Batedeira, como escolher entre simples e planetária?

Blog Harpyja

Batedeira, como escolher entre simples e planetária?

( 50 )

Batedeira, como escolher entre simples e planetária?

Quem cozinha por hobby ou profissão sabe que a escolha dos utensílios faz uma enorme diferença no resultado final do prato. A ideia também vale para eletroportáteis, como a batedeira. Eles podem facilitar muito a execução de uma receita e ainda ajudar a poupar tempo e dinheiro. Mas com tantos produtos no mercado, como escolher? A primeira decisão a ser tomada diz respeito ao tipo batedeira, simples ou planetária.

Simples (ou portátil)

Esse é o modelo mais convencional e de menor custo. A batedeira simples pode ser portátil, usada em diferentes tipos de recipiente, ou fixa à base que acompanha o produto. As batedeiras desta categoria usam dois misturadores paralelos que fazem um movimento de rotação no próprio eixo. Para que os batedores alcancem todos os ingredientes da tigela, é preciso movimentar a unidade motora, manualmente, ou dar leves toques na tigela para fazer com que ela rode.

A batedeira simples é indicada para massas mais leves, como bolos, claras em neve, chantilly, mousses, purês e outros preparos que não necessitam de muita potência.

Vantagens: Práticas, leves e compactas. São mais fáceis de guardar, de limpar, além de serem mais baratas e consumirem menos energia.

Desvantagens: Não são indicadas para bater massas pesadas como pães e tortas. Exigem mais trabalho (quando comparado às planetárias) para deixar as misturas homogêneas. 

Planetária

A queridinha dos cozinheiros é também o modelo mais caro do mercado. A batedeira planetária tem como principal característica combinar dois movimentos circulares: o movimento de rotação, no próprio eixo, ao movimento de translação, ao redor do bowl. Dessa forma, o batedor alcança toda a circunferência da tigela, resultando em massas mais homogêneas. O tempo de preparo é menor e não é preciso auxílio manual.

Versátil, bate desde preparos mais leves, como os listados na batedeira simples, até os mais pesados, como massas de torta, pão, pastel e pizza. Geralmente inclui três batedores diferentes: o globo, a raquete e o gancho, cada um para um tipo de massa.


Batedores


Globo (centro), raquete (direita) e gancho (esquerda) são os três tipos de batedores das planetárias: 

O globo, ou fouet, é utilizado para bater massas leves, que não necessitam de muita força, e para incorporar ar às misturas. Usado para claras em neve, merengues, glacês, chantilly, maionese e massas de bolo leves.

A raquete, ou leque, é utilizada para bater massas que exigem um pouco de força. É o caso de receitas à base de ingredientes mais densos como cookies e biscoitos amanteigados. Faz ainda massa podre, pães sem sova, bolos mais pesados, purê de batatas, nhoque, entre outros.

O gancho é utilizado para massas mais pesadas, como pães que precisam de sova, macarrão, massas de pizza e biscoitos. Esse batedor deve, normalmente, ser utilizado em velocidade média ou baixa.

Batedeira planetária


Vantagens: Podem ser utilizadas para todos os tipos de preparo, de leves a pesados. Têm maior potência, podendo ser usadas com mais frequência.
Desvantagens: Mais caras, pesadas e maiores, ocupam um espaço maior na bancada ou armário. Demandam mais trabalho na hora da limpeza.

As características das planetárias também valem para as batedeiras que levam o termo "orbital", uma vez que têm o mesmo comportamento das planetárias. Há sites que citam "orbitais" como produtos que giram somente translacionalmente. Porém, não foi encontrada nenhuma batedeira orbital que funcione dessa forma. Sendo assim, considera-se aqui que orbitais são iguais a planetárias.

Agora que já foram vistas as diferenças básicas entre batedeira comum e planetária, segue uma lista de outros aspectos a se considerar antes da compra.

Potência

Indica a força que a batedeira possui, além de determinar o consumo de energia. Quanto maior for, maior a força e a velocidade que a batedeira poderá alcançar. Os produtos para uso doméstico mais encontrados no mercado ficam entre 200 e 600 watts (W) de potência.

