Qual a melhor lavadora de roupas para mim?

Blog Harpyja

Qual a melhor lavadora de roupas para mim?

( 65 )

Qual a melhor lavadora de roupas para mim?

O caminho para a escolha de uma lavadora vai muito dos seus hábitos. Há pessoas que preferem ter o controle sobre o processo de lavagem, interagir com a roupa durante o funcionamento, e também há aqueles que só querem largar a carga de roupa dentro do cesto e só buscar quando estiver tudo terminado. 

Hábitos são difíceis de mudar. Há muita gente com uma máquina de lavar boa em casa, mas ainda tem um tanquinho para esfregar as roupas. Novas tecnologias de máquinas de tombamento estão surgindo e mesmo aqueles que podem optar por uma máquina mais moderna, ainda preferem ficar com a máquina de carregamento superior. 

Quando pensando na melhor máquina é importante refletir sobre seus hábitos e se de repente não vale quebrá-los. Além disso, levar em consideração o consumo de água, luz e produtos químicos, para o bem do seu bolso e mais ainda para o do meio ambiente. 

Hoje, quando usando máquinas para lavar roupas, existem os tanquinhos (lavadoras semi-automáticas), as lavadoras de carregamento superior (top load) e as lavadoras de tombamento (front load). 

Comparação de maquinas de lavar roupa

Lavadoras Semi-Automáticas

Os tanquinhos são os produtos mais simples do mercado. Basicamente é uma cuba grande de água com um motor embaixo (as vezes do lado). O movimento da água é para um lado só, e vai muita água para ter resultado. Muita água mesmo! 

Além do consumo de água, o famoso tanquinho exige a presença do usuário em todas as etapas do processo. Parar a máquina de encher, colocar a máquina para esvaziar, torcer (ou colocar na centrífuga), encher para enxaguar, esvaziar, torcer novamente e depois pendurar. 

As máquinas semi-automáticas estão longe de serem as melhores máquinas para lavar roupas. A eficiência de lavagem é baixa, o consumo de água é alto, o consumo de sabão é alto, roupas embolam e o tempo gasto é gigantesco. 

Um dos grandes argumentos da compra do tanquinho é seu custo. Sim, eles são bem mais baratos que uma máquina automática, porém se colocar na ponta do lápis, tempo + gasto de água + gasto de sabão, a diferença para a máquina de lavar roupas se paga em poucos anos. 

Mas se você é daqueles que acha que o tanquinho lava mais que a lavadora ou que é bom ter um tanquinho para deixar roupas de molho, busque um tanquinho com um tanque não cilíndrico para favorecer o movimento das roupas. A Mueller está com uns tanquinhos que vem com uma lombada no fundo da máquina. Esses obstáculos quebram um pouco do movimento uniforme da água, favorecendo que as peças se atritem entre elas.


Lavadora semi-automatica


Vale considerar a compra de uma centrífuga se for usar um tanquinho. Apesar de extremamente simples, essas máquinas extraem muito bem a água das roupas, muito melhor que a maioria das máquinas de lavar do mercado. Extraindo melhor a água antes do enxágue, melhora o resultado no fim do processo. 

Lavadoras de carregamento superior (top load)

Deixando de lado o tanquinho e indo para uma lavadora automática, a atenção do usuário será somente em realizar o pré-tratamento das manchas antes de botar na máquina, e depois retirar as roupas para secar.

As lavadoras de carregamento superior são uma boa alternativa, apesar de ainda terem um gasto alto com água. Neste estilo de máquina, descarte os modelos pequenos que só possuem um prato no fundo. Esses produtos são limitados para esfregar as roupas e suas velocidade de centrifugação são muito baixas. 

Comparação de altura de agitadores de lavadoras

Infelizmente a evolução das máquinas de lavar no Brasil está muito fraca. Antes da crise haviam vários modelos interessantes, com melhores eficiências, motores controláveis, água quente, mas o consumidor não “abraçou” a causa e com isso essas tecnologias foram removidas dos produtos (provavelmente para reduzir custo). Hoje as lavadoras de carregamento superior entregam somente o básico, apesar de, para muitos, já ser o bastante. 

Um dos únicos modelos que tem mais tecnologia e é um pouco diferente do resto das lavadoras de carregamento superior é a top load da Panasonic, que pode ser encontrada em 12, 14 e 16kg de capacidade (modelo da esquerda da foto acima). Ela não possui o agitador alto no centro, mas não é fraca como os tanquinhos ou lavadoras pequenas com impeller. Esse agitador baixo (com cara de impeller) utiliza um motor controlável e consegue esfregar as roupas consumindo menos água que uma máquina de agitador tradicional. Além disso, ela vem com um separador para roupas delicadas e nível automático. É um produto interessante para quem busca lavar as roupas do dia a dia. 

