A Bucha Vegetal e seus benefícios para cozinha (e para o planeta)

Blog Harpyja

A Bucha Vegetal e seus benefícios para cozinha (e para o planeta)

( 25 )

A Bucha Vegetal e seus benefícios para cozinha (e para o planeta)


Hoje trago uma dica tão simples, que pode ser utilizada por todos, e o planeta agradece!


Sabe aquela esponja de cozinha que é utilizada para lavar louça? Na maioria das vezes é verde de um lado e amarela de outro. Pois bem, erradique seu uso! Você sabia que essas esponjas sintéticas são feitas de Poliuretano, um plástico derivado do petróleo? Uma esponja sintética comum leva cerca de 100 anos para se decompor! Isso é, se você tem filhos, quando eles estiverem bem velhinhos, aquela esponja que você usou por apenas uma semana ainda vai estar rodando pelo planeta. Que ironia, né? Um produto que é usado por tão pouco tempo, ficar no planeta sem utilidade nenhuma por mais tantos e tantos anos. Gosta de ironias? Aqui vai mais uma: o produto que serve para limpar os seus produtos, acaba sendo o produto mais sujo da sua cozinha.


Bucha normal


Por se tratar de um material esponjoso e constantemente úmido, é o ambiente perfeito para as bactérias se acumularem, e este é o motivo de não existir uma reciclagem fácil para esse tipo de esponja. É necessário todo um processo de descontaminação para que pudesse ser utilizado novamente, e esse não é um processo fácil.


A melhor solução

Você já deve ter ouvido falar sobre a bucha vegetal, ou esponja vegetal. Caso você já utilize ela no seu dia-a-dia, parabéns! Você está contribuindo para a preservação do nosso lar. 

Bucha vegetal

A bucha vegetal surge através de uma trepadeira, que realmente é chamada de Bucha, da família cucurbitáceas. Seu nome científico é Luffa aegyptiaca. Aí que está o ponto principal: por ser literalmente parte de uma planta, o processo de decomposição se torna centenas de vezes mais rápido e sustentável.

Esse é o maior benefício para o planeta, e passar a utilizar essa planta também traz diversos benefícios para você e seu bolso! Se comprada em mercados locais e feiras, o preço da bucha vegetal é bem inferior ao de uma esponja sintética! Ela é comprada no formato de grandes “cobras” bem compridas, e esse é seu formato original! O bom disso é que você pode cortar em pedaços menores, dividir entre família, amigos, e incentivar mais pessoas a substituírem a sintética pela vegetal de uma vez por todas! E por se tratar de uma planta, você também pode optar por plantar no quintal da sua casa, só garanta ter um bom espaço, pois ela toma bastante espaço rapidamente ;)


Alguns cuidados

Sim, se utilizada de maneira correta, realmente pode ser um ótimo utensílio na sua casa. Mas ainda assim precisamos seguir alguns cuidados. Mesmo sendo um produto natural, sua textura ainda é esponjosa e úmida, portanto continua sendo um lugar convidativo para bactérias. O recomendado é utilizar a esponja vegetal por um período de uma semana, e depois descartar. Durante essa semana de utilização, vale sempre deixá-la exposta ao sol para secar e evitar que seja muito contaminada.

Quanto ao seu descarte, vai com calma! Elas são sim biodegradáveis, portanto muito fáceis de descartar, mas certifique-se de sempre descontaminar com uma boa lavagem antes, pois nesta esponja foi utilizado muito detergente ao longo dos dias, e o detergente pode acabar prejudicando mais ainda o meio ambiente. Então lembre sempre de dar aquela lavadinha com água antes de jogar fora :)

Outra maneira de se desfazer das buchas vegetais, é através da compostagem! Já escrevemos um blog aqui sobre como realizar esse processo, e você pode ler clicando aqui. 

Ah, e pode ficar tranquilo que as buchas vegetais não riscam as louças! E aí, ficou interessado em aderir essa prática sustentável? Quer trazer seus amigos para aderirem também? Não esqueça de compartilhar esse texto com eles, então! Não custa nada cuidar bem do nosso planeta, apenas ter consciência :)

Você é cabeça dura?

Tudo bem, você prefere continuar com as esponjas sintéticas? Isso exige um pouco mais de responsabilidade de sua parte, mas por sorte foi lançado um novo serviço da empresa Scotch-Brite com a TerraCycle, onde você pode embalar suas esponjas sintéticas usadas, enviar gratuitamente para eles, que se responsabilizam por sua reciclagem! O peso mínimo precisa ser de 2kg para ser enviado a eles, então não descarte! Vai guardando, e quando completar o peso, você embala e envia pra eles (sem gastar nada por isso!). Vou deixar um vídeo institucional para você entender um pouco melhor, e o link do site para você entrar aqui. 

Tá esperando o que pra começar a ajudar nosso planeta? Compartilhar esse texto com seus conhecidos já é um bom começo!

Até a próxima!




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Renan Cordeiro Kieski é formado em Publicidade e Propaganda, amante das artes visuais, focado no ramo da fotografia e da comunicação publicitária. Escritor independente, apaixonado por histórias escondidas esperando para serem escritas e lidas. Atualmente trabalha na Harpyja no ramo de marketing digital, exercendo a profissão de redator, designer e fotógrafo.

Quer receber nossa newsletter?