Dicas para decorar sua cozinha (e sem quebrar paredes) | Harpyja

Blog Harpyja

Dicas para decorar sua cozinha pensando fora da caixa (e sem quebrar paredes)

( 3 )

Dicas para decorar sua cozinha pensando fora da caixa (e sem quebrar paredes)


Ares de mudança sempre vem para o bem. Gosto de pensar que nossas casas podem ser modificadas quando procuramos por mudanças em nossas vidas. Tira daqui, coloca lá, pendura ali e arrasta pra lá. É como um recomeço. Pequenas mudanças ajudam que nossa casa fique em constante movimento, assim como nós.


Não é a toa que a cozinha é conhecida como o coração da casa. Mas você já pensou que cada casa tem um cômodo em especial que é considerado o coração do lar? Aquele cômodo em que você possui suas melhores memórias. Pode ser na sala, onde muitos convidados são recebidos e festas são celebradas, ou no quarto em que você dorme com alguém especial, talvez seu marido, esposa, filhos pequenos. Muitas das vezes pode ser a cozinha, por atrair as pessoas pela comida e tornar um momento mágico ao redor da mesa. A comida aproxima as pessoas, trazendo aconchego e apresentando culturas diferentes.


E é nela que vamos focar hoje, que traz um grande desafio para realizar qualquer mudança. Como decorar uma cozinha? Primeiro de tudo, saia da caixa! Pense alto, quebre o padrão de cozinha que existe em nossas cabeças desde que nascemos. Claro, uma cozinha precisa ter um fogão, refrigerador, esse tipo de coisa é básico. Estou me referindo a decoração. Por exemplo, você acha estranho se eu disser que um tronco de árvore cairia muito bem em uma cozinha? Não somos acostumados com isso. Mas olha só…


Cozinha decorada
Fonte: Folha UOL


O tronco ainda ajuda a trazer a sensação de aconchego, o que é muito importante num lugar onde preparamos e comemos uma refeição, e isso nos leva a um tópico muito importante: a luz.


Uma boa iluminação


Anota isso e não esquece pro resto da vida: luz clara traz sensação de grandeza. Luz quente traz aconchego. Mas existem controvérsias. Você pode ter um local iluminado com uma lâmpada fria, e também ter o aconchego, basta equilibrar. Se o cômodo estiver muito branco, joga um contraste colorido em alguns objetos, mas certifique-se de combinar as cores. Uma ótima ideia é jogar uma cor mais escura em uma pequena região, adicionar plantas que dão um ótimo contraste verde e natural, ou até um tapete.


Veja na foto abaixo, o espaço é bem branco, mas com luzes amarelas contrastando com uma bancada de madeira, uma mesa preta com cadeiras também escuras, e algumas plantas em pontos estratégicos. O tapete também ajuda a dar uma profundidade no chão, contrastando com o piso e a bancada.


Cozinha decorada
Fonte: EhDécor


Esse estilo de decoração é chamada Escandinavo, e pode ser muito bem explorado sabendo trabalhar essa relação de luz com contrastes. Já fizemos um post em nosso Instagram sobre esse estilo, e você pode conferir clicando aqui. Dá uma olhada em mais um exemplo:


decoração de cozinha
Fonte: EhDécor


Temos novamente luzes amarelas, com um tapete listrado, muitas plantas na entrada de luz (que é a beirada da janela), e o contraste dos banquinhos verde ficou ótimo!


Cores!


Mas agora mudando drasticamente o estilo de decoração, iremos trabalhar nas cores. Vamos nos manter no tom minimalista que o estilo escandinavo propõe, mas jogar cores em tons mais fortes. Esse estilo já é um pouco mais abusado, porque apesar de ficar muito lindo, há chances de enjoar mais rápido, mas se você trabalhar bem no equilíbrio das coisas, é difícil isso acontecer.


Outra boa opção para dar uma cor na sua cozinha é envelopar algumas partes dela. E se enjoar, é só tirar o adesivo. Há um tempo trouxe um texto ensinando como fazer o envelopamento, que você pode conferir clicando aqui. Veja algumas inspirações:


Decoração
Fonte: Limão na Água


Percebe como o estilo minimalista ainda está presente? Agora no armário você já encontra um grande contraste com a cor azul. Aquela parede de tijolos ao fundo, pode ser facilmente substituída por um papel de parede com a mesma textura. Hoje os papéis de parede são tão reais que você só sente que não são tijolos de verdade quando passa a mão. Vale a pena pensar nessa possibilidade.


