Comparativo batedeiras planetárias: KitchenAid X Oster

Blog Harpyja

Comparativo de planetárias - KitchenAid Artisan vs. Oster Digital OBAT911

( 37 )

Comparativo entre KitchenAid Artisan e Oster Digital | Harpyja

Este ano a Oster lançou uma batedeira planetária de alto padrão, buscando brigar com principais "players" do mercado. Nesta faixa de preço (acima de R$1500) não há muitos modelos presentes na linha residencial. Os principais modelos são a KitchenAid Artisan, a Cuisinart Precision Master, a Premium MasterChef BA3001V e a Breville Mix Pro (com um valor consideravelmente mais alto que as outras). 

Comparativos de batedeiras planetárias

Atualmente de todas essas batedeiras, as já avaliadas aqui na Harpyja foram a KitchenAid e a Oster Digital. E desde que saiu a avaliação da Oster, muita gente está pedindo o comparativo entre essas duas avaliadas. Então hoje aqui vou trazer as principais diferença entre essas duas batedeiras. Recomendo antes verem as avaliações completas das duas aqui no site para estarem bem familiarizados com cada uma. Para não ficar um material tão extenso, o foco aqui será realmente nas diferenças das duas. 

Design e Acabamento

Não vale entrar muito nos detalhes de beleza, isso é realmente muito particular. Ambos modelos tem seus destaques. A KitchenAid tem seu desenho a quase 100 anos e ainda é venerada por muitos. Esta Oster está com curvas bem modernas e uma pintura chamativa. 

Olhando na parte de acabamento, os dois produtos são muito bem acabados. Não há falhas evidentes nas peças e na pintura. Ambos os produtos são pintados. A diferença maior está no material. A KitchenAid é inteira metálica, com bloco superior pesado e robusto. A Oster Digital é de metal até o pescoço e a parte superior do produto é plástica. A qualidade do plástico é boa, mas ainda sim, é plástico. 

Utilização

Para erguer e abaixar a cabeça, a diferença entre os produtos é grande. A cabeça da KitchenAid é pesada, para levantá-la é preciso levantar mais de 2 quilos. Dependendo da pessoa isso pode ser um incomodo. Já a Oster digital possui um sistema de molas e um botão prático na traseira. O esforço para levantar é quase nulo. 

Ambas travam quando erguidas, mas quando abaixando é necessário segurar com cuidado a cabeça da KitchenAid, pois se largada ela cai como um martelo. 

Falando em erguer a cabeça, há aqui também uma diferença grande entre os produtos. A KitchenAid ergue a cabeça quase 60 graus, e a Oster ergue somente 30. Essa diferença é gritante e tira a praticidade de manusear a tigela da Oster, pois é necessário remover os batedores toda a vez que for tirar a tigela da batedeira. 

Batedeira planetárias

Ambos produtos tem ajuste de altura dos batedores. A KitchenAid tem um parafuso no pescoço que possibilita mexer consideravelmente nessa posição, podendo deixar os batedores bem longe ou mesmo batendo no fundo. A Oster digital tem uma alavanca muito mais prática de acionar, mas o limite de deslocamento da tigela é quase nulo. Do nível mínimo para o máximo a tigela baixa ou levanta somente 2 milímetros. É mais para dizer que tem essa funcionalidade do que realmente para ser utilizada. 

O encaixe dos batedores é similar, porém a folga no eixo do batedor é muito menor na KitchenAid. Deixar o batedor mais justo é benéfico para a vida das peças, para evitar barulhos desnecessários e também para garantir um melhor movimento do batedor. A situação na Oster não é grave, é somente uma diferença de qualidade que para alguns tem seu valor. 

Acessórios

Tigela e aparador

A Oster possui uma tigela gigante com 5,6 litros de volume, e a KitchenAid possui uma tigela grande com 4,7 litros. A Oster possui duas alças laterais e a KitchenAid possui uma alça vertical. Nesse quesito a alça vertical é muito mais prática de utilizar, principalmente devido aos volumes altos dessas tigelas. 

