Conheça a illy: marca de café italiana sucesso no mundo.

Blog Harpyja

Conheça a illy, a marca de café italiana que faz sucesso no mundo.

( 9 )

Conheça a illy, a marca de café italiana que faz sucesso no mundo.


Os fãs de café vão gostar dessa novidade: a gigante illy, referência no segmento de cafés em todo o mundo, acaba de anunciar cápsulas compatíveis com outros sistemas, como é o caso da Nespresso.


Com uma proposta de se tornar mais democrática, a marca tem apostado na expansão da sua linha de produtos, que há 86 anos vem angariando cada vez mais fãs por onde passa.


O novo sistema de cápsulas estará disponível em 3 intensidades: Clássico, Intenso e Forte. O lançamento foi anunciado para Abril de 2019 em 9 países, e por enquanto o Brasil não está na lista.


A previsão de lançamento para o mercado brasileiro, é em 2020, e já podemos esperar ansiosos por uma democratização na oferta dos cafés da marca.


História


A illy surgiu em 1933 e foi criado por Francesco Illy, um húngaro que se mudou para Trieste após a primeira guerra mundial. Francesco foi o responsável pela invenção da Illeta, a avó das máquinas de café espresso.


Ela foi a primeira máquina automática de café e substituiu as máquinas de ar comprimido que tinham funcionamento à vapor.


É de sua autoria também, um método de conservação por pressurização, que permitiu que a marca exportasse para o mundo todo, um café de qualidade. O método é utilizado até os dias de hoje e você já deve ter visto por aí as famosas latas illy.


Café illy


Nitrogênio, um gás inerte, é introduzido nas embalagens de café sob baixa pressão, com o intuito de reter e preservar os aromas. Se o produto não fosse embalado a vácuo, a partir das primeiras 8 horas ele já perderia cerca de 40% do seu aroma. Essa tem sido uma aposta recente de algumas marcas de café, que já é feita pela illy desde de a sua concepção.

Desde 1965, a illy mantém apenas uma sede no mundo inteiro, localizada na Via Flavia, Itália. Ela é responsável por toda a produção mundial do café comercializado pela marca que recebe cerca de 120 mil toneladas de café todos os dias.

O Brasil é um dos principais fornecedores, mas existem cerca de 9 regiões em todo o mundo que também são responsáveis pelo fornecimento de grãos.

Expansão

A excelência sempre foi um motriz da companhia, que preza por uma expansão centralizada e comandada de forma autônoma. Em 2003 surgiram pela Itália, as chamadas Bar Concept, cafeterias da marca com um conceito de bar italiano que proporcionaram aos clientes a experiência única de consumir bebidas no "Universo illy".

O objetivo é ambicioso e integra cultura e valores como a beleza, a competência, a experiência e a busca constante da perfeição, que são os pilares da empresa. São locais onde se encontram todos os produtos illy com serviço de qualidade garantido pela Università del caffè.

Conheça a illy, a marca de café italiana que faz sucesso no mundo.

Fonte: Institucional da marca


A Università del caffè nasceu em Nápoles em 1999, idealizada por illy. Em 2002, mudou-se para Trieste e hoje tem mais de 20 sedes em todo o mundo.


É um centro de excelência concebido para promover e difundir a cultura do café de qualidade no mundo, do grão à xícara. O ponto de partida são as pessoas, suas exigências e perspectivas. A Universidade do Café ensina aos produtores como obter o melhor da natureza, oferecendo acompanhamento no campo, atualizações nas técnicas de cultivo mais avançadas e no uso de fertilizantes que não agridem o meio-ambiente.


Os produtores são orientados também em relação aos procedimentos adequados de colheita e processamento, além de serem instruídos sobre os processos econômicos e administrativos.


Aos profissionais dos bares e café, oferece as melhores oportunidades de formação e atualização sobre o café e a gestão do bar. Para apaixonados e interessados em geral, organiza sessões de degustação e jantares, promovendo o aprendizado sobre o sabor e os aromas do café.


Sustentabilidade


Devido a realidade do planeta, é difícil que uma empresa atinja o patamar de sucesso e reconhecimento de seus clientes sem se importar com a sustentabilidade.


