Blog Harpyja

Creme de avelãs caseiro

( 8 )

Creme de avelãs caseiro

A textura cremosa e untuosa faz do creme de avelãs um produto muito versátil. Desde passar em uma fatia de pão quentinho pela manhã, até usar como recheio de bolos e brigadeiros, o creme de avelãs já possui muitos adeptos pelo mundo.


A marca mais conhecida é a Nutella®, que surgiu com a proposta de ser uma alternativa à escassez de cacau após a segunda guerra mundial. Pietro Ferrero foi o confeiteiro responsável por criar um creme feito de avelãs, açúcar e um pouco de cacau, que era raro.


Pietro criou o "Giandujot", um bolo com nome de um personagem famoso do carnaval da época, e foi esse o precursor do creme de avelãs como conhecemos hoje. O delicioso bolo ‘Giandujot' foi transformado em um novo produto, um creme que poderia ser facilmente espalhado no pão que foi chamado de SuperCrema.


Nossa receita é uma adaptação caseira do creme de avelãs que costuma levar outros ingredientes como estabilizadores, reguladores de sabor e outros aditivos químicos.

Você pode conservá-lo em temperatura ambiente por até 2 semanas em potes bem vedados. Não é aconselhável guardar na geladeira, já que em contato com o frio, o seu creme de avelãs vai endurecer.


Receita 


Ingredientes

- 150g de avelãs tostadas e sem casca. ( Você pode retirar as cascas das avelãs depois de tostadas com a ajuda de um pano úmido. As cascas vão aderir no pano e o processo fica mais fácil)

- 2 colheres (sopa) de óleo (coco, algodão, milho, palma ou canola)

- 1 pitada de sal

- 2 colheres de sopa de açúcar convencional

- 350g de chocolate 50% cacau
- 1 colher de sopa de cacau em pó

Modo de preparo

Em um liquidificador ou processador, bata as avelãs tostadas. Adicione o açúcar, óleo e cacau em pó e bata mais um pouco. Com o auxílio de uma espátula, misture o conteúdo no liquidificador (desligado) para que a pasta seja processada uniformemente. Derreta o chocolate em banho maria e adicione no liquidificador, processo até que a mistura fique homogênea.


Você pode conferir as avaliações dos melhores liquidificadores do mercado: aqui

Viu como é fácil?

Acompanhe as dicas e outras receitas como esta em nossas redes sociais.





Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?