Receita para animar o feriado: a Saltimbocca alla romana.
A culinária italiana surpreende todos os tipos de pessoas apaixonadas por uma boa comida. Portanto, hoje trazemos a receita de Saltimbocca alla romana que é fácil e muito rápida de ser feita.
O prato ganhou esse nome por causa da expressão salt in bocca, sendo tão apetitoso que "salta para a boca". Saltam, por assim dizer, sozinhos para boca: a Saltimbocca. Além disso, leva também o nome do lugar onde se acredita que a receita tenha sido criada, Roma.

Fonte: Smeg
Não se sabe ao certo quem foi o autor da receita, mas o primeiro escrito é de Pellegrino Artusi, considerado pai da moderna cozinha italiana, ele escreve sobre o saltimbocca em seu tratado “La scienza in cucina e l’arte di mangiar bene”, de 1891, depois de tê-lo comido em um famoso restaurante romano no final do século XIX, o "Le Venete”. De tanto que ele elogiou, em poucos meses todas as trattorias (restaurantes italianos que servem comidas simples) de Roma passaram a oferecer em seus cardápios o prato.
Receita
Tradicionalmente a carne usada é a vitela, mas iremos fazer uma releitura com filé mignon. Caso queira fazer com a carne de vitela, somente substitua o filé mignon. Os demais ingredientes permanecem da mesma maneira e medidas.
Devemos enfatizar que o saltimbocca é o prato que destaca muito bem a sálvia, ela acrescenta um aroma e sabor especial na carne; e o Prosciutto di Parma (significa presunto de parma), que proporciona à receita uma harmonização equilibrada ao paladar. Já falamos apenas sobre a produção desses presuntos italianos neste post. Como este presunto de parma é algo difícil de ser encontrado no Brasil, você pode usar um presunto Tipo Parma ou bacon.
Ingredientes
200g de filé mignon cortado em escalopinhos (espessura de 1cm)
8 fatias de presunto de Parma fatiado (pode ser substituído por bacon)
8 a 10 folhas grandes de sálvia (cerca de 40g)
60ml de vinho branco seco
1 fio de óleo de azeite ou 60g (uma colher) de manteiga
½ xícara farinha de trigo (82,5g)
Sal e pimenta do reino moída a gosto
8 palitos de dente para prender os ingredientes (carne, presunto e folha de sálvia)
1 limão siciliano (decoração)
Modo de Preparo
Corte o filé na diagonal para ter um diâmetro maior e procure fazer o corte contra a fibra da carne (dessa maneira evita que a carne “desmanche”). Cubra as fatias de carne entre filme plástico (plástico-carne-plástico) e bata, delicadamente, com um martelo de carne ou, se preferir, com o fundo de uma frigideira, mesmo. A ideia é ˜esticar˜ e aumentar o tamanho da carne, formando escalopinhos. Caso você deixe muito grosso, o tempero não irá pegar direito na carne e ela poderá ficar muito dura para mastigar, matando assim o sabor do prato. Uma vez feito isso, tempere os filés com sal e pimenta do reino moída a gosto, apenas um lado de cada escalopinho.
Depois, pegue uma fatia de presunto de parma, uma folha de sálvia e um palito de dente para cada escalopinho. Coloque o presunto por cima da carne e depois a folha de sálvia. Com o palito de dente prenda o conjunto, preferencialmente atravessado na horizontal, para não atrapalhar a fritura da carne, isso evita que a fatia de presunto e a sálvia percam-se na panela quando você colocar os escalopinhos.
O próximo passo é passar levemente os escalopinhos na farinha de trigo, nos dois lados. Aqueça bem (fogo alto) a frigideira com antiaderente com um fio de azeite ou manteiga (tanto faz, como preferir), leve o conjunto de escalopinho para fritar, sele inicialmente o lado que está com a folha de sálvia para baixo. Isso permite "transferir" o sabor da sálvia para a carne. Vire do outro lado, com a carne em contato com o fundo da frigideira. Quando os escalopinhos estiverem mais ou menos no ponto, acrescente vinho branco seco (mesma frigideira). Espere uns 4 ou 5 minutos até que o vinho reduza, passando seu sabor para a mistura. É o vinho quem dará o toque final de sofisticação ao prato.
Retire os escalopes da frigideira e deixe secar um pouco em uma folha de papel toalha. Há quem prefira deixar os palitos na carne. Na minha opinião, acho melhor removê-los delicadamente, para não parecer que os escalopes vieram no espeto. Seja como for, a escolha é sua, pois isso não afetará o sabor do prato.
Está pronto seu Saltimbocca, sirva com uma massa ou pode juntar o bom e velho arroz branco, como preferir.
Para a decoração, corte o limão siciliano em finas fatias (espessura de meio dedo) e em cada fatia faça um corte ao meio. Se desejar, espete as fatias de limão cortadas no palito de dente.
Dica preciosa de acampamento: Cozinhe macarrão cabelo de anjo na manteiga. Em uma panela em fogo médio com água fervente, acrescente uma pitada de sal (a gosto). Coloque o macarrão cabelo de anjo, cozinhe até que fique al dente. Apague o fogo, escorra e reserve. Na mesma panela em que cozinhou o macarrão, em fogo baixo, coloque uma colher de manteiga, espere derreter e acrescente o macarrão, mexa um pouco e desligue o fogo. Junte ao prato com o saltimbocca.
Voilà. Uma receita prática, gostosa de ser preparada, que não requer grandes habilidades de nenhum cozinheiro. Para essa e outras receitas, acompanhe o Blog da Harpyja. Em caso de dúvidas, faça login e mande sua pergunta para nós.
Bom apetite!
Bon appétit!