A illy possui um programa de valorização dos produtores que se baseia no conceito de crescimento individual e auto-realização. Na prática é a sustentabilidade aplicada ao viés social, uma realidade cada vez mais comum entre grandes empresas.


A sustentabilidade ambiental se dá pela utilização de embalagens recicláveis e práticas de baixo impacto. A illy é a primeira empresa do mundo a conseguir o DNV GL (Responsible Supply Chain Process), um certificado que garante que toda produção, e principalmente a relação com os produtores, é sustentável.


Desde 1998 a empresa colabora com o Share our Strength, uma organização sem fins lucrativos que combate a fome no mundo. E em 2004, graças a essa contribuição, surgiu o projeto Cup of Kindness, que leva fundos para a construção de escolas e investimentos na educação da Etiópia.


Uma ação que se iniciou em 2016 demonstra claramente o respeito e a conexão da marca com os seus produtores. A campanha #thanks4thecoffee pedia que os consumidores da marca mandassem mensagens, desenhos, fotografias para agradecer o trabalho dos produtores.


Para celebrar o dia internacional do café então, a marca levou todas as mensagens captadas a plantações e penduraram-as nos pés de café para serem colhidos pelos produtores. O resultado você confere no emocionante vídeo abaixo:



As máquinas


A marca se dedica desde o seu nascimento, a produzir máquinas tanto para estabelecimentos, quanto consumidores finais. Faz parte da promessa de centralizar a experiência para torná-la mais exclusiva e permanecer soberana no imaginário dos consumidores.


Maquina de café da illy


X7.1 IPERESPRESSO SUNRISE


A X7.1 IPERESPRESSO SUNRISE é atualmente o único modelo disponível no mercado brasileiro. A marca faz lançamentos esporádicos e a X7.1 é o modelo da vez.


Ela impressiona pelo design bem acabado e os materiais da sua concepção. É compatível com o sistema de cápsulas próprio da marca e está disponível em 4 cores em tom pastel inspiradas na aurora boreal.


A extração ocorre inteiramente dentro da cápsula, o café e a máquina nunca entram em contato fazendo com que a limpeza seja rápida e fácil. Foi projetada pelo renomado arquiteto italiano Luca Trazzi, e é equipada com sistema de parada automática, que garante volume perfeito na xícara.


O vaporizador Pannarello prepara o leite para um latte ou cappuccino cremoso espessos e promete transformar a sua cozinha em um digníssima cafeteria italiana.

IPERESPRESSO SUNRISE





Para quem quer provar o grão da illy, recomendamos o espresso que é equilibrado, com notas de caramelo, chocolate, floral e frutado. Ele é persistente, livre daquele amargor característico de muitasoutras marcas. Uma acidez cítrica e equilibrada garante uma degustação memorável.


Café solúvel illy


A cultura illy


A marca demonstra uma preocupação muito grande com vários aspectos que se relacionam com o consumo da bebida. Desde as questões socio-ambientais, até a universalização do "momento illy", a empresa tem se dedicado a difundir uma nova maneira de se consumir café.


A exposição "Perfume de um sonho: uma viagem no mundo do Café" foi um projeto patrocinado pela illy e traz o olhar do renomado fotógrafo Sebastião Salgado na cultura do cultivo dos grãos.


São 80 imagens que contam a jornada que envolve pessoas, paisagens, e o relacionamento com a terra. O fotógrafo percorreu 10 países para compor uma exposição singular que já rodou o mundo todo.


Conheça a illy, a marca de café italiana


Conheça a illy, a marca de café italiana


Conheça a illy, a marca de café italiana

Fonte: institucional da marca


São vários os motivos que levam a illy a ser uma marca reconhecida mundialmente. A qualidade de seus cafés e as escolhas estratégicas a fizeram realizar feitos muito interessantes. Preocupadíssima com a qualidade do produto e sempre em busca de soluções para o transporte e difusão de seus valores intrínsecos, a illy agrada os mais exigentes entusiastas do café.

E você, já provou um café illy?

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos especiais sobre produtos.



Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?