Receita de Banoffee, a deliciosa torta de banana com doce de leite.
Nigel Mackenzie e Ian Dowding, proprietário e chef respectivamente, de um restaurante em Jevington, East Sussex no Reino Unido são segundo alguns livros de culinária, os responsáveis por criar a primeira receita de Banoffee já registrada, em 1971.
Mackenzie adquiriu uma casa de chás antiga do século 16, que era antigamente habitada por monges, e a converteu em um restaurante que batizou de “O monge faminto”.
Ele havia negado um cargo no alto escalão da companhia Unilever, para se dedicar a uma carreira que pudesse compartilhar com a esposa. A inspiração para a torta veio de uma receita americana chamada “Torta de Café de Blum”, que deu insights ao jovem restauranter.
Foi fervendo uma lata de leite condensando, que ele conseguiu encontrar um caramelo que estivesse à altura de sua receita. Nosso popular doce de leite foi tão icônico para a popularização da receita, que ele recebia muitas cartas e pedidos do segredo do caramelo perfeito antes de decidir publicar a receita em um livro. Na época o livro vendeu mais de 100 mil cópias, um feito expressivo.
Banana + Toffee = Banoffee
A torta fez tanto sucesso, que as pessoas saíam de Londres no Reino Unido para ir comer uma fatia. Os relatos contam que os clientes ligavam para reservar uma fatia antes de dirigir por mais de 2 horas até chegar em Jevington.
Antes do restaurante fechar em 2012, A rainha Sofía da Espanha fez uma visita para conhecer o famoso restaurante que originou a Banoffee. Mackenzie faleceu em 2015 e deixou um legado que se espalhou por todo o mundo.
Era um crítico ferrenho da culinária industrial e dizia que nenhuma marca de alimentos seria capaz de replicar a sua receita fazendo uso de caramelo industrializado e chantilly oriundo de sprays aerossóis.
Receita de Banoffee
Ingredientes
- 2 pacotes de bolacha Maisena
- 100 g de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 4 bananas brancas ou popularmente conhecidas como banana maçã
- 2 potes de nata (creme de leite fresco)
- Canela em pó
Preparo
- Coloque a lata de leite condensado sem o rótulo na panela de pressão e cubra com água, até que passe mais ou menos 1 dedo da lata.
- Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo depois que pegar pressão e deixe esfriar antes de abrir. Abrir a lata quente pode provocar queimaduras. Você pode utilizar doce de leite comercial, mas o resultado não será o mesmo.
- Para a massa, processe as bolachas até virar farinha e adicione 100 g de manteiga derretida. Misture bem para incorporar.
- Em uma forma de fundo removível, trabalhe a massa pelo fundo e pelas laterais até a borda. É importante pressionar com os dedos os cantos da forma para que toda a massa fique uniforme.
- Asse por aproximadamente 8 minutos em temperatura de 180 graus, ou até que fique levemente dourada.
- Em uma batedeira, bata a nata até que atinja a textura de chantilly, que é quando o creme não vaza mais da tigela mesmo virado de ponta cabeça.
Montagem
- Deixe a massa esfriar e comece adicionando o doce de leite caseiro diretamente sobre ela. Espalhe com cuidado com a ajuda de uma espátula até que o doce de leite fique uniforme.
- Pique em fatias médias as bananas brancas, que são o melhor tipo de banana para a receita por serem mais firmes e duráveis, e espalhe por cima do doce de leite. As fatias devem aderir à superfície do doce.
- Por último, espalhe a nata em ponto de chantilly sobre as bananas com a espátula e salpique canela em pó se quiser.
A grande sacada da receita de Banoffee é conseguir interpretar as nuances de açúcar na sobremesa. Como o doce de leite é muito doce, não existe a necessidade de se adicionar açúcar ao chantilly e muito menos a massa.
Uma garfada na torta comprova: A crocância da massa em harmonia com a banana, o açucarado do doce de leite e a untuosidade da nata fazem da receita uma alegoria.