Blog Harpyja

Nhoque de Batata-doce sem Glúten

( 5 )

Nhoque de Batata-doce sem Glúten


É difícil encontrar alguém que não goste de comida italiana. Com o nhoque não é diferente. Pedacinhos de felicidade que se desmancham na boca e satisfazem a qualquer estômago. As possibilidades são múltiplas: tradicional, de espinafre, de beterraba, de abóbora, de batata-salsa e, o que vou ensinar aqui, o nhoque de batata-doce.


Sem glúten, essa receita é feita com farinha de arroz, mais leve que a farinha de trigo normal. Você pode servi-lo com vários tipos de molho, mas minha combinação preferida é com molho pesto de manjericão. O adocicado da batata-doce contrasta perfeitamente com o frescor do manjericão e com a leve picância do queijo parmesão. Só provando para saber!


Ingredientes para o nhoque de batata-doce

  • 1 kg de batata-doce

  • 2 gemas

  • 200 g de farinha de arroz (aproximadamente 1 ½ xícara)

  • Noz-moscada ralada

  • Sal

Modo de preparo

Cozinhe ou asse as batatas-doces até que estejam bem macias. Deixe esfriar um pouco, descasque-as e amasse-as com um garfo até ficarem com a consistência de um purê. Em um bowl grande, misture a batata-doce com um pouco de sal e noz-moscada ralada.

Adicione meia xícara da farinha de arroz e misture bem com uma colher de pau. Só então adicione as duas gemas de ovo e continue mexendo. É importante não colocar as gemas no começo do processo para que elas não cozinhem com o calor da batata.

Acrescente o restante da farinha, aos poucos, até que a massa atinja um ponto de modelar, sem grudar no bowl ou nas mãos. A quantidade de farinha necessária vai depender de fatores como espessura da farinha, qualidade da batata-doce utilizada e até mesmo umidade do ar, que pode fazer a massa ficar mais ou menos molhada.

Quando chegar no ponto ideal, passe-a para uma bancada limpa, seca e enfarinhada (use a mesma farinha de arroz para uma receita livre de glúten). Sove a massa por alguns minutos até que fique lisa. Com as mãos, faça rolinhos da espessura de um dedo. Com uma faca ou espátula, corte pedaços de aproximadamente 2 centímetros e coloque-os em uma superfície enfarinhada.

Leve uma panela grande com água ao fogo. Quando começar a ferver, coloque sal – o suficiente para que a água fique com gostinho de mar. Em partes, e com o auxílio de uma espumadeira, coloque os nhoques para cozinhar. Cuide para que um não grude no outro. Quando eles começarem a boiar, estarão cozidos. Retire-os da panela com a espumadeira, deixando escorrer bem. Coloque-os em um prato untado com óleo e repita o processo até que todos estejam cozidos. Sirva com o molho da sua preferência.

Dicas

O grande segredo do nhoque perfeito é o equilíbrio da farinha. Se for de mais, pode deixar o prato pesado, ressecado e sem gosto; de menos, pode inviabilizar o manuseio da massa. Se não tiver farinha de arroz – ou não fizer questão de uma receita sem glúten –, pode usar farinha de trigo. A quantidade será um pouco menor do que a de farinha de arroz.

Nhoque é uma receita que pode ser feita com as crianças, brincando. O momento de modelar os rolinhos e cortá-los no formato é o mais aproveitado pelos pequenos. Você pode inventar formatos diferentes ou até fazer bolinhas recheadas com queijo, o famoso "nhocão”.

Essa receita também pode ser congelada. Para isso, distribua os nhoques cortados em uma assadeira enfarinhada. Sem que um encoste no outro, leve a assadeira ao freezer até que os nhoques endureçam. Retire-os da assadeira e coloque-os em sacos de congelar, levando-os novamente ao freezer. Quando for cozinhar, devem ir do freezer direto para a panela.

Além do molho pesto, outras ideias que acompanham bem o nhoque de batata-doce são o molho ao sugo, a bolonhesa, o bechamel, o ragú de cogumelos e a manteiga de sálvia. Para um upgrade no sabor, cubra com queijo e leve para gratinar no forno.

Se você gostou desse post, comente, compartilhe e continue acessando a Harpyja para mais receitas como essa.





Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Carolina Lara é formada em Relações Públicas. Atuou como Jornalista por cinco anos e hoje é escritora freelancer. Cozinheira nas horas vagas, adora viajar, escrever, beber vinho e conhecer pessoas. Correr uma maratona e virar vegetariana são seus objetivos atuais.

Quer receber nossa newsletter?