É possível fugir do ferro de passar roupas?

Blog Harpyja

É possível fugir do ferro de passar roupas?

( 24 )

É possível fugir do ferro de passar roupas?

Para alguns, passar roupa é "terapia", mas para a maioria das pessoas com quem eu já conversei sobre o assunto, ouvir um adjetivo positivo acompanhado dessa tarefa é muito raro... eu me incluo nesse grupo!

O ferro de passar existe desde antes de usarmos a eletricidade, quando colocavam carvão para aquecer sua chapa. Por ser eficaz e ter custo baixo, ele ainda é a primeira opção para a maioria das pessoas na hora de desamassar as roupas. Mas o processo de passar roupas com o ferro é um trabalho dispendioso. É necessário habilidade para desamassar um lado da roupa sem amassar o outro lado e também é muito importante ter noção das características dos tecidos a serem passados. Quem já não queimou uma peça de roupa quando foi passar?

O que causa Rugas nas roupas?

Quando aplicamos calor ou umidade em uma roupa de algodão, as uniões das fibras do tecido "relaxam" entre elas. Caso as fibras sejam forçadas a mudar de posição (dobrando o tecido por exemplo), elas permanecerão dobradas, criando a ruga. Sendo assim, qualquer processo que envolva água ou calor pode contribuir para gerar ou remover as rugas.

Para aqueles que querem ser criativos, é possível remover rugas de roupas de inúmeras maneiras, basta conseguir expor o tecido ao calor ou umidade.

  • É possível usar uma chapinha ou secador de cabelos.
  • Pode-se expor a roupa ao bafo da chaleira ou colocar o tecido embaixo de uma panela.
  • Dá para pendurar a roupa em um cabide no banheiro para deixá-la exposta ao vapor do banho.
  • ...Esta lista pode ser longa, basta pensar em algo que envolva calor e água
Mas no dia a dia grande parte dessas alternativas são inviáveis... Quanto tempo será que leva para passar uma camisa com a chapinha de cabelos? Quem realmente vai segurar uma calça sob uma chaleira para tirar rugas?

Sendo assim, com os equipamentos que temos hoje no mercado, o que é mais prático para remover as rugas, considerando o ferro de passar como a última alternativa? 

Secadora de Roupas

Apesar de ser um produto caro, ele tem muitos benefícios e um deles é desamassar roupas. Combinando calor e umidade, a secadora tem os dois elementos para ordenar a fibra das roupas. Basta seguir algumas regrinhas para que as roupas saiam praticamente prontas para guardar:

  1. Depois de tirar as roupas da máquina de lavar, solte-as umas das outras. Muita gente simplesmente pega o bolo de roupas da máquina de lavar e transfere para a secadora. Além de demorar mais para secar, a roupa tem grande chance de ficar amassada durante a secagem. Para aqueles que possuem uma "lava e seca", façam só a lavagem. Tirem a roupa do produto, desprenda umas das outras e aí coloque de volta para secar.
  2. Deixe espaço para que as roupas possam tombar na secadora. Normalmente as roupas molhadas ocupam mais espaço quando secas, então é importante que elas não se apertem dentro da secadora quando estiverem secando.
  3. Retire as roupas da máquina assim que terminar o ciclo ou 5 minutos antes de concluir (quando o produto está realizando o resfriamento da roupa).
  4. Pendure as roupas imediatamente após tira-las da máquina. Lençol de cama é bom colocar na cama assim que sair da secadora.
Fazendo esses passos, quase toda a roupa sairá desamassada. Se você  não estará em casa quando o ciclo terminar, prepare o tempo de secagem para deixar a roupa levemente úmida. Isso fará com que ela não fique com cheiro e quando voltar para casa pode realizar a finalização da secagem.

Passadeiras a vapor

Para aqueles que sofrem com a tábua de passar, a passadeira de roupas a vapor é uma ótima alternativa. Esse produto também é chamado de vaporizador ou "steamer". Ainda não é muito difundido, mas não deixa de ser útil.

Olhando de uma forma simplista, a maioria dos vaporizadores é uma chaleira com um direcionador do vapor. Basta passar o direcionador ao redor da roupa pendurada em um cabide que o tecido desamassa.

O produto tem dificuldade de desamassar roupas pesadas como uma calça jeans, mas se os tecidos forem bem estendidos em um varal, é possível remover as rugas de quase tudo. Além disso, o uso de passadeiras a vapor elimina a preocupação de qual o tipo de tecido está sendo desamassado. Além de usar a água como resfriamento do tecido, os vaporizadores trabalham com temperaturas inferiores ao ferro de passar.

Para aqueles que raramente vêem a necessidade de passar suas roupas, um vaporizador portátil é um ótimo item. O produto é fácil de carregar e em menos de dois minutos é possível ligar e passar uma camisa.

Agora, se você passa grande parte das suas roupas, a melhor alternativa seria a passadeira a vapor em tamanho grande. Esses steamers normalmente possuem rodinhas para serem carregados e conseguem gerar vapor por mais de uma hora contínua. O processo de passar é o mesmo da portátil e depois de aquecido fica fácil passar várias camisas seguidas.

Outras Alternativas

Há outras alternativas fora do Brasil como o LG Styler, que é um armário com vapor onde a roupa é chacoalhada para soltar as fibras no processo de desamassamento. Outro produto feito fora do Brasil é o Whirlpool Swash, que também através de vapor remove rugas e adiciona um "cheirinho" à roupa. Esse tipo de produto tem muita dificuldade de aderir ao mercado pois além de ocupar um espaço grande e ser caro, muitas vezes não traz toda a praticidade esperada. Acaba virando um entulho em casa.

Lembre-se que há tarefas que nenhum desses produtos além do ferro consegue executar com a mesma eficácia. A adição de vincos as roupas é um deles. Esses frisos são amassados intencionais, e não há forma mais fácil de amassar uma roupa que colocar um peso sobre o tecido dobrado! Outra vantagem do ferro é na remoção daquelas dobrinhas em barras de camisetas.

Caso o ferro seja realmente indispensável para você, seguem aqui algumas sugestões para reduzir um pouco do sufoco dessa tarefa:

  1. Sempre estique as roupas antes de pendurá-las. Quanto menos amassada estiver a roupa no varal, menos amassada ela ficará depois.
  2. Sempre que possível, busque roupas com uma mistura de algodão com poliester. Uma mistura de 65% algodão com 35% de poliester ainda parece 100% algodão, respira bem e é muito bom para passar. Em países como os Estados Unidos, onde praticidade é um lema forte, muitas marcas boas de camisa trabalham com 60% algodão e 40% poliester.
  3. Avalie se realmente vale a pena passar a maioria das roupas de cama de sua casa. Muitas vezes isso é  apenas um hábito adotado, mas quando experimentar, pode não fazer tanta diferença assim.
  4. Pendure grande parte de suas roupas ao invés de dobrá-las em gavetas. Quando a roupa estiver seca no varal e for trazida para o cabideiro, durante o período que está no armário pode reduzir as rugas e caso não esteja do jeito que quer, aí vale usar a técnica do banho para remover o amassado remanescente ;-)
 


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?