Uma parede chamativa, mas só uma!


Uma dica legal é carregar uma parede para deixá-la como ponto de contraste maior. Mas cuidado para não exagerar. Escolha uma parede que não seja muito grande e não fique completamente amostra. Então utilize um papel de parede de textura que lhe seja agradável e procure colocar objetos com cores que combinem nesta parede. Por exemplo, perceba como a parede de contraste combinou bem com esse armário envelopado de amarelo, que se juntam com o verde da plantinha do canto da imagem (eu disse, plantas sempre caem bem):


Cozinha decorada


Trabalhe com relevos


Essa dica é ótima para trazer texturas para sua cozinha, e é muito simples de ser feito. Você pode encontrar em lojas para casa como a Leroy Merlin, um estilo de papél de parede com texturas e profundidades reais, são os papéis de revestimento. Sabe aquelas pequenas pastilhas que são utilizadas em prédios e piscinas? Dá uma olhada:


Cozinha decorada com preto
Fonte: Leroy Merlin


Inclusive, a própria Leroy Merlin publicou um vídeo ensinando como revestir com esse adesivo de pastilhas, é realmente muito fácil!



Você também pode trabalhar com relevos mais profundos, mas com aquele cuidado para não pesar muito, e combinar com a região que você está decorando. Veja um bom exemplo de relevo mais pesado e que combinou bem com a cozinha, deixando-a vintage, mas moderna ao mesmo tempo.


Cozinha decorada
Fonte: Lais Arêas


Plantas decorativas


Sim, as plantinhas fazem toda a diferença no ambiente. Como você pode perceber, em praticamente todas as fotos que eu trouxe hoje tinha a presença de pelo menos uma plantinha.


O único problema das plantas na cozinha, é a gordura que se acumula no local. Sempre que for realizar um grande preparo no fogão, leve suas plantinhas para um outro cômodo, elas vão ficar muito agradecidas!


Eletrodomésticos também entram na onda


Ainda existe o grande costume de esconder os eletrodomésticos com capas protetoras no formato para batedeiras, liquidificadores, e esse é um grande costume em casas de vovós hehe.


Não estou dizendo que sou contra essas capas, aliás, são uma boa alternativa para evitar que peguem gordura do ambiente. A gordura pode causar o efeito amarelado em eletrodomésticos brancos, e publiquei um texto explicando certinho como prevenir e remover essas manchas. Para ler, é só clicar aqui.


O caso é que as marcas perceberam que os eletrodomésticos não possuem mais apenas uma função. Eles se tornaram um móvel da casa, portanto, precisam ter um design condizente. Um liquidificador em um cenário minimalista agora pode ser mais atraente do que mantê-lo escondido.


Liquidificadores Oster
Fonte: Oster


A Oster conta com diversos modelos de liquidificadores que trazem sua essência industrial desde os anos 40. Por possuir diversas cores, fica fácil encontrar um que combine com o resto da decoração da cozinha.

Algumas outras marcas lançaram linhas especialmente coloridas, como o caso da linha Cadence Colors. Nesta você encontra liquidificadores, torradeiras, batedeiras, cafeteiras, e outros eletrodomésticos em diversas cores. É uma perfeita opção para causar aquele contraste que vimos nas dicas passadas.

Eletros cadence
Fonte: Cadence


Outra pauta interessante que posso trazer para vocês é apenas sobre marcas que enfatizam cores no design de seus eletrodomésticos. Comente aqui embaixo se for um assunto de seu gosto.


Espero que você tenha gostado do tempo que passou aqui, e que as dicas lhe tenham sido úteis. Não se esqueça de avaliar esse texto utilizando as estrelas logo abaixo. Crie sua conta para comentar e interagir com a gente. Ficarei contente em responder seu comentário.


Volte logo, e até a próxima :)




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Renan Cordeiro Kieski é formado em Publicidade e Propaganda, amante das artes visuais, focado no ramo da fotografia e da comunicação publicitária. Escritor independente, apaixonado por histórias escondidas esperando para serem escritas e lidas. Atualmente trabalha na Harpyja no ramo de marketing digital, exercendo a profissão de redator, designer e fotógrafo.

Quer receber nossa newsletter?