Blog Harpyja

Receita de Costelinha de porco ao molho barbecue de goiabada.

( 3 )

Receita de Costelinha de porco ao molho barbecue de goiabada.


Recentemente assistindo ao programa Sabores da América com Michael Symon, do FoodNetwork, me inspirei nos generosos cortes de costela suína apresentados em um dos episódios.


Era um restaurante em Detroit, que fazia fila às 07h00 da manhã para as pessoas provarem duas das especialidades do estabelecimento: as costelas suínas ao molho barbecue e um peito de boi assado lentamente por um dia inteiro.


E como não me lembro da última vez que passei uma receita em que a proteína fosse a estrela do prato aqui no blog, já estava mais do que na hora de apresentar alguns segredos na hora de preparar um costelinha de porco.


A costelinha é um ingrediente que sempre foi muito bem difundido aqui no Brasil. De influência tropeira, é muito popular em forma de assado no Rio Grande do Sul.


Conhecida no EUA como Baby Back Ribs, a receita é um marco de várias cadeias de restaurantes. Cada um possui um técnica diferente, um molho específico e é servida com acompanhamentos distintos. A do Outback ganhou fama em todo o mundo pelo tamanho generoso da porção e um blend de temperos levemente picantes.


Nossa versão com molho barbecue de goiabada garante uma combinação agri-ácida surpreendente, além da dose extra de untuosidade do molho.


Algumas dicas preciosas:


  • Escolha bem a proteína. Algumas redes de supermercados vendem a costelinha em uma embalagem que não dá para ver o produto. Depois de descongelar você percebe que era só osso e pouca carne. Prefira um açougue de confiança e peça para dar uma olhada na peça antes de comprar. Ela deve ter bastante carne e algumas marmorizações, as manchas brancas de gordura que vão derreter no forno e deixar o preparo suculento.

  • Invista em uma boa marinada. Já temos um conteúdo aqui no blog só sobre elas, vai lá conferir.

  • Papel alumínio e tempo de forno fazem com que a costelinha fique desmanchando.

  • A fumaça líquida garante o sabor defumado para o molho. O produto já está bem difundido em supermercados, casas de alimentos, lojas que vendem à granel e empórios.


Ingredientes

- 2 costelas suínas de aproximadamente 1 kg cada

- 5 dentes de alho

- 2  cebolas médias

- 1 garrafa de vinho branco seco

- 1 cenoura

- 2 talos de salsão

- 3 colheres de sopa de molho inglês

- 2 colheres de ketchup

- 1 colher de sopa de páprica picante

- Pimenta do reino

- 150 g de goiabada cascão picada grosseiramente

- 5 gotas de fumaça líquida

- 1 colher de sopa de vinagre branco

- Azeite de oliva

- Sal


Preparo


A receita está estruturada em partes para não ter erro. Tudo bem explicadinho em um passo a passo didático.


Marinada


Em um refratário adicione as costelinhas de porco temperadas com sal, pimenta do reino, páprica e os 5 dentes de alho moídos. Adicione o vinho branco, a cenoura, salsão e 1 cebola cortados em cubos médios, um fio de azeite e deixe marinar de um dia para o outro coberto por plástico filme, no refrigerador.


Molho Barbecue


Em uma panela derreta a manteiga e a outra cebola picada em cubos pequenos, adicione a goiabada, o molho inglês, o ketchup, o vinagre, a fumaça líquida e tempere com sal e pimenta do reino.


Espere a goiabada derreter e formar um molho consciente e desligue depois de deixar borbulhar 1 minuto.


Costelinha


Em uma forma funda adicione as costelinhas, os legumes da marinada e ½ quantidade de  vinho da marinada. Cubra com papel alumínio e deixe assar por 1h10 aproximadamente, a 190 graus.


Depois desse tempo, retire o papel alumínio, despreze os legumes e o vinho e pincele manteiga por toda a extensão da carne, de ambos os lados. Salpique um pouco de páprica e leve novamente ao forno a 200 graus por mais ou menos 30 minutos, virando a proteína no meio do tempo.


Deixe dourar bem e sirva com molho barbecue de goiabada acompanhado de fritas, fica absurdamente bom.


Continue acompanhando nossas redes para mais receitas especiais.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?