Acessórios

Batedeira planetária e acessórios

Batedeira do tipo simples (portátil) com os acessórios de fábrica. Muitos fabricantes de batedeiras incluem acessórios diferentes que podem ser muito úteis. Um deles é a tampa contra respingo. Trata-se de uma proteção que fica sobre a tigela e que não deixa respingar ingredientes para fora dela. Algumas tampas possuem ainda uma abertura, alimentador, que permite adicionar ingredientes aos poucos sem a necessidade de parar a batedeira.

A maioria dos modelos vêm acompanhados de apenas uma tigela. Algumas marcas, porém, fornecem tigelas extras e de tamanhos diferentes. Outro acessório comum é a espátula, usada para raspar os recipientes. Determinados produtos de alta gama contam com peças vendidas separadamente. Elas podem ser acopladas à batedeira para diversas funções como cortar massa em formato de macarrão, moer carne, entre outros.

Tamanho e Peso

A capacidade das tigelas que acompanham as batedeiras domésticas varia de 1,5 a 8 litros. Importante considerar esse detalhe no momento da compra, bem como o tamanho do produto de forma geral. Quanto maior for a batedeira, maior a capacidade de preparar grandes quantidades de massa ao mesmo tempo. Por outro lado, maior será o espaço que ocupará na cozinha.

Batedeiras mais pesadas e robustas também tendem a ser mais estáveis durante o funcionamento.  Se a ideia é deixar a batedeira fixa em uma bancada, o peso não influencia tanto. Agora, se for preciso guardar o objeto após cada uso, um peso elevado dificultará a tarefa.

Material

O material das tigelas varia, podendo ser de plástico (diferentes tipos), inox ou vidro. As tigelas de inox são as mais indicadas pois não adquirem cor, odor, resistem a choques térmicos e não quebram. O material dos batedores também pode variar do plástico ao metal. Alguns modelos incluem um batedor revestido com silicone para melhorar a raspagem da tigela. 

  

Ajuste de velocidade

Quanto maior o número de velocidades, mais controle se tem sobre a batedeira. Alguns modelos permitem que se troque gradualmente de velocidade. Outros fazem o ajuste automático da velocidade de acordo com a resistência da massa. A função pulsar geralmente faz a batedeira operar no máximo da velocidade enquanto o botão estiver pressionado.

O que mais considerar

  • Início suave é a função em que a batedeira começa mais devagar para não espirrar os ingredientes para fora.
  • Trava de segurança é a função que desliga a batedeira quando a unidade motora é desencaixada da base durante o funcionamento.
  • Alguns modelos permitem a regulagem de altura dos batedores. Útil no caso de preparos menores, quando os ingredientes ficam no fundo da tigela.
  • Batedeiras com ventosas na base garantem maior aderência à bancada, evitando acidentes ou instabilidade durante o uso.
  • Toda batedeira elétrica emite ruído. Para saber quão barulhento é o modelo pesquisado, vale buscar avaliações profissionais, como as conduzidas pela Harpyja, ou obter as informações direto com o fabricante.
  • Além da cor branca, mais comum no mercado, algumas marcas oferecem uma gama variada de cores. Há versões em preto, prata, vermelho, amarelo, roxo, azul...

Concluindo

Para escolher a batedeira ideal é importante pensar no uso que se dará para ela. Pretende-se fazer apenas massas leves ou todos os tipos de massa? Grandes volumes de uma vez só ou pequenas receitas? Uso frequente ou esporádico? Além disso, vale pensar no quanto se quer investir e no espaço disponível para guardar o aparelho.

Simples ou planetária, nem sempre o modelo mais caro é o melhor. Há opções no mercado com boa relação custo-benefício. Pesquisar antes de comprar é com certeza o melhor caminho. Buscar avaliações sérias de produtos e comparar diferentes marcas e modelos pode garantir uma compra mais consciente e satisfatória a longo prazo.

E você, o que considera importante em uma batedeira? Está satisfeito com o modelo que tem em casa? Deixe suas dúvidas e comentários logo abaixo. 


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Carolina Lara é formada em Relações Públicas. Atuou como Jornalista por cinco anos e hoje é escritora freelancer. Cozinheira nas horas vagas, adora viajar, escrever, beber vinho e conhecer pessoas. Correr uma maratona e virar vegetariana são seus objetivos atuais.

Quer receber nossa newsletter?