Blog Harpyja

Detalhes Importantes na Instalação de seu Ar Condicionado

( 8 )

Detalhes Importantes na Instalação de seu Ar Condicionado | Harpyja

A poucas décadas atrás, instalar um ar condicionado em casa era basicamente fazer um quadrado na parede, remover alguns tijolos, e inserir uma “caixa de resfriamento”, ou comumente chamada de ar condicionado de janela.  Por sinal, muita gente ajustava uma janela para inserir o ar condicionado ao invés de quebrar a parede.

Instalação de seu Ar Condicionado

Esse produto é barulhento, fica muitas vezes mal posicionado e com uma distribuição de vento nada agradável. Ainda é vendido ar condicionado de janela, mas hoje muitos buscam produtos mais completos, que trazem mais conforto. O mais popular deles é o condicionador split, onde o compressor e a evaporadora  são instalados em locais separados. 

Funcionamento Básico do Ar Condicionado

Basicamente o ar condicionado possui duas áreas bem distintas. Uma área quente e uma área fria. Quando resfriando o ambiente o compressor trabalha comprimindo o gás e neste local acaba gerando calor. No processo de entrega do gás até a evaporadora o gás expande, resfriando a tubulação no processo. Com um ventilador na evaporadora sopra-se esses tubos frios trazendo ar resfriado para dentro do ambiente. O gás que passou pela evaporadora retorna para o compressor e reinicia o processo de compressão. 

Partes do ar condicionado

O compressor em si é um motor, e é aonde a maioria do barulho se encontra. Em um ar condicionado de janela, como a unidade mais barulhenta está junto da parte de exaustão do ar frio, todo esse barulho e vibração é trazida para dentro do ambiente a ser resfriado. 

Nos condicionadores de ar com a função quente e frio é possível inverter o fluxo do gás, podendo gerar o calor na área interna e resfriar na área próxima do compressor. 

A busca por ar condicionado split é crescente e a cada ano surgem novas tecnologias para torná-los mais silenciosos, mais autônomos e com melhores distribuições de ar. 

Apesar do sistema split ser um ar condicionado mais agradável e versátil, é mais delicado para instalar. Pense que parte do produto fica em um ambiente e parte fica em outro, mas ao mesmo tempo esses dois lados precisam se comunicar e transferir calor. Para que o produto funcione adequadamente, e garanta-se uma vida útil longa, é importantíssimo que haja uma instalação de ótima qualidade. Caso contrário há grande possibilidade de ficar com um produto funcionando abaixo de sua capacidade, sobrecarregado e muitas vezes em situações que podem trazer danos a curto prazo ao produto. 

Devido a isso, trazemos aqui vários pontos importantes para você ficar atento durante a instalação até mesmo antes. A ideia não é ensinar a instalar, pois quem vai fazer isso deve ser um profissional, mas sim saber o melhor caminho a ser tomado para instalar, e garantir que a instalação está adequada após a instalação. É muito comum de pessoas perderem a garantia de ar condicionado devido a erros de instalação. 

O Instalador do aparelho

Mesmo a instalação sendo feita por alguém experiente, vale começar por aqui, pois é de extrema importância saber quem faz esse trabalho e qual o caminho mais adequado para você.

Basicamente há 3 tipos de profissionais que instalam e fazem manutenções de condicionadores de ar: o não credenciado, o credenciado pelo distribuidor e o credenciado pelo fabricante.

Supondo que estará comprando um produto novo, deve-se sempre tomar os passos adequados para não perder a garantia de seu produto. Como a instalação de um ar condicionado não é simples, deve-se seguir uma série de protocolos, pois caso haja erros na instalação é fácil perder garantia. Mesmo que o produto instalado funcione adequadamente e dê problema no decorrer de alguns meses a garantia pode ser anulada assim que um técnico for no local e conste que a máquina teve erros na instalação original.

Caso opte por um profissional não credenciado para a instalação, se houver algum problema na unidade nos primeiros 3 meses e TUDO estiver correto na instalação, a sua garantia como consumidor poderá ser acionada. Passando esses 3 meses, você não terá mais garantia. Como há muitos detalhes na instalação de um ar condicionado (ex: diâmetro adequado de tubo, distancia da evaporadora do teto, uso de redutor, a quantidade de gás a ser colocada no sistema, a distância da evaporadora e condensadora, e etc) a chance de ocorrer algum vacilo na instalação (que não esteja de acordo com o fabricante) é muito grande. Resumindo, fuja de uma instalação sem um instalador credenciado quando estiver comprando um produto novo. Esse passo pode ser considerado somente depois do produto estar fora de garantia. 

O credenciado pelo distribuidor é responsável pela máquina e cobrirá qualquer defeito sobre o produto através do distribuidor. Sendo assim, caso tenha um problema no ar condicionado, não estará lidando com a marca, e sim com quem distribuiu o produto. Este caminho é mais seguro que pegar alguém não credenciado, pois manterá a garantia da máquina, só vale lembrar que através deste caminho, não será possível obter assistência garantida através da autorizada do fabricante. Além disso, esse profissional não tem uma conexão direta com a indústria e a área de desenvolvimento, com isso o grau de soluções pode ser limitado. Para aqueles que possuem uma distribuidora mais próxima de um credenciado pelo fabricante, pode até ser interessante usar o credenciado pelo distribuidor, mas na maioria dos casos recomendo seguir com a assistência pelo fabricante. 

