Aproveitamento integral de alimentos: 2 receitas de torta salgada.
Imagine a situação: você recebe um telefonema no final da tarde de sábado, dizendo que vai receber visitas inesperadas para o jantar. Você não tem muito tempo para sair comprar comida, ou está sem muito dinheiro para gastar. Apesar da indelicadeza de seus visitantes, dá para ainda sim cumprir o papel de um bom anfitrião com essas receitas práticas de torta salgada que apresentamos hoje. Elas foram elaboradas com ingredientes em sua integridade e que geralmente estão sempre em nossas geladeiras, por isso são práticas e funcionais.
Você sabia que segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos no planeta a cada ano, cerca de 30% do total produzido. No Brasil, o assunto também é um problema. Dos 268,1 milhões de toneladas de alimentos disponíveis no País em 2016, 35,3 milhões, ou quase 15%, foram perdidos. Aproveitar integralmente os alimentos pode ser uma forma de destinar cada vez menos resíduos orgânicos ao lixo e poder preparar refeições com alto valor nutricional.
Acontece que muitas vezes o talo, as sementes e cascas apresentam valor nutricional muito superior do que a polpa dos ingredientes. É o caso da batata por exemplo, que em sua casca apresenta 100 vezes mais substâncias benéficas do que em seu interior. Aproveitar integralmente os ingredientes é uma forma de realizar mudanças concretas em relação a alimentação no mundo e dentro de sua casa.
Torta rápida de liquidificador com talos de beterraba, açafrão e queijo.
Essa é para os vegetarianos e simpatizantes, mas também vai conquistar o coração até dos não adeptos. Os talos e as folhas da beterraba são repletos de vitamina A, C, vitaminas do complexo B e uma ótima quantidade de ferro que ajuda a combater a anemia. Além disso possui efeito diurético, ajudando a eliminar impurezas do corpo.
Ingredientes
2 xíc de leite (animal ou vegetal)
1 xíc de óleo de girassol ou milho
2 xíc de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de açafrão em pó.
Talos e folhas de um maço de beterraba.
3 ovos
300 g de queijo (animal ou vegetal)
1 pitada de sal
Manteiga (ou margarina) para untar.
Preparo
- Pré-aqueça o forno a 180ºC
- Pique em pedaços pequenos depois de lavar, os talos e folhas da beterraba e reserve.
- Em um bom liquidificador, que tenha boa performance, adicione o leite, os ovos e o óleo e bata em velocidade média por 40 segundos.
- Você pode conferir a lista dos melhores liquidificadores que já testamos aqui na Harpyja nesse LINK.
- Agora é a hora de você adicionar os ingredientes secos. Então junte a farinha de trigo, o fermento, o sal e o açafrão e bata por 1 minuto até que fique com uma consistência cremosa.
- Unte uma forma de circunferência média com manteiga e farinha de trigo e adicione a mistura do liquidificador na forma.
- Pique em cubinhos o queijo que tiver disponível em casa. Serve parmesão, mussarela, gouda, ou algum outro. Só não adicione requeijão ou outro queijo cremoso como cheddar. A mistura vai ficar instável.
- Adicione o queijo, os talos e folhas de beterraba por cima da massa e dê uma leve mexida com uma espátula para misturar.
- Asse a 180ºC por 50 minutos ou até que superfície esteja dourada.
Dá para contar histórias com essa receita. Além do fato dos talos de beterraba emprestarem uma textura especial à torta, eles também agregam qualidades que não se referem apenas ao sabor. A maioria das pessoas joga fora os talos e folhas por não conhecerem sua utilidade e propriedades, e mal sabem que com a combinação certa de ingredientes é possível criar preparos incríveis.
Nosso próximo preparo é uma torta inspirada em um filme. A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata é uma produção da Netflix que conta a história da jovem autora Juliet Ashton que ao receber cartas de um dos participantes de um grupo de leitura criado em Guernsey durante a ocupação alemã na Segunda Guerra, se envolve com os excêntricos fundadores do clube.
Juliet é recebida pelos personagens para uma noite no clube do livro para experimentar a famosa torta de casca de batata, um preparo usual do grupo para tempos escassos no período de guerra. No filme todos acham a torta ruim, mas a nossa adaptação não vai deixar dúvidas sobre a complexidade de sabores e texturas dessa torta.
Torta de cascas de batata bem melhor que a do filme.
Adaptada do livro que originou o filme, nossa receita de torta de casca de batata é feita a partir de uma combinação de batatas, suas cascas e linguiça calabresa.
Ingredientes
MASSA
1 kg de batatas cozidas e amassadas.
1 colher de sopa de fermento
1 copo de requeijão ou outro queijo cremoso.
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de leite
sal á gosto
1 xíc de chá de farinha de trigo
3 ovos
um punhado de queijo ralado
RECHEIO
1 linguiça calabresa em cubos
1 cebola pequena
3 dentes de alho moídos
2 colheres de sopa de massa de tomate
Cascas das batatas
Preparo
MASSA
- Em um liquidificador potente, bata as batatas cozidas, requeijão, ovos, manteiga e leite. Depois coloque a mistura em uma vasilha e incorpore o fermento e a farinha.
RECHEIO
- Em uma panela com azeite doure as cascas da batata até que atinjam um textura crocante. Realize o processo em temperatura alta e vá fritando as cascas aos poucos e reservando.
- Depois doure a calabresa em cubos, adicione a cebola picada e os 3 dentes de alhos moídos. Adicione o extrato de tomate e as cascas de batata.
MONTAGEM
- Em uma forma untada, adicione metade da massa, o recheio e o restante da massa. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno para dourar por aproximadamente 30 minutos em 180 ºC.
Apesar deste último prepara apresentar um pouco mais de passos que o primeiro, ainda sim é prático se você pensar na quantidade de ingredientes necessários e na destinação para a casca das batatas que iriam ao lixo. O que vai tomar um pouco mais de tempo é o fato de você ter que cozinhar as batatas, mas você pode utilizar a panela de pressão para isso. Sem neuras.
Você certamente irá surpreender seus convidados ao revelar que os ingredientes das tortas são cascas, talos e folhas que seriam descartados, e que tudo foi feito no liquidificador. Fique ligado no blog da Harpyja para mais receitas e conteúdo exclusivo sobre gastronomia.