Essa Panasonic assim como a Brastemp possuem cesto de inox, com o fundo plástico. Há vantagem no Inox? Há algumas, mas no quesito de higiene, vale mais seus hábitos que o próprio cesto em si. Fazer a higienização, pegar leve no amaciante, são atitudes mais importantes do que o material do cesto. 

As capacidade das lavadoras de carregamento superior com agitador variam entre 8 a 16kg. Máquinas com capacidade abaixo de 10kg normalmente tem motores fracos. Máquinas com capacidade acima de 14kg possuem cestos grandes, mas sua capacidade de movimentação das roupas cai. De uma forma generalizada, vale pegar uma máquina de 12-14kg de capacidade. Sua estrutura física é boa e há espaço para lavar cobertores. Hoje um modelo bem consolidado que atende bem é a Electrolux LAC12

Lavadora


Muitos questionam sobre a capacidade da Panasonic sem agitador alto para movimentar um edredom, mas seja agitador alto ou baixo, a limitação é grande. Caso busque algo com cesto grande para lavar edredom, lembre que por mais que caiba no cesto, a chance de conseguir movimentar algo volumoso é pequena. Nesse quesito, as máquinas de tombamento fazem um trabalho muito melhor. 

Lavadora de Tombamento (front load)

As lavadoras de menor consumo de água, menor agressão as roupas e em grande parte dos casos também de melhor eficiência de lavagem, são as lavadoras de tombamento. Para aqueles que não buscam se envolver com o processo de lavagem (esfregar as roupas durante a lavagem, colocar mais água, coletar a água do enxágue, etc) a lavadora de tombamento é o melhor tipo de lavadora do mercado. Há sim muitas lavadoras de carregamento superior que conseguem brigar com as máquinas de tombamento, mas não estão produzindo elas no Brasil atualmente. Se busca qualidade superior, lavadora de tombamento é o foco. 

As lavadoras de tombamento podem ser encontradas em basicamente 3 tamanhos de gabinete, gerando máquinas próximas de 11kg, 14kg e 16kg. Independente do tamanho dessas máquinas seus motores são controláveis, há sistema para detecção de desbalanceamento do cesto, nível automático, detecção de vazamento e várias outras funcionalidades.

Comparativo de tamanhos de lavadoras

São produtos em constante evolução. Atualmente fora do Brasil quase todas as máquinas de tombamento podem ser paradas no meio do ciclo para adicionar peças de roupas. A Samsung no Brasil está tentando vender essa tecnologia como uma função extra com uma porta extra de abertura. Apesar de um bom produto, não faz muito sentido essa portinha extra.

Lavadora

Algo que incomoda para muitos é a complicação em termos de carregamento e descarregamento dessas máquinas. No passado era mais fácil encontrar pedestais para essas máquinas, mas provavelmente devido ao custo das peças, hoje é difícil encontrar. A LG oferece pedestal ou a opção de uma máquina pequena nesse lugar do pedestal. Ou seja, o conjunto vira um combo com duas máquinas. Para aqueles que buscam a ergonomia, mas não buscam gastar muito, vale a pena fazer um degrau de concreto na lavanderia para colocar as máquinas. Hoje a tecnologia desses produtos mantém eles estáveis, não sairão “andando” pela lavanderia.  

Lava e Seca

Há necessidade de ceder em alguns aspectos quando se deseja pegar uma lavadora que também é secadora. Ela não entregará a mesma qualidade de um combo separado de lavadora e secadora. A grande vantagem é que a perda maior é no lado da secadora. Se colocar lado a lado a função da secadora de uma lava e seca vs. uma secadora tradicional, a lava e seca perde feio. Mas quando se tratando de lavagem, os resultados são comparáveis. É quando o produto executa as duas funções que se não cuidar, a lavagem também é comprometida. 

Isso é um assunto longo, que vale um blog exclusivo para detalhar. Por hoje basta levar em consideração de que uma lava e seca é um ótimo custo benefício. É uma boa lavadora com uma secadora mais ou menos de bônus. 

Se não está afim de abrir mão do excesso de amaciante e usa a secadora com frequência, a lava e seca pode não ser o melhor caminho. Agora se estiver disposto a deixar o amaciante para casos esporádicos e parar a lavadora antes de secar para soltar as roupas das paredes, a lava e seca será um ótimo caminho para sua lavanderia. 

