Melhores Batedeiras Simples

as 5 melhores notas até o momento

TOP 5 Batedeiras Simples

Como escolher uma boa batedeira simples

O tipo de batedeira mais comum na casa dos brasileiros é a Batedeira Simples, que consiste em um ou dois batedores que giram em torno de seu próprio eixo. Por não possuir movimento planetário, pode ser necessário girar sua tigela para alcançar certos pontos, felizmente, muitas são portáteis, ajudando a contornar este problema.




Batedeiras deste tipo são desenvolvidas para massas leves, chantilly, claras em neve, mousse, cremes e similares. Caso seu desejo seja bater massas bem pesadas como pães e tortas, uma batedeira planetária pode ser a melhor escolha; entretanto tais produtos estão numa faixa de preço maior e são mais pesados que as mais compactas, e fáceis de guardar, Batedeiras Simples.



Batedeira Simples Philips Walita Daily RI7000


Características

Apesar de chamadas “simples”, essas batedeiras possuem muitas características distintas, que devem ser levadas em consideração na compra de uma que atenda às suas necessidades.


Potência

A potência é uma característica comum a todos os eletrodomésticos, e que por medições corretas representa quanta energia o produto demanda para funcionar. É importante lembrar que é preciso analisar diferentes aspectos de um produto para definir sua qualidade, e que potência não é um bom indicador para Batedeiras Simples.


Infelizmente a norma atual do Inmetro para declaração de potência de uma batedeira não condiz com seu uso. Nas embalagens e selos é declarada a potência de pico (vigente por poucos segundos) e não a potência de uso (uma potência média, válida por todo o funcionamento). Com isso, fabricantes desenvolvem seus motores para terem uma ótima potência de pico, mas não necessariamente ter uma boa potência para trabalho contínuo. Assim, fica difícil se basear em potência para tomar qualquer decisão nesta categoria de produtos.


Para garantir que seu produto não terá problemas, busque uma batedeira que nos testes da Harpyja não ultrapassou 80% de sua potência declarada, indicando que funciona normalmente se mantendo longe dos limites do motor.


Material da Tigela (ou Bowl)

O material do qual é feito a tigela importa pois apresenta diferentes características e resistências, além de interferir no preço do produto. Os materiais mais comuns são plástico (diferentes tipos), inox ou vidro.


Bowls de plástico são menos resistentes e mais difíceis de limpar, mas são a opção mais barata e comum nas batedeiras simples, geralmente são de PP ou SAN, sendo o último mais rígido, transparente e resistente à temperatura. Se encontrar tigelas de vidro, saiba que este material facilita a limpeza, mas pode se quebrar ou rachar com impactos é preciso ter cuidado em evitar trocas repentinas de temperatura; por isso, bowls de inox são os mais procurados, não apenas resistentes e de limpeza fácil, também podem ficar em banho-maria, aquecendo e batendo os ingredientes ao mesmo tempo, assim como podem ser colocados no freezer antes do preparo de sorvetes.


Alguns modelos de batedeiras possuem variações que alteram as tigelas inclusas, um exemplo é a Philco Paris, que pode ser encontrada com bowls de plástico PP de várias cores; com tigela em SAN, na versão Philco Paris Cristal; ou em inox, na versão Philco Paris Inox.



Batedeira Simples Mondial Bella Massa e suas 2 tigelas plásticas, em SAN e PP


Capacidade e número de tigelas

Outro aspecto a ser considerado é o número de bowls e a capacidade, que mede em Litros (L) o quanto a batedeira consegue conter em sua tigela.


Para a maioria das batedeiras simples, a capacidade fica por volta de 3,5 L a 4 L. Tigelas menores vão limitar o preparo de massas aeradas, que crescem consideravelmente no preparo. Se busca fazer pão de ló com frequência, busque tigelas maiores.


Alguns produtos vêm com mais bowls e são interessantes para quando se prepara bolos com cobertura, podendo usar uma tigela para o preparo da massa e o outro para o preparo da cobertura.



Tigelas da Batedeira Simples Mondial Prática Due Black


Portátil

Muitas batedeiras simples são também portáteis, e podem ser separadas de sua base, aumentando sua movimentação e acesso a áreas difíceis quando fixas.


Se possui interesse em tais modelos, considere também seu peso fora da base (modelos pesados dificultam o manuseio) e o comprimento do cabo de alimentação, que vai do produto à tomada. Cabos de 1,20 m ou superior facilitam muito o uso, mas (infelizmente) não é incomum achar modelos próximos de 1,10 m.


Busque também se seu modelo de preferência é estável, ficando em pé sem tombar, e se não há alguma peça grande na parte de baixo (como a Philips Walita Daily RI7000 ou Arno Facilita), que atrapalha quando manuseando o produto em uma tigela.


Batedeira Simples Mondial Prática Due Black separada da sua base e em pé


Ajuste de velocidade

Alimentos diferentes pedem variados níveis de intensidade de uma batedeira, e o Regulador de Velocidade deve garantir que o mesmo produto consiga atender todas as receitas,  principalmente as mais delicadas. Velocidades baixas são importantes para não espalhar farinha e para iniciar uma mistura. Velocidades altas são para ganhar volume, e misturar com mais rapidez.


Não há limite certo para o quanto é suficiente, apenas que quanto maior a variação atingida, melhor. Nas avaliações da Harpyja, é possível encontrar a variação de velocidade na lista de características do produto, que aponta a diferença percentual entre as velocidades mínimas e máximas. Aproveite também para comparar o número de Velocidades Declaradas e Consideradas da batedeira; a primeira é o número de opções presentes no Regulador de Velocidade, enquanto a segunda indica quantas dessas opções são velocidades realmente distintas da anterior, e não mais do mesmo.



Batedeira Simples Philco Paris, com 25% de variação e 3 velocidades consideradas


No passado, avaliamos a Mallory Giromax Quattro, com 43% de variação de velocidade e 4 velocidades consideradas, um destaque nesse quesito, mas infelizmente o produto saiu de linha.


Acessórios

É com certa frequência que fabricantes de batedeira incluem acessórios em seus produtos, sendo espátulas bem comuns, porém podem incluir copos medidores, tigelas extras e batedores diferentes, estilo fouet.


Acessórios da Mondial Bella Massa, com espátula, copo medidor e tigela adicional