Comparação de Tigela e aparador

Os aparadores são muito similares. Mesmo desenho, sendo o da KitchenAid com uma boca um pouco maior. O material da KitchenAid também é um pouco melhor, mas o encaixe da Oster é mais prático. Da para dizer que aqui houve um empate. 

Outras funcionalidades

A Oster oferece algumas funcionalidades extras em seu produto. Além da entrada para acessórios extras, que há em ambas batedeiras, A Oster tem um local de alta rotação para possivelmente encaixar um liquidificador ou um processador. Apesar do local disponível, a Oster ainda não oferece acessórios para esse local. 

O acoplamento frontal é algo muito difundido na KitchenAid e devido a tantos anos no mercado há uma infinidade grande de acessórios disponíveis. O acoplamento da Oster é bom, porém há poucos acessórios disponíveis até o momento. 

Outra funcionalidade extra da Oster é seu contador digital acoplado a batedeira, podendo funcionar em contagem regressiva, assim como tempo de funcionamento.

Seletor da batedeira Oster

Performance

Apesar de existir uma diferença muito grande na potência nominal declarada de cada batedeira, isso impacta muito pouco na entrega. A forma como a KitchenAid trabalha, poupa esforço no produto, mas assim mesmo esses produtos não necessitam de muita potência para executar o trabalho. A limitação nesses caso acaba ficando mais na parte mecânica do que no motor em si.

Ambas vem com 3 batedores e um aparador. O fouet de ambos os produtos é com arames de aço inoxidável de 2 milímetros e o encaixe dos arames é em uma peça de alumínio. Ambos são bons, porém a Oster investiu em um globo de diâmetro maior. Como a tigela da Oster é maior e sua velocidade máxima é menor, o globo maior ajuda a equilibrar a briga com a KitchenAid. 

Batedores da Oster

Batedores Oster Digital OBAT911

Batedores da KichenAid

Batedores KitchenAid Artisan


Ambos produtos tem uma ótima distribuição de velocidades, sendo a velocidade de partida de Oster ainda mais baixa que a KitchenAid. A princípio não seria necessário uma velocidade ainda mais baixa que a KitchenAid, mas pode ser que algumas pessoas prefiram. A velocidade máxima da KitchenAid é consideravelmente superior a Oster, o que auxilia no preparo de massas leves ou aeradas. 

No trabalho com a raquete a KitchenAid se saiu melhor pelo desenho do batedor que acompanha melhor a tigela, além do auxílio de atingir velocidades mais altas.

Quando lidando com pães, os produtos fazem um bom trabalho, porém a Oster conseguiu trabalhar com um pouco mais de massa (200g a mais). No geral o limite de ambas batedeiras está próximo de 2kg de massa. O aparador da KitchenAid é mais interessante que a Oster, com um diâmetro maior para evitar de massa chegar até o encaixe com a cabeça. 

Tampa das batedeiras planetárias

Quando se trata de barulho os dois produtos se sairam bem, sendo a KitchenAid um pouco mais silenciosa. 

Nenhuma das batedeiras anda quando está batendo. O conjunto é pesado e se mantém estável. A cabeça da Oster mexe um pouco mais e na parte inferior possui pés com ventosas. A KitchenAid possui pés de borracha simples e removíveis. Não são tão práticos quanto as ventosas, além de que se perder, não é fácil repor. 

Limpeza

Ambos produtos conseguem evitar de espalhar farinha devido a suas partidas lentas. A KitchenAid possui menos emendas e cantos, e com isso sua limpeza é mais prática. Além disso, sua pintura apresenta ser superior a Oster em termos de resistência a riscos. 

Os componentes eletrônicos e espaços abertos no pescoço também deixam a Oster mais complicada na limpeza. 

Algo que impacta na nota dos batedores e pesa na limpeza da KitchenAid é o material esmaltado dos batedores. São peças de ferro esmaltadas. Se intactas são fáceis de limpar, mas qualquer queda dessas peças lasca o esmalte e se tornam pontos de acúmulo de sujeira. 