Seja uma lavadora e secadora separados ou a lava e seca, o tamanho desses produtos muda muito o custo. Isso é algo diferente da lavadora top load, que em muitos casos o valor do modelo grande chega a ser quase igual a um tamanho menor. A complexidade das máquinas de tombamento justifica o aumento do custo do produto. E faz diferença, máquinas maiores são mais interessantes para lavar mais e pela ergonomia. Mas não se engane, as máquinas de 11kg apesar de pequenas cabem muita coisa. Se a porta fechar, tá valendo! Com a água, o volume das peças diminui e há tecnologia nesses produtos para movimentar a roupa de forma a cuidar dos tecidos dentro. 

Algo triste que está acontecendo no mercado brasileiro é a remoção do compartimento de alvejante nas máquinas de tombamento. Como a cultura é de usar alvejante nas máquinas de carregamento superior, muitas pessoas acham que o certo é colocar alvejante na lavagem, quando o certo é no primeiro enxágue. 

Lavadoras de carregamento superior consumiriam muita água se fossem executar essa tarefa, porém lavadoras de tombamento podem fazer isso com pouca água. Por alguma razão essa função está sendo trocada pelo compartimento de pré-lavagem, que não é a mesma coisa. Sendo assim, fique de olho. Se a máquina possuir um compartimento exclusivo de alvejante, valorize. 

Das máquinas de lavar ou lava e seca de tombamento no mercado, a LG está na frente. Produtos bem acabados, boas tecnologias, ótima performance de lavagem. É possível parar e abrir a porta durante o ciclo de lavagem ou secagem sem ter que pagar por uma porta a mais. Por sinal, este ano a LG atualizou seu modelo de front de 11kg, está com cesto de acabamento melhor, gabinete melhor com resultados de performance similares. 

Lavadora


Consumo de água

Para facilitar a compreensão do consumo de água, vale detalhar um pouco mais, pois a etiquetagem dos produtos não é clara. A medida do INMETRO é somente do ciclo com a carga máxima e isso muitas vezes confunde, por ser uma condição nunca usada na casa do consumidor. Assim mesmo, baseado na etiqueta do Inmetro, as máquinas de carregamento frontal consomem entre 5-10 litros por quilo de roupa. As máquinas de carregamento superior ficam entre 11-15 litros por quilo. A Panasonic com agitador baixo é uma excessão com 9,5 litros por quilo. Os tanquinhos variam bastante e além disso sua conta é mais complicada, pois como só lavam, na etiqueta só está sendo levado em consideração a lavagem em si. Por mais que seu consumo varie de 16-40 litros por quilo, é necessário adicionar mais 50% ao cálculo pois será o gasto que terá com a água do enxágue. Ou seja, se pegar um tanquinho que consome 20 litros por quilo, acabará gastando 30 litros por quilo para lavar. 

Quando usando as roupas comuns do dia a dia, essa diferença entre o consumo das máquinas é ainda maior. Mas mesmo assim, se fossemos considerar a etiquetagem, para lavar 10kg de roupas, uma front load consumirá por volta de 75 litros, uma top load consumirá 120 litros e um tanquinho gastará mais de 300 litros! Lembre também que quanto mais água, mais sabão será necessário para obter a mesma concentração. Fora o meio ambiente, seu bolso também sofre com esses números. 

Conclusão

Mesmo pensando principalmente em custo, vale parcelar ou guardar dinheiro para pegar pelo menos uma máquina de carregamento superior. Isso te economizará tempo e garante uma economia considerável de água. 

Caso seja uma pessoa que busca controle do processo de lavagem, quer se envolver com o quanto de água entra, colocar mais sabão durante a lavagem, quarar as roupas, ou algo do gênero, a máquina de carregamento superior pode ser interessante. 

Se seu foco é lavar as roupas sem se preocupar com o tempo que levará para entregar o resultado, mas o consumo de água importa assim como a durabilidade de suas roupas, a lavadora de tombamento é o caminho. Caso a família seja grande, as lavadoras acima de 12kg entregam resultados impressionantes. São caras e vale ver o custo de manutenção, mas se pode investir em algo deste padrão, vale. Mais ainda se conseguir casar com uma secadora, formando um par. Roupas com vida mais longa, economia de água, e economia de tempo.

A lava e seca é um ótimo caminho para quem busca comprar uma lavadora de ponta com a possibilidade de secar também. Também é uma boa alternativa para aqueles que estão limitados de espaço. 

Hoje uma lavadora de 11kg com secadora está saindo menos de R$3000. Esse é um valor próximo a pegar uma lavadora top load e comprar também uma secadora simples separada. Se busca secar bastante roupas, nesse caso vale mais pegar os produtos separados do que a lava e seca. Aí você terá uma lavadora boa e uma secadora boa. Vale mais do que uma lavadora ótima e uma secadora limitada.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?