Blog Harpyja

Como substituir o plástico descartável do nosso dia a dia.

( 7 )

Como substituir o plástico descartável do nosso dia a dia.


O plástico é, segundo a ONU, o maior desafio ambiental do século XXI. Em estimativas, de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, o que representaria um caminhão cheio de plástico sendo despejado por minuto no oceano . Canudos, sacolas, garrafas plásticas e uma grande variedade de outros tipos de lixo acaba parando no mar de forma indevida.


No Oceano Pacífico, uma "ilha de lixo" com 1,6 milhões de metros quadrados de resíduos e mais de 79 mil toneladas de plástico, chamada de Grande Mancha de Lixo do Pacífico, assusta ambientalistas. A área equivale a duas vezes o tamanho da França, e fica entre a Califórnia e o Havaí.


O Fórum Econômico Mundial divulgou em 2016 um relatório preocupante fazendo uma estimativa de que no ano de 2050 os oceanos vão ter mais pedaços de plástico do que peixes. A providência precisa surgir de políticas ambientais do governo e principalmente de nós consumidores. Reciclar é muito importante e é interessante nos espelharmos em países que são referência em reciclagem no mundo.


Pequenas atitudes cotidianas ajudam, e muito, a frear o caos ambiental que nosso planeta se encontra. Por isso selecionamos algumas alternativas de como substituir o plástico descartável de nosso dia a dia, confira:


Canudo plástico


O plástico foi criado no século XIX para substituir os produtos feitos a partir do marfim dos elefantes, mas naquela época era feito a partir da celulose, um material biodegradável. Para tornar o material mais barato e durável, a indústria decidiu "aperfeiçoar" o produto com derivados do petróleo.


Foi então que o meio ambiente começou a ficar ameaçado. A produção desenfreada e o ideal capitalista popularizaram o plástico em todo o mundo. Os canudos plásticos são um grande problema na atualidade. Só nos Estados Unidos são descartados cerca de 500 milhões de canudos plásticos, diariamente.


Algumas grandes redes de alimentos como o McDonald's, anunciaram que deixarão de usar canudos em lojas do Reino Unido e Irlanda. Algumas lojas aqui no Brasil também já não estão usando canudos, e o Rio de Janeiro foi a primeira capital brasileira a proibir canudos plásticos.


Uma opção muito interessante ao uso dos canudos é a versão reutilizável em inox. Carregar o canudo reutilizável vira um hábito, e a higienização do mesmo fica muito fácil com a escova que acompanha o produto.


Canudo de inox ecológico


Copos plásticos


O copo plástico é muito comum em festas, churrascos, em escritórios e outros estabelecimentos comerciais. No Brasil são cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos fabricados todos os anos, e dá para imaginar que o destino deles muitas vezes não é a reciclagem.

Leve seu próprio copo ou xícara ao trabalho, utilize garrafinhas d'água reutilizáveis ou adquira um copo dobrável para carregar junto a si para onde for.
Copo reutilizável ecológico


Eles são uma opção portátil, prática e sustentável. Uma alternativa que faz muita diferença no montante final do plástico descartado no mundo.

Sacolas plásticas


Basta uma ida ao supermercado para sair cheio de sacolas plásticas, que apesar de poderem ser reaproveitadas, tem como destino comum o lixo. Aqui no Brasil elas são distribuídas de forma gratuita, o que reforça o seu uso.

Muitos países europeus já instauraram políticas públicas em relação ao uso indiscriminados das sacolas plásticas, e elas tem funcionado muito bem.

É o caso de da Inglaterra, que desde 2015 cobra pelas sacolas e apresenta reduções muito significativas no uso e descarte de plástico. Nos 6 primeiros meses houve uma redução de 80% no uso de sacolas plásticas, cerca de expressivas 6 bilhões de unidades a menos.

Poderíamos sugerir aqui o uso de ecobags, mas a verdade é que elas podem não ser a opção mais sustentável, apesar da sua boa fama. O grande problema é que a maior parte das ecobags disponíveis no mercado são fabricadas sem um estudo prévio em relação aos materiais empregados.

Uma sacola feita de algodão por exemplo, precisa ser reutilizada mais de 170 vezes para compensar todo o processo de plantio de algodão, uso de agrotóxicos e seu descarte.

Nossa dica é que você então não compre uma ecobag, e sim utilize bolsas, sacos e sacolas de pano que já tem em sua casa. Se pensar em adquirir uma, leve em conta o material, durabilidade e resistência.

Caixas de papelão são sem sombra de dúvidas uma das melhores opções para o transporte das compras em supermercados. Hoje em dia 77% do papelão produzido no Brasil é reciclado, um número bem expressivo e que demonstra que seu descarte não oferece tanto risco ao meio ambiente.

Amenidades


Pequenas substituições cotidianas que fazem a diferença: garrafas de refrigerante e cerveja retornáveis, refil de produtos de limpeza e cosméticos, fraldas de pano, frutas, legumes e verduras sem embalagem de plástico, alimentos vendidos a granel em seu próprio saco de pano, coletor menstrual ao invés de absorventes (compre aqui) , glitter biodegradável (compre aqui), escova de dentes de bambu (compre aqui), guardanapos de pano que de preferência devem ser de algodão, já que outros materiais são confeccionados com materiais plásticos e quando lavados liberam partículas que vão parar no esgoto e consequentemente no mar (compre aqui).

Seguindo essas dicas você contribui para uma manutenção do bem estar ambiental e a diminuição do descarte de plástico, um material ainda muito problemático na atualidade. Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo sobre sustentabilidade.






Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?