Eletrodomésticos inteligentes: um novo patamar no mercado.
As ficções científicas que assistimos nas últimas décadas estão mais reais do que nunca. A inteligência artificial já é realidade, não com robôs assustadores que querem controlar a humanidade, mas sim com programas de computadores e aplicativos que podem se conectar a gadgets e outras mídias físicas.
Se pensarmos em quão remota seria a possibilidade dos robôs realizarem atendimentos à clientes, há 10 anos atrás, já dá para imaginar o direcionamento da chamada A.I (Artificial Intelligence) e Machine Learning .
Hoje muitas marcas, principalmente as que trabalham na rede, já possuem atendimento por chatbots. Os chamados robôs atendentes movimentam milhões de reais no Brasil, e criaram novas profissões, como o designer de conversas.
Os profissionais desta nova categoria estão habilitados a pensar, desenhar e otimizar a experiência conversacional entre humanos e máquinas. E ao que tudo indica, promete ser uma profissão muito promissora em um futuro próximo.
Uma grande reestruturação vem sendo desenhada pela automação, que já é uma realidade nos quatro cantos do mundo. Estima-se que 15,7 milhões de trabalhadores brasileiros serão afetados pela automação até o ano de 2030, segundo relatório da McKinsey.
São profissionais que deixarão de integrar alguns campos de trabalho, como manufatura, produção, escritórios e setores administrativos, para dar lugar à máquina. Se pensarmos bem, são muitas áreas afetadas pelo processo de automação, exigindo uma nova configuração para quem quiser integrar o meio empregatício.
Engana-se quem pensa que os setores criativos não serão afetados. No setor musical, empresas como a Amper e a Juckdeck já são capazes de compor músicas utilizando inteligência artificial à baixos custos para quem trabalha no setor de vídeos e podcasts.
Em Londres, uma rede de supermercados online chega a assustar por tamanha eficiência no emprego da inteligência artificial. Os algoritmos são capazes de organizar os pedidos, transportá-los por uma rede de esteiras rolantes em que robôs levam-os até os caminhões de transporte, que escolhem as melhores rotas com base em relatórios em tempo real de tráfego e clima.
Para os eletrodomésticos a realidade não poderia ser diferente. Cada vez mais os produtos estão sendo equipados com tecnologias que permitem a integração com assistentes pessoais de smartphones como a Siri, Alexa e Cortana e funcionalidades bem futuristas.
Eletrodomésticos inteligentes
Smart Display da KitchenAid
A famosa Whirlpool detentora das marcas Wlabs e a KitchenAid, anunciou alguns novos produtos inteligentes que prometem ressignificar o conceito de eletrodomésticos.
O Smart Display da KitchenAid possui um design elegante e discreto e começará a ser comercializado no segundo semestre de 2019. Com ele os usuários poderão solicitar por comandos de voz receitas, indicações de restaurantes, reproduzir músicas e se conectar ao já difundido Yummly.
O aplicativo dá recomendações de receitas personalizadas com base em Machine Learning, ou seja, ele aprende pelo uso quais são as suas predileções, intolerâncias alimentares, ingredientes favoritos e horários de preparo das refeições.
Elabora um plano semanal de refeições e faz também uma lista de compras inteligente que é integrada com mercados e lojas capazes de entregar os ingredientes na porta de casa em até uma hora. Por enquanto essa funcionalidade está disponível apenas para os Estados Unidos, mas em breve poderá se espalhar por outras localidades.
Forno Wlabs Smart Countertop
O forno WLabs Smart Countertop é capaz de identificar o tipo de alimento e selecionar um algoritmo de cozimento apropriado que é desenvolvido especialmente para esse alimento. Além disso ele possui uma interface sensível ao toque e integração com o Google Assistant e a Alexa, da Amazon.
O produto que modifica a maneira com que preparamos nossos alimentos, é equipado com um termômetro inteligente e 11 modos de cozimento muito interessantes. Vale a pena destacar os modos de cozimento lento, desidratação e air-fry.
O mais surpreendente é a tecnologia integrada a um aplicativo que permite que os usuários assistam em tempo real o cozimento dos alimentos no forno, controlem o aparelho de qualquer lugar, inclusive pelo uso de controles de voz.
