Blog Harpyja

Receita de Bacalhau à portuguesa: história e segredos do tradicional prato.

( 6 )

Receita de Bacalhau à portuguesa: história e segredos do prato tradicional.


Portugal e seus encantos: o país de nossos colonizadores possui uma das gastronomias mais famosas do mundo, e guarda muitos segredos.


As especiarias, que remontam à época do descobrimento, são a essência de uma culinária com personalidade forte. A posição geográfica e a proximidade do mar, ditam as regras dos principais ingredientes usados.


Os peixes e os frutos do mar são muito utilizados na culinária lusitana, e o soberano entre eles é sem sombra de dúvidas o bacalhau.


Uma curiosidade muito interessante em relação ao consumo de bacalhau é que o peixe não é encontrado nas éguas de Portugal e redondezas, sendo pescado em águas profundas e geladas da Noruega e ao norte do Canadá.


Acredita-se que o ingrediente começou a ficar popular entre os portugueses devido à descoberta da Terra Nova, atualmente Canadá. As grandes viagens marítimas, pelas quais Portugal se orgulha, seriam então os responsáveis ??pela vastidão de matéria-prima.


E qual seria a maneira de transportar um peixe, que tem seu processo de formalização acelerado devido a garantia de equipamentos apropriados de processamento?


A resposta está em um processo herdado dos vikings, que já consumiu a iguaria. Ao secar-los ao ar livre até que resistam, os peixes perderiam cerca de ? do seu peso.


Mais tarde, os bascos inaugurariam o processo de salga que aumentaria a duração do produto. Lá pelos anos 1000, o bacalhau já era encontrado curado, salgado e seco, como hoje o conhecemos.


O bacalhau já foi durante muitos anos um produto popular da mesa de todo o mundo, mas com a escassez de alimentos devido à Segunda Guerra Mundial, o preço d aumentou e tornou-se um produto para ocasiões especiais.


Para os portugueses, os maiores consumidores de bacalhau do mundo, o prato já era muito popular e barato devido a uma operação controlada pelo estado em 1942.


O governo financiou navios e renovou uma frota bacalhoeira para garantir um preço baixo para a população. Mas as rotinas de trabalho em que eram admitidos os pescadores eram insalubres, logo encerrou-se o direito.


Na década de 60 então o governo decidiu liberar o processo de importação, o que fez com que os preços voltassem a subir. O processo de importação encareceu o produto pois a regulação dos preços era feita pelos próprios fornecedores, que agora já não eram os pescadores portugueses.


Na época da páscoa o ingrediente é unanimidade. A igreja católica na Idade Média seguia um calendário rigoroso e seus seguidores deviam enfrentar dias de jejum mantendo-se afastados do consumo de carne.


Os dias de jejum eram muito maiores do que atualmente e o bacalhau era o rei desses períodos. A população cristã seguiu a preferência pelo consumo do bacalhau os dias de hoje, e até em todo o mundo o ingrediente é sinónimo de celebração e comunhão.


Seja na quarta de cinzas ou na sexta santa, os pratos com bacalhau continuam sendo preparados pelos que compactuam com a fé cristã. Costume esse, que como outras manifestações que envolvem cultura e alimentação falam muito sobre a história da humanidade.


receita


Ingredientes


- 1kg de lombo de bacalhau

- ½ kg de batatas asterix cortadas em lâminas de mais ou menos 2 dedos

- 150 g de azeitonas pretas grandes

- 5 ovos cozidos

- 2 pimentões de suas cores preferidas

- 2 cebolas grandes

- 300 g de tomates pelados

- 300 ml de caldo feito com as espinhas, rabo, couraça, nadadeiras, louro, cenoura e pimentas do reino.

- Azeite de oliva extra virgem


Preparo


Antes de tudo, você precisa dessalgar o bacalhau. O processo mais recomendado é de lavar em água corrente para tirar o excesso de sal e em seguida submergir os lombos numa bacia com água. Depois disso, mantenha o peixe na geladeira em água por 1 dia, trocando a água a cada 8 horas.


Você pode adiantar o caldo no dia anterior também. Adicione as aparas de bacalhau como a couraça, cartilagem e espinhas em uma panela com 600 ml de água, cenoura cortada grosseiramente, folhas de louro e grãos de pimenta preta.


Montagem


Em um refratário de vidro coloque uma camada de azeite de oliva, disponha as postas de bacalhau, as batatas asterix que ficam mais firmes quando cozidas, as azeitonas, ovos cozidos, as cebolas e pimentões cortados em juliana (tiras finas) e os tomates pelados cortados em cubos. Por fim regue com o caldo de legumes e azeite de oliva a gosto até que cubra os ingredientes. Tempere com sal e pimenta do reino, tape com papel alumínio e leve ao forno a 180 graus por 30 minutos.






Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?