Blog Harpyja

Consumo de Fornos Elétricos e a gás

( 145 )

Consumo de Fornos Elétricos e a Gás | Harpyja

Muita gente questiona quanto gasta um forno elétrico quando fazendo seus alimentos diários e aqueles que também tem forno a gás vivem em dúvida de qual é mais econômico para usar. 

Para responder essa pergunta vamos passar pelos detalhes de consumo destes fornos.

Forno a Gás

Como a maioria dos fornos a gás fazem parte de um fogão, os dados que utilizamos foram somente de fogões de piso com fornos em sua estrutura.

O teste de consumo do forno a gás realizado pelo INMETRO mede o peso de gás consumido durante uma hora de funcionamento do forno a 210°C em vazio. É um valor presente na etiqueta dos fogões vendidos no mercado. 

Celo de consumo de energia

O consumo do forno está diretamente relacionado ao tamanho da cavidade. Há variações devido diversas variáveis, porém no geral todos seguem uma tendência similar. No gráfico abaixo foi separado os fogões em dois grupos diferentes, os de 4 bocas e os de 5 a 6 bocas.

Gráfico consumo vs velocidade

A maração em roxo é do forno pequeno de um fogão com duplo forno. Percebe-se que a tendência de consumo é a mesma. Para facilitar nossos cálculos vamos separar esses dados em médias, tendo os fornos de fogões de 4 bocas com uma média de consumo de 99 gramas de gás por hora e os fogões de 5 bocas 142 gramas por hora.

Tabela de consumo vs velocidade

Para facilitar nossa comparação com os fornos elétricos foi também adicionado uma previsão de consumo, caso tivesse um forno de 44 litros de cavidade. Seu consumo seria 80 gramas de gás por hora. 

Forno Elétrico

Os fornos elétricos acabam se dividindo em dois grupos diferentes, aqueles que possuem isolamento térmico e aqueles que não possuem. Os fornos que usam lã de rocha ou algum tipo de manta térmica conseguem conter o calor por muito mais tempo e com isso, economizam energia quando trabalhando na mesma temperatura de referência. 

Tabela de consumo de forno elétrico

A média de volume sem isolante térmico ficou em 44 litros, assim como os quatro fornos que testamos com isolamento térmico. O consumo médio dos fornos isolados é 0.67kWh e os fornos sem isolamento consomem em média 0.91kWh. Ou seja, um forno com bom isolamento tem uma economia de 25% versus o consumo de um forno com isolamento fraco. 

Gás versus Elétrico

Como as unidades de medida são diferentes a melhor comparação é o "peso no bolso". Para essa comparação consideramos o kWh como sendo R$0,79 (valor atual de Curitiba, PR) e o bujão de gás de 13kg custando R$75. 

Considerando o uso do forno uma vez por dia, segue o custo correspondente a média de cada tipo. 

Tabela de comparação

Como o volume do fogão de 5 e 6 bocas é em média em torno de 90 litros, o consumo acaba sendo o mais alto de todos. Cada hora de uso gira em torno de oitenta centavos de Real. O segundo mais caro é o forno elétrico sem manta térmica. Para aqueles buscando um forno elétrico vale investir em um modelo um pouco mais caro, mas que isole melhor o calor, pois em pouco tempo essa diferença de dinheiro é compensada na conta de luz. 

O consumo do forno elétrico em comparação com um forno de 4 bocas é muito próximo. Se baixar um pouco o valor do gás, o forno a gás pode até ficar mais barato que o forno elétrico. Porém, estamos comparando o forno elétrico de 44 litros com a média de 61 litros dos fornos a gás. 

Para equiparar em volume, comparando o forno elétrico com uma previsão de um forno a gás de 44 litros, o forno à gás seria mais barato. Porém isso é uma suposição, pois é difícil achar fornos à gás pequenos no mercado. 

Bujão de 45 quilos

É bom lembrar que o custo por quilo de gás é mais barato quando comprando bujões de p13 versus os bujões de p45. O custo final chega a ser acima de 10% mais alto quando usando esses bujões de 45 quilos. 

Tabela de comparação de preços


Para aqueles que têm bujão p45 em casa, vale mais a pena usar o forno elétrico que o forno a gás independente do fogão ser de quatro, cinco ou seis bocas. 

Considerações finais

Para aqueles que buscam ter mais versatilidade na cozinha, um forno elétrico é uma ótima aquisição, pois além de ter um consumo similar a um forno convencional de um fogão de 4 bocas, possui também maior controle da temperatura. Fornos com opção de grill douram rapidamente os alimentos, pois cavidades desses fornos normalmente são abaixo de 50 litros. 

Quando buscando um forno elétrico, vale buscar algo com um isolamento térmico bom, pois assim além de economizar energia, também evita de aquecer desnecessariamente a cozinha e itens ao redor do forno. 



Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?