baixo, então exige certo equilíbrio entre o fundo e o topo, mantendo-se firme. Segue abaixo um comparativo das três posições:

Altura do mixer

4 - Segurança

Sim, os mixers são perigosos! É preciso ter atenção e cuidado redobrados durante a utilização deste produto, pois um pequeno descuido pode trazer complicações. 


As lâminas ficam a todo momento expostas, e como muitas vezes ficam pedaços de alimentos presos na base da haste, onde se encontram as lâminas, é importante sempre retirar o cabo de alimentação da tomada, ou remover a haste do motor, antes de qualquer aproximação das lâminas. O que torna o produto ainda mais perigoso, é o fato dos botões de funcionamento estarem a todo momento próximo aos nossos dedos, então é melhor tirar da tomada e manter os dedos longe deste gatilho.


Um bom conselho é bater a haste dentro da jarra para que esses alimentos se soltem por conta. 


Lâmina do Mixer


5 - Hastes


Haste de plástico e de inox. Ambos os materiais possuem seus pontos fortes e fracos. A haste de inox por um lado é mais higiênica e pode trabalhar com altas temperaturas, como por exemplo, no preparo de sopas. Mas por outro lado, a borda de proteção das lâminas é bem afiada, podendo danificar o recipiente que você estiver trabalhando, como uma panela ou uma jarra. Caso deseje só trabalhar com alimentos frios, até dá para buscar uma haste de plástico, mas pela flexibilidade e higiêne, vale investir um pouco e pegar algo com uma haste de inox.


Hastes de mixer


6 - Som


Neste quesito há diversos pontos que podem causar variações de resultado. Quando está ligado em vazio, o som produzido é x. Quando colocado dentro da jarra é um som y, e quando adicionado ingredientes é z. Dependendo do estilo de sua bancada da cozinha, os som pode ser amplificado pela bancada.


A dica para redução do som é utilizar uma jarra com borracha embaixo, ou adicionar um pano embaixo para abafar o barulho. O resultado é imediato e eficaz. Você pode ouvir o resultado em no video no topo do texto.


7 - Volume da Jarra


Busquem a jarra mais funda possível para trabalhar, pois quando a turbulência é criada, fica difícil de manusear os ingredientes, sendo essa a melhor forma de conseguir uma boa performance do produto. 


8 - Botões


Fique atento no estilo de botões que o produto oferece. Os mixers trabalham normalmente apenas com a função Pulsar, então é necessário ficar segurando o botão a todo momento que desejar o produto em funcionamento. Se esse botão for difícil de apertar, pode cansar seu dedo e atingir resultados inferiores por conta disso.


A Oster por exemplo fez um design emborrachado muito atrativo para seus botões, mas consequentemente, muito fundo para acionar, sendo necessário mais força para manter o produto ligado. 


Botões do mixer


9 - Outras funcionalidades


Agora se você prefere um produto mais completo, que tenha várias funções, vale a pena dar uma olhada em modelos que acompanham diversos equipamentos que podem ser acoplados em seu motor principal, como fouet, processador e faca elétrica. Grande parte das marcas tem versões mais completas. Dois já testados aqui são o Oster e o Mondial.


Mixer Oster


10 - Potência


Modelos mais simples como o da Agratto e Cadence, possuem em torno de 170 a 200W de potência, mas para produtos com mais funcionalidades, que exige um tempo maior de trabalho, como o caso do fouet para bater claras ou massas leves, é adequado que o produto tenha uma potência maior, pelo menos acima de 500w.


E aí, depois dessas dicas, qual seria o melhor mixer para você? Comente aqui embaixo e vamos bater um papo :) Até já! 


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Aqui você confere as características dos produtos de diversas marcas. Detalhes básicos como design, funcionalidade e descrição.
Somos especialistas em produtos! Escrevemos e executamos testes para eletrodomésticos e eletroeletrônicos para você não se arrepender depois da compra.
Se você quer que esse produto seja testado em nossos laboratórios, comente no box acima.

Quer receber nossa newsletter?