5 motivos para ter um processador de alimentos.

Blog Harpyja

5 motivos para ter um processador de alimentos.

( 17 )

5 motivos para ter um processador de alimentos.


Ao preparar receitas seguimos geralmente um passo a passo em relação aos procedimentos necessários, que incluem a compra e seleção dos ingredientes, e o processamento e manufatura dos mesmos.

Os processadores de alimentos são uma constante no mercado de eletrodomésticos, e são uma alternativa nos lares de quem busca melhores resultados na hora de preparar as receitas.

Confira alguns motivos para ter um processador de alimentos:

1 - Praticidade

Ao invés de picar na mão, você processa temperos e ingredientes de maneira uniforme e rápida. Hoje no mercado estão disponíveis os mini-processadores que são uma mão-na-roda para o cotidiano. Vai fazer um prato que leva um refogado de cebola e alho? Utilize o mini-processador que pode ficar sempre em cima da bancada pronto para o uso. Você economiza tempo e tem um refogado com cortes bem pequenininhos.


O mini-processador da Black&Decker é um bom exemplo de um dos modelos disponíveis no mercado. Ele conta com acabamento em vermelho metálico e um design arrojado, é prático, portátil e possui tigela de vidro, um material não muito usado por outras marcas mas que confere maior durabilidade e higiene.


Processador manual




2 - Versatilidade de cortes


Vários produtos disponíveis no mercado possuem um diversidade de lâminas que permitem a execução de cortes únicos. Laminar legumes, ralar queijos, chocolate, tubérculos. Esqueça os dedos ralados e a pontinha dos legumes descartados. Os processadores são uma maneira segura e eficiente de proporcionar os ingredientes.


Alguns processadores disponíveis no mercado disponibilizam diferentes utensílios para ralar ingredientes. Com lâminas raladoras de diferentes espessuras é possível obter resultados específicos para  as exigências de suas receitas.


3 - Utilidade


Desde moer carne, até preparar uma massa de torta, o processador é um equipamento que simplifica, e muito, a vida na cozinha. As lâminas são eficientes e muito bem afiadas, o que garante um resultado único. Você sabia que dá para fazer açúcar de confeiteiro no processador? Basta colocar açúcar convencional no equipamento e ligar na velocidade alta para que o ingrediente obtenha uma textura impalpável e seu uso seja ideal para preparos dignos do mais alto nível da patisserie.


Farinha de rosca é outra dica que fica muito mais fácil de ser feita no processador. Por ter uma base mais larga e permitir um maior volume de alimentos sólidos, como é o caso do pão, o processador é o equipamento mais indicado. Asse fatias de pão de forma ou pães franceses no forno até ficarem dourados e processe até obter uma farinha fina.


4 - Preparos não convencionais


Pela eficiência dos aparelhos e a sua estrutura, dá para preparar algumas coisas bem diferentes com a ajuda do processador. Manteiga de amendoim, creme de avelãs, óleo de coco, e outros preparos em que a intenção é transformar ingredientes ricos em gordura em pasta, o uso do processador é o mais indicado.


O liquidificador possui uma estrutura cônica em que as lâminas atingem de baixo para cima os ingredientes, que diferentemente dos processadores que cortam alimentos em sentido lateral, tendem a picar e transformar em farinha ao invés de pasta.


Em nosso vídeo você pode conferir a diferença entre um liquidificador e um processador no preparo da manteiga de amendoim: 



Uma questão que vale a pena citar é a fragilidade de muitos liquidificadores para lidar com grãos secos, já que alguns modelos são equipados com eixo de lâminas muito frágeis, que ao bater ingredientes sem a presença de água, como é o caso dos grãos, podem apresentar problemas.


A água quando presente tende a resfriar as lâminas do liquidificador, por isso ele é mais indicado para processar receitas líquidas como sucos e sopas. Em sua ausência o calor pode danificar o eixo de lâminas podendo comprometê-lo e ocasionar vazamentos ou aumento no ruído. Em casos extremos, o eixo pode inclusive derreter, causando avarias definitivas no aparelho.


5 - Multi-funções


Os processadores de mão são uma subcategoria dentro do universo dos processadores. Mais compactos e com funcionalidades distintas, eles usam a mesma base eletrônica para adaptações que permitem funcionalidades distintas.


Intitulados de “mixer de mão” os modelos são compostos de batedor de arame para bater claras em neve, molhos e massas leves, mini-processador para picar ingredientes como cebola e alho, e um “braço” metálico composto de lâminas para bater caldos e sopas que são processados em jarras de geralmente 700 ml fornecidas junto ao kit.


Mixer multe funções





É o produto ideal para quem não prepara receitas volumosas (para mais de 3 pessoas) e para quem busca versatilidade, já que ele é considerado um 3 em 1. As adaptações disponíveis permitem a execução de diferentes tipos de receitas e o produto acaba se tornando um curinga para quem não pode ou não quer investir em produtos maiores e mais eficientes.






 


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?