Segurança

 A KitchenAid perde feio quando se trata de segurança. Tem que ter cuidado ao levantar e abaixar a cabeça, ela não desliga quando erguida e não tem isolamento elétrico na carcaça, isso demanda que a tomada esteja bem aterrada. 

Tudo que não está presente na KitchenAid, a Oster digital fez questão de implantar. Até detalhes como não ligar os batedores depois de baixar a cabeça, mesmo que o seletor esteja em uma posição de funcionamento. É necessário trazer para o zero e depois ligar novamente. 

Ou seja, se segurança é seu determinante, essa decisão pelo melhor está fácil.

Manutenção 

Se espera que o produto dure muito tempo devido ao valor agregado, e como trabalham muito as engrenagens e peças, com o tempo provavelmente exigirão manutenção. 

Algo importante para levar em consideração nesse caso é o tempo que esses produtos estão no mercado. A KitchenAid é um produto que está disponível a mais de 50 anos com a mesma cara e com peças internas que mudaram muito pouco. A consequência disso é que componentes para ela existem e pelo sucesso do produto, vão continuar existindo para frente. A Oster Digital é um produto novo, e fica a dúvida de quanto tempo esse produto vai estar presente no mercado. Recentemente a Oster tirou um de seus carros chefe do mercado, a Planetária Oster Perform, mesmo sendo muito requisitada. Por outro lado a empresa mantém o liquidificador Oster Osterizer a décadas no mercado e outros liquidificadores de jarras de vidro tem peças intercambiáveis entre os modelos. É impossível prever o futuro, mas nesse quesito a KitchenAid é o caminho mais seguro. 

Outro detalhe é como cada produto é montado e as peças que fazem parte. A KitchenAid possui peças mais simples, sem grandes complicações de mexer caso quebrem. Tudo é robusto e desmontável com facilidade. 

A Oster já é diferente. Sua estrutura superior plástica tem muitos encaixes plásticos, para garantir a estética e ao mesmo tempo segurar a estrutura. Isso traz beleza, mas dificulta na manutenção. É fácil quebrar esses encaixes. Além disso tem toda a parte eletrônica (display, controle de velocidade complexo, led), além da eletromecânica (detecção de cabeça erguida, detecção do encaixe do liquidificador) que enriquecem a segurança e modernizam o produto, mas ao mesmo tempo são mais componentes com chance de estragar. 

Na questão da robustez das peças internas, é possível dizer que briga é equivalente. A engenharia da KitchenAid é algo admirável com engrenagens conectadas na vertical e muita graxa para reduzir a fricção das peças. Todas as engrenagens são metálicas, exceto a primeira engrenagem que se conecta com o eixo do motor. Essa peça é plástica. É a que sofre menos força, mas a que gira mais rápido, mas assim mesmo seria interessante se também fosse metálica. 

A distribuição das engrenagens na Oster Digital é bem diferente. Toda ela é distribuída de forma horizontal, espalhada no topo do produto. É mais bonito de ver, pois tudo é visível em funcionamento com a tampa aberta. A Oster usa uma correia dentada para transmitir o movimento do eixo para o sistema e assim como a KitchenAid, a Oster usa nesse primeiro estágio uma engrenagem plástica. Depois desse ponto todas as peças são metálicas, o que é importante pois em cada estágio para frente a força sobre as engrenagens aumenta (e a velocidade reduz). Mesmo com toda a estrutura metálica, a Oster ainda dita em seus manuais que o produto somente pode funcionar por 5 minutos contínuos e isso, enquanto a empresa não ajustar, irá continuar pesando contra o produto. 

Conclusão

Resumindo, ambos são produtos bons. Hoje são os que estão com as melhores notas no site. Há pontos onde a Oster se saiu melhor e pontos onde a KitchenAid se destacou, mas se colocar tudo na balança, a KitchenAid leva o "troféu". Segue abaixo uma tabelinha com os principais pontos levantados e quem se saiu melhor. 
Tabela de comparação de batedeira
E você, o que acha de cada uma? 

Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?