KitchenAid: 100 anos da icônica batedeira que ainda é um sonho.
Existem alguns produtos que conseguem eternizar um mesmo sentimento desde a sua concepção. Isso é resultado de muita pesquisa, conhecimento, estudo de mercado e investimento em marketing. A simbiose estrutural entre engenharia e comunicação conseguiu fazer da KitchenAid um marco.
“This is the best kitchen aid I’ve ever had!”
Em tradução direta:
"Esta é a melhor ajuda de cozinha que eu já tive!" - Com o sentido de: o melhor equipamento que a minha cozinha já viu.
Modelos de protótipos foram dados às esposas de executivos da fábrica e essa foi a frase pronunciada por umas das primeiras mulheres a testar a batedeira. O adjetivo pegou tão bem que a empresa foi rebatizada de KitchenAid depois dos testes.
Herbert Johnson, em Ohio nos Estados Unidos, foi o responsável pela criação da primeira batedeira com movimento planetário, batizada de H-5. Ele teve um insight ao realizar um visita cotidiana à padaria, e ao perceber o movimento que um padeiro fazia ao misturar uma massa de pão com uma colher de ferro, elaborou o protótipo.
Na década de 30 a marca enfrentava grande concorrência, depois de aparecerem muitos modelos de batedeiras com o mesmo movimento. Foi aí que a KitchenAid precisou recorrer ao design para criar um grande feito.
Egmont Arens foi o designer responsável pela criação do modelo K, a referência visual que a gente têm da marca até os dias de hoje.
Design
O icônico design da KitchenAid continua inspirando muita gente. Com um acabamento impecável e cores marcantes, desde a sua concepção se tornou também um adorno para as cozinhas de todo o mundo.
Tanto é, que o Museu de Arte Moderna (MOMA), de Nova York, uma referência em design no mundo todo, expõe o icástico modelo K como uma OBRA DE ARTE.
Isso mesmo! O modelo mais famoso da marca é ainda exposto em museu e continua inspirando insights para muita gente ligada às artes, ao design e a comunicação de um modo geral.
A marca que se qualificou como um símbolo, permeia camadas muito mais significativas do que só a sua utilidade prática (bater bolos, fazer massas, etc…).
É uma referência em eficiência, possui base de aço, uma pegada mais industrial mesmo sendo uma batedeira doméstica.
Existem hoje alguns modelos voltados para o uso profissional, mas o forte da marca são as batedeiras domésticas com essa pegada mais "chef confeiteiro".
Versatilidade
A partir da criação do modelo K até os dias de hoje a KitchenAid possui o mesmo modelo de encaixe para a utilização de acessórios, tornando-a um produto multifuncional com uma infinidade de aplicações. Desde cilindro para massas, sorveteira e moedor de carne, o aparelho é capaz de realizar muitas tarefas que tornam a vida na cozinha muito mais prática e avançada. Um produto multiversátil que eleva o patamar dos processos e permite melhores resultados, inclusive para os mais exigentes.
Performance
Em nosso laboratório testamos a Planetária KitchenAid Artisan, que você pode acessar clicando aqui. Foram analisados todos os atributos do modelo em uma avaliação técnica para não deixar dúvidas em relação a performance da KitchenAid.
100 anos
A Stand Mixer Edição Limitada Misty Blue é uma homenagem aos amantes da culinária e celebra os 100 anos da marca. Com uma customização exclusiva, faz referência a uma das primeiras cores da batedeira. Possui embalagem personalizada e duas opções de tigelas, e é com certeza um item de colecionador para os apaixonados pela marca.
É muito legal analisar o caminho que a marca KitchenAid traçou com o passar dos tempos. Hoje a empresa possui que possui outros produtos como liquidificadores, processadores e utensílios.
Sempre celebrando a sua própria história e sendo fiel às origens e seus propósitos, a marca se tornou um marco na história dos eletrodomésticos por todos os atributos que consegue entregar, e por toda legião de fãs que conseguiu angariar e manter.
Em 2011 quando comemorava seus 92 anos, a marca chamou a agência BBDO de São Paulo para criar uma campanha que fosse capaz de dar forma a essa constante artística sempre associada a marca.
Interligando arte à culinária, a campanha retrata a famosa Stand Mixer, consagrada batedeira da KitchenAid, nos movimentos artísticos dos últimos 92 anos. Combinando PopArt, Surrealismo, Art Nouveau, Art Deco e Modernismo, as representações reafirmam a dualidade que faz da marca uma expressão artística.