O credenciado pelo fabricante passa por todos os treinamentos e as boas práticas do fabricante. Quaisquer problemas mais complexos ou detalhes que necessite pode contar com a indústria para auxiliar. Caso haja qualquer problema com o produto, seja na instalação ou no período de garantia, o técnico credenciado irá resolver o problema com o fabricante. 

O video abaixo é de uma conversa bem aberta sobre garantia com o Claudio Galindo da Eceel-tec, uma autrorizada credenciada de Curitiba que realizou a instalação do ar condicionado Midea na Harpyja.


Mas o que Devo Prestar Atenção na Instalação?

Muitas vezes já está desenhada e instalada nas paredes a infraestrutura (comunicação de tubos e cabos elétricos para conectar as máquinas), mesmo que ainda não se tenha em mente o ar condicionado específico para comprar. 

Em construções é comum deixarem pontos de espera para instalações futuras. São essas áreas que devemos estar atentos, pois se tudo isso estiver OK, a instalação em si é responsabilidade do técnico. 

Qual será a carga térmica?

Mesmo sem saber qual será a marca do produto a ser comprado, é necessário pelo menos saber qual será a demanda de trabalho dessa máquina para prever o tamanho do ar condicionado. Isso irá mudar o diâmetro dos dutos a ser passado pela parede. 

Escolhendo a máquina

Muitos fabricantes disponibilizam um simulador de carga térmica para auxiliar o consumidor a escolher o tamanho adequado da máquina. É um bom começo para ter uma ideia do que buscar. Segue um link do simulador da Midea: http://arcondicionado.mideadobrasil.com.br/dimensionador/#

Simulador de carga

Caso queira colocar uma máquina de tamanho diferente para a qual foi projetado, normalmente é possível escolher um produto levemente menor, mas aumentar é complicado. Sendo assim, vale escolher a tubulação no nível de potência desejado ou somente um nível acima. Se um ambiente está flexível para uma máquina de 9000btu ou 12000 btu, vale instalar uma infraestrutura para 12000 e caso deseje usar 9000 provavelmente será possível. 

Guia de Verificação da Infraestrutura

É importante estar atento a alguns detalhes durante o trabalho do instalador da infraestrutura (tubos e elétrica). Para evitar problemas quando instalando o ar condicionado, verifique esses detalhes no decorrer do serviço (alguns pontos vale já trazer à tona antes mesmos de iniciar o trabalho):

Dois tubos passam (um para o ar quente e outro para o ar frio). Cada tubo deve possuir uma espuma isolante separada um do outro. É importante também que essas espumas estejam intactas para não haver condensação nessas áreas sem proteção.

 Nas pontas do tubo de cobre, deve-se vedar as pontas para não ocorrer oxidação na área interna do duto. Se ficar muito tempo sem instalar a máquina, essa oxidação poderá contaminar o circuito quando instalar o ar condicionado.

 Garanta que a tubulação está a pelo menos 2 metros entre a evaporadora e a condensadora. Deve-se evitar emendas de tubos. Assim mesmo, é comum isso ocorrer. Caso a solda ocorra é necessário que seja feita com nitrogênio passante para não haver oxidação na solda e consequentemente acumular sujeira na parte interna do cano.

 Deve-se ter fiação indo do disjuntor até onde vai a condensadora. Às vezes instaladores passam o fio até a evaporadora e em grande parte dos produtos não há como fazer a ligação dos dois produtos através dessa fiação.

 Garanta que a caixa de fios e tudos da evaporadora está a uma distância acima de 50 centímetros do teto, pois com o produto instalado é necessário um “respiro” para a máquina. Muitas vezes não será necessário esses 50cm, mas é melhor que sobre espaço do que falte.

 Caso já tenha o equipamento a ser instalado em mãos, vale ler o manual de instalação para estar ciente de detalhes particulares da unidade a ser instalada.

Últimos detalhes

Com a infraestrutura bem feita o trabalho do instalador credenciado fica mais fácil. Vale ter o mapa hidráulico e elétrico para evitar que durante a instalação das máquinas o instalador não acerte um cano ou um fio elétrico nas furações. 

É importante guardar os dados da instalação e a nota fiscal do produto. Até vale salvar tudo no aplicativo “Minha Garantia” para ficar tudo fácil. :-)

Outro detalhe importante para conservar o produto e também garantir a eficiência da unidade é realizar a manutenção preventiva no ar condicionado, como a limpeza de filtros e a limpeza da unidade. Como em muitas regiões o uso do produto é sazonal, verificar antes de passar pela utilização exaustiva pode prevenir problemas e também economizar energia. 

Resumindo, o resultado é ótimo, mas não é um processo simples e cada caso é um caso. Para aqueles que já passaram por uma instalação em suas casas, conte um pouco para nós como foi a experiência. 

Para aqueles que se interessaram pelo assunto, o video abaixo é uma versão extendida do material publicado no YouTube. Espero que gostem.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?