Conhecendo o aquecedor halógeno: dicas de utilização para casa!

Blog Harpyja

Conhecendo o aquecedor halógeno: dicas de utilização

( 113 )

Conhecendo o aquecedor halógeno: Dicas de utilização

Antes de me prolongar, vamos já tirar do caminho a questão que assusta a muitos: SIM, o aquecedor halógeno é o mais perigoso dos aquecedores comuns que usamos em casa. Até deveriam reforçar mais o quanto pode ser danoso se este aquecedor for coberto por um tecido. Em pouco mais de 1 minuto uma peça de algodão pode pegar fogo. A toalha abaixo é de um teste controlado que fizemos no laboratório cobrindo um aquecedor halógeno por 1 minuto.

Pano queimado

Apesar de perigoso quando utilizado inadequadamente, o aquecedor halógeno tem muitas utilidades quando sabendo usá-lo. Mas para isso é bom entender um pouco melhor como ele funciona. 

Funcionamento

Diferente do termoventilador, do aquecedor à óleo e do ar condicionado, o aquecedor halógeno não tem a função de aquecer o ar. Seu propósito principal é aquecer objetos. Por sinal, outro meio de aquecimento que trabalha aquecendo objetos, e também tem seu grau de perigo, é a lareira. E claro, não podemos esquecer do maior aquecedor de objetos desfrutado por todos, o Sol! 

Diferente da lareira, o aquecedor halógeno não queima oxigênio. Por mais que muitos digam que há esse risco, o processo de aquecimento está sendo realizado por corrente elétrica e não por uma queima. A não ser que haja tanto pó no ambiente e a resistência esteja queimando partículas e microorganismos, o que acho distante da realidade. 

Seja a resistência do aquecedor halógeno, os raios de sol ou o fogo da lareira, todos realizam o aquecimento por meio de radiação. Ou seja, raios de energia que viajam na velocidade da luz! A maioria do aquecimento ocorre devido a absorção desses raios pelo corpo e é por isso que em dias frios na sombra está gelado e no sol está calor. Ou quando fazendo aquela fogueirinha a cara da gente está pelando e as costas estão geladas!

Na prática

Parece óbvio isso, mas se lembrarmos que o aquecedor halógeno tem basicamente essa funcionalidade fica muito mais fácil de utilizá-lo. Por exemplo, se busca esquentar um quarto, ele não será tão eficiente quanto um termoventilador, que está focado em aquecer o ar. Ele irá aquecer, mas não é seu forte. 

Veja abaixo uma relação da temperatura de um objeto de acordo com a distância de exposição a um aquecedor hálogeno comum de ±800W.

aquecedor distribuição de calor

Por mais que o ambiente ao redor esteja frio, ficando a 70cm de distância do aquecedor nessa condição acima, já proporciona uma boa sensação térmica agradável.

Hoje em casa temos ar condicionado, aquecedor a óleo, termoventilador e aquecedor halógeno. Em cada situação usamos um e por incrível que pareça, o halógeno é o aquecedor mais usado no momento. 

Sendo assim aqui vão algumas dicas para sua utilização sem estourar a sua conta de luz. Por sinal, sabendo utilizar ele pode ser bem mais econômico do que o uso de outros meios de aquecimento. 

Banho

Muita gente adota o termoventilador para o banho, pois assim aquece o banheiro inteiro. Nada contra, pois é um meio rápido de aquecer uma sala. Porém nesse caso está se usando 1500W minutos antes, durante e depois do banho. Colocando o aquecedor halógeno (800W) perto da saída do box do banho e ligando 1 minuto antes entrar, o aquecimento das pernas e dos pés já dará uma boa sensação de aquecimento no corpo. Depois do banho o aquecedor halógeno aquecerá um pouco o chão e colocando ele por volta de 70cm de distância trará uma sensação de calor, mesmo com o banheiro relativamente frio. 

Exercício funcional ou yoga

A necessidade de esquentar o espaço para se exercitar é por tempo limitado, somente até o corpo esquentar. Caso use o ar condicionado no modo reverso, rapidamente o ambiente estará quente, porém nesse caso também estará secando o ar, o que não contribui muito para respirar quando exercitando. Usando um aquecedor halógeno é possível aquecer o corpo e também o tatame de exercício. Deixando em uma distância para somente deixar o espaço morno é possível até usar o aquecedor ligado o tempo todo em meia potência.

Bebês

Os bebês dormem muitas horas do dia. Manter um quarto quente o dia inteiro no inverno é um gasto gigantesco e além disso, metade do dia o bebê está contigo em algum outro aposento da casa! Usar um aquecedor halógeno meio distante do berço ou do moisés aquecerá o espaço onde está o bebê sem a necessidade de aquecer o quarto todo. Só não recomendaria usá-lo a noite, pois nessas horas é bom deixar o bebê perceber que é noite e dormir no escuro ;-)

Os bebês também são trocados muitas vezes ao dia. Caso troque o bebê em um local que tenha espaço para ligar um aquecedor com uma boa distância dele ou dela, o halógeno é ótimo para deixar o local confortável na hora de expor as pernas do bebê ao frio.

Paredes umidas

Caso esteja com paredes umidas ou queira apressar a secagem de uma parede o aquecedor halógeno é também uma boa opção. A parede vai absorver o calor e irá evaporar a água. Nesses casos vale combinar a ação do aquecedor com um desumidificador para remover a umidade do ambiente também.

Ambientes externos

Lembre do Sol, se apontar para você, mesmo em um ambiente aberto, estará esquentando. Por sinal, muitos estabelecimentos usam esse tipo de aquecedor em ambientes externos no inverno. Um modelo desse produto que pode ser comprado para casa com controle remoto é o aquecedor halógeno da Juno.

Ambientes com pé direito alto

Ar quente sobe, ou seja, usando os aquecedores por convecção o ar quente acabará esquentando o teto e você que está no chão continuará passando frio até que a sala inteira esteja quente. Com o aquecedor halógeno a energia gasta só será aplicada ao aquecimento do que precisa, seu corpo. 


E aí, ainda está com receio de ter um desses em casa?

E você que já tem o seu, tem uma outra dica de uso para a gente?


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?