Já imaginou, nunca mais se preocupar se a sua comida está passando do ponto e poder controlar do trabalho, por exemplo, o exato momento em que o seu assado fica pronto?
O produto custará a partir de U$799,00 e estará disponível também na metade do ano nos Estados Unidos. Não existe previsão da chegada do aparelho no Brasil.
LG ThinQ
A nova aposta da LG para o segmento de refrigeradores inteligentes é a ThinQ, um produto que permite a conexão entre outros produtos da marca por meio de inteligência artificial.
Ela é capaz por exemplo de "avisar" a máquina de lavar louças que uma grande quantidade de carga estará a caminho em breve. Integrada a assistente pessoal Alexa, permite a leitura de receitas e adição de itens à lista de compras.
Equipada com uma tela de 29 polegadas, é quase uma SmartTv, permitindo a execução de aplicativos compatíveis com o sistema webOs.
No interior do aparelho existe uma câmera panorâmica que permite a visualização em dispositivos móveis dos ingredientes, para caso você queira dar uma conferida da situação dos seus drinks prediletos no trabalho, antes de chegar em casa.
Outra funcionalidade muito legal é a de dar dois toques no visor do produto para que ele fique transparente e você possa verificar seu interior sem precisar abrir a porta. Uma funcionalidade já presente em modelos anteriores como é o caso da New Lancaster Instaview.
É ainda equipada com um sistema de caixas de som na parte superior do aparelho que permite o streaming de músicas por meio da tecnologia Bluetooth.
Foi anunciada no site da LG e já possui uma grande lista de consumidores interessados. A marca ainda não informou a data de lançamento, bem como o preço do produto.
Aplicativos de automação residencial
Tanto a Samsung, quanto a Apple já tem disponíveis aplicativos que prometem revolucionar a automação residencial.
O Smarthings da Samsung permite conectar, automatizar e gerenciar todos os aparelhos eletrônicos compatíveis com o sistema, para que você possa desfrutar do controle da casa inteira em um único controle remoto.
Aqui dá para conferir uma lista dos dispositivos suportados, que variam desde lâmpadas, até ar-condicionados, sensores de movimento, televisões, termostatos e lavadoras, como é o caso da máquina QDrive.
Samsung QDrive
Lançada recentemente no Brasil a QDrive pode ser controlada por smartphone e é equipada com inteligência artificial. Com ela você pode controlar e monitorar os ciclos de lavagem de qualquer lugar.
O modelo ainda é equipado com o sistema EcoBubble™, que segundo a fabricante garante ciclos de lavagem mais eficientes mesmo com água fria. A tecnologia permite que bolhas de ar dissolvam ativando o detergente, ação que garante rápida penetração nas tramas dos tecidos e que torna a lavagem com água fria tão eficiente quanto as realizadas com água quente.
Philips Hue Lamp
O aplicativo "Casa" para quem possui Iphone, permite também o controle dos acessórios HomeKit. Eu uso particularmente para o controle das lâmpadas inteligentes da Philips e já acho incrível. As lâmpadas permitem a criação de cenários únicos, baseados em imagens ou integrados com a reprodução das tvs.
Gosto de automatizar os horários de "ligar e desligar" para quando estou viajando e o serviço de localização, que permite que as lâmpadas se acendam conforme a minha proximidade de casa.
Para quem gosta de dar festas em casa, o Hue Party permite a sincronização das lâmpadas com o som e transformam a casa em uma verdadeira balada.
Câmera OMNA D-Link
Além das lâmpadas o aplicativo permite o controle de ar-condicionados, ventiladores, fechaduras e câmeras de segurança, como é o caso da OMNA da marca D-Link.
Com ela fica fácil controlar a segurança de casa de onde quer que você esteja. Possui infravermelho onde as faixas pretas laterais oferecem visão noturna de mais de 5 metros de distância e detector de presença.
O mercado está em plena expansão e será cada vez mais popular. Ainda é um pouco restrito em relação a precificação, mas se continuarmos nos mesmos passos, em breve os eletrodomésticos inteligentes serão mais acessíveis e democráticos.
Continue acompanhando nossas redes para conteúdos especiais sobre produtos.