Dicas sustentáveis: como começar uma horta caseira?

Blog Harpyja

Dicas sustentáveis: como começar uma horta caseira?

( 6 )

Dicas sustentáveis: como começar uma horta caseira?


Algumas pessoas acham que tem uma força ínfima para começar uma horta caseira, que dá muito trabalho, que não têm espaço, tempo para cuidar ou qualquer outra desculpa que queira arranjar para não concretizar o feito.


Praticar jardinagem além de ser excelente para o meio ambiente por toda a valorização ambiental que aplicamos nos micro-universos biológicos que criamos, é também terapêutico.


Você pode se surpreender com os efeitos que a conexão com a natureza pode ter em sua vida. Em um estudo de 2004, cientistas descobriram que a exposição à bactéria Mycobacterium vaccae (presente no solo)  pode estimular a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. E essa é apenas uma das evidências científicas sobre a relação da jardinagem e o bem-estar.


Separamos algumas dicas para você que quer começar uma horta caseira mas está perdido na largada. São atitudes cotidianas, de fácil aplicação e adaptáveis a sua realidade.


Compostagem de resíduos orgânicos


Comece separando toda a matéria orgânica oriunda de sua alimentação. O processo de decomposição de matéria orgânica presente em restos de alimentação forma um composto rico em substâncias húmicas e nutrientes altamente recomendados para a adubagem de plantas.


Compre ou peça (tem gente que doa) algumas minhocas para realizar a compostagem dos seus resíduos. Neste link a gente ensina um pouquinho sobre como fazer.


Se não quiser investir na compostagem, por qual forem os seus motivos, separe seus resíduos orgânicos mesmo assim. Além de ajudar o meio ambiente, você pode eventualmente jogar as cascas de frutas e legumes na terra das plantas para que elas se decomponham lá e gerem nutrientes.


Se você mora em casa, jogue sempre os resíduos orgânicos (restos alimentares com exceção das frutas cítricas)  na terra, não vai feder pelo espaço disponível e vai se decompor mais rápido com a incidência de sol e chuva. Já se mora em apartamento, experimente fazer testes com alguns alimentos para entender qual a adaptação em um meio fechado.


Farinha de casca de ovos, borra do café e água do aquário (se você tiver um) são alguns fertilizantes naturais bem fáceis de se conseguir e que não vão gerar cheiro forte.


Preparando o espaço


Se você mora em casa, selecione a parte do terreno que gostaria de transformar em horta e prepare o terreno capinando a área e revirando a terra para começar a horta.


Em apartamentos, selecione os recipientes em que vai realizar o plantio e verifique a incidência de luminosidade das janelas ou varandas. As plantas precisam de energia para a fotossíntese, então escolha as regiões que batem mais sol em casa.


Sobre os recipientes, qualquer lata, pote, vaso, caixa vira horta. Adicione bolas de argila expandida no fundo para realizar a drenagem de água e terra que pode ser adquirida em floriculturas, ou você pode pedir para alguém que tenha um terreno ocioso.


Caso você tenha animais domésticos, tente posicionar a sua horta em lugares que eles não alcançam. Em casas, o ideal é colocar uma cerca para impedir o contato dos animais com as plantas.


Escolhendo as sementes


Esta é uma etapa fundamental para o plantio. A escolha dos alimentos vai depender de suas preferências pessoais, do espaço que você dispõe, da incidência de luminosidade e alguns outros fatores externos.


Em relação ao espaço, precisamos fazer escolhas razoáveis na hora de decidir sobre os alimentos. Não adianta nada você querer plantar tubérculos como batatas, cenoura e beterraba, que são alimentos que crescem debaixo da terra, se você não possui infraestrutura suficiente para tal.


Em apartamentos prefira sempre os temperos como manjericão, salsinha, coentro, cebolinha, hortelã, pimenta, alecrim, tomilho, sálvia, endro, etc...


Não são alimentos de subsistência, mas são essenciais para o dia-a-dia da cozinha. Conferem aroma e sabor aos preparos e já vão te poupar dinheiro e idas ao mercado na hora de preparar suas receitas.


Para quem tem terreno para tal, a associação de diversas plantas é benéfica para o solo e para o controle de pragas. Misturar temperos, frutas, legumes e flores pode ser uma escolha muito interessante para se ver livre de pragas e insetos.


Alecrim, erva-doce, arruda, citronela e losna são algumas das plantas que ajudam a manter os insetos longe. Cosmos, cravo, capuchinha e lavanda são algumas flores que também ajudam no controle de pragas como pulgões, mosca branca e outros nematóides.


Invista no ciclo da alimentação


Se você não quiser gastar com sementes, utilize a sua alimentação como ciclo produtivo. Guarde as sementes de pimentas, pimentões, melancia, melão, abóboras, tomates, vagem, pepino, abobrinha, etc...


Existem alguns alimentos que brotam de seus próprios pedaços:


Alecrim: separe alguns galhos de alecrim e coloque em um copo com água. Troque a água de dois em dois dias e depois de uma semana estará pronto para plantar. Alecrim é ótimo para fazer marinadas, temperar batatas e até fazer chá.


Manjericão: assim como o alecrim, basta que você coloque na água e plante ao final de uma semana. Manjericão vai muito bem como molho de tomates e dependendo da produtividade, você pode fazer um belo Pesto!


Cebolinha: O mesmo processo, a única diferença é que com a cebolinha você deve deixar o copo em um lugar que pegue sol. Você deve cobrir com água apenas a parte branca da cebolinha, cerca de 2,5 cm. É um ingrediente muito versátil, ótimo para os preparos triviais do dia-a-dia.


Hortelã: basta separar algumas hastes e cortar cerca de 10 cm do comprimento. Em poucos dias na água as raízes vão começar a aparecer e suas mudas estarão prontas para o plantio. Hortelã é um ótimo tempero para comida árabe, sucos refrescantes e sobremesas.


Cuidados


Cada planta possui cuidados muito específicos. É bom procurar saber qual o tipo de rega ideal para as plantas que você selecionou. Em geral prefira a rega no final da tarde, quando a incidência de luminosidade for bem baixa. O calor do sol pode cozinhar as plantas caso decida regá-las durante o dia.


Caso tenha esquecido de regar as plantas no dia anterior e só se deu conta durante o dia seguinte, espere o fim da tarde para realizar a rega.


Plantar é um exercício constante de observação e experimentação. Identifique as causas de seus problemas exercitando a observação de suas plantas. Às vezes elas não se adaptaram ao local escolhido, suas raízes não possuem espaço para crescer, não se deram bem com uma espécie plantada em conjunto, você está molhando muito, ou pouco.


Mas tenha sempre em mente que os cuidados e a preocupação valem à pena. Não existe sentimento mais gratificante do que colher os seus próprios alimentos e saber que eles estão livres de pesticidas e agrotóxicos.


Continue praticando a terapia de hortas caseiras para pegar a prática e se maravilhar com os resultados.






Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?