Centrífuga: Benefícios e Consumo de Energia Elétrica

Blog Harpyja

Explorando a Centrífuga: Benefícios, Extração de Água e Consumo de Energia

( 12 )

Explorando a Centrífuga: Benefícios, Extração de Água e Consumo de Energia

A centrífuga é um produto muito simples que serve para extrair a água das roupas depois de lavar,  comumente usado por aqueles que têm uma máquina de lavar semi-automática em casa. 

Essas máquinas, comumente chamadas de tanquinho, somente batem a roupa e não executam a centrifugação. Em muitos países têm máquinas de lavar com duas “bocas” onde um lado é o tanquinho e no outro lado é a centrífuga. Tudo em uma peça só. É comum esse tipo de configuração na Índia. 

Explorando a Centrífuga

Aqui no Brasil as peças são vendidas separadamente, o que em muitos casos é um ponto positivo, pois há vantagens de se ter uma centrífuga até mesmo quando tendo uma máquina de lavar roupas. 

Como no Brasil a maioria das máquinas de lavar roupas são de carregamento superior, a velocidade de centrifugação desses produtos é muito baixa, deixando a roupa muito úmida depois de centrifugar. 

Velocidade de Centrifugação

As centrífugas mesmo com estruturas simples e poucos componentes atingem velocidades de centrifugação muitas vezes até mais altas do que as melhores lavadoras de tombamento do mercado! 

Tipicamente as máquinas de lavar de carregamento superior atingem em torno de 500 a 900 rotações por minuto (RPM). São raras as que atingem 1000RPM, e atualmente no Brasil acho que não tem nenhuma no mercado.

As máquinas de tombamento normalmente centrifugam acima de 1000RPM, girando em torno de 1000 a 1400RPM (raramente tem uma que atinge 1600RPM).

As centrífugas variam, mas normalmente  trabalham acima de 1000RPM, e frequentemente atingem mais que 1600RPM!

Extrair água através da centrifugação é o meio mais barato e rápido de secar a roupa. Sendo assim, quanto mais for possível extrair de água, mais rápido será o processo no varal e se for usar a secadora, muito menos energia e tempo será consumido na secagem. 

Experimento Prático: Extração de Água

Para demonstrar a eficiência de extração de água da centrífuga, fizemos um teste comparativo usando uma máquina de carregamento superior (Top Load) uma de carregamento frontal (Front Load) e uma centrífuga. 

A lavadora de carregamento superior utilizada é simples atingindo velocidades baixas. Há máquinas que atingem velocidades muito maiores no mercado, mas a nível de experimento é o bastante. 

A lavadora de carregamento frontal é uma LG VC2, uma das Lava e Seca mais modernas do mercado atualmente. Atinge 1400 rotações por minuto durante a centrifugação.

Tabela de velocidade

A centrífuga usada foi a Colormaq com cesto de inox. Por sinal, logo vamos fazer a avaliação dela para detalhar o produto, mas já adianto aqui que ela atinge 1700 rotações por minuto em vazio e 1660 rotações quando carregada. A capacidade máxima para lidar com toalhas foi 2,5kg e isso foi o fator determinante para montar o teste. A foto abaixo é o cesto com 2,5 quilos de toalhas secas.

Centrifuga

Para todos os testes foi usada a mesma máquina (Top Load) para realizar o ciclo de lavagem e depois colocamos nas diversas máquinas para a realização da centrifugação. 

Quando concluído o ciclo completo na Top Load a carga final, depois de centrifugada, saiu pesando 5 quilos. Depois de colocada na centrífuga por mais 5 minutos saiu pesando 3,95 quilos. Ou seja, foi possível remover mais 1 litro de água da roupa!

Tabela de peso final

Quando fazendo o mesmo procedimento usando a front load, no fim do ciclo a front entregou a roupa com 3,9 quilos. Colocando essas toalhas na centrífuga por mais 5 minutos, extrai somente mais 100 gramas de água. 

Para fechar o comparativo, colocando a carga molhada direto na centrífuga e rodando por 5 minutos, no fim atingiu 4,2 quilos. Deixando por mais 5 minutos, atingiu 3,8, e por mais 5 minutos bateu 3,7. Ou seja, deixando a centrífuga funcionando pelo tempo equivalente à centrifugação da Front Load, o resultado de centrifugação é basicamente o mesmo! 

É interessante que depois do produto estar na velocidade máxima, a extração de água é lenta. Os últimos 5 minutos centrifugando tiraram somente 100 mililitros de água. 

Algo intrigante é que mesmo a centrífuga tendo um diâmetro muito menor que a front load, quando as duas centrifugam em velocidades próximas, o resultado de extração de água é parecido. O diâmetro da Front Load é muito maior e por consequência a força centrífuga é muito maior. Em teoria deveria remover mais água. 

Aí vem minha suposição: Nesse caso o fator que entra na jogada é a pressão da roupa sobre a outra. Como a carga é a mesma e 2,5kg de roupa se distribuem muito mais na máquina maior, quando dentro da centrífuga as roupas se espremem entre elas contra a parede do cesto, fazendo com que se extraia mais água mesmo havendo uma força radial menor. 

Mas deixo aqui para vocês colocarem suas suposições e teorias nos comentários abaixo.

Experimento Prático: Consumo

O consumo de energia para extrair água de roupas através da centrifugação é algo extremamente baixo, quase desconsiderável. Em compensação o consumo de energia para a extração de água através da secadora é altíssimo. Para mostrar isso na prática foram feitos dois testes. 

Um teste foi coletar o consumo de energia centrifugando na centrífuga por 10 minutos e documentar o peso da carga no fim desse processo. O outro teste foi colocar a carga em uma secadora (ciclo de secagem da LG VC2) por uma hora e analisar o consumo e a perda de peso nesse processo. Em ambos os testes antes de colocar na secadora a carga foi lavada e centrifugada na máquina de carregamento superior (Top Load). 

O gráfico abaixo mostra o consumo durante o processo dos dois testes. 

gráfico de consumo

Depois de 10 minutos a centrífuga extraiu 1,2 quilos de água, enquanto a secadora depois de uma hora funcionando extraiu 700 gramas de água. 

Comparando o consumo de 0,025 kwh da centrífuga com os 0,9 kwh da secadora, dá para se dizer que a centrífuga extrai quase o dobro de água em ? do tempo consumindo 35 vezes menos. Isso mostra o quanto mais barato e mais rápido é a extração de água usando a força centrífuga.

Caso hoje você tenha uma Top Load em casa e use uma secadora em conjunto, vale ter uma centrífuga, pois a cada secagem estará consumindo mais de R$1 somente para trazer a umidade da roupa para o estágio em que estaria se fizesse a centrifugação na centrífuga. E isso é usando essa carga de 2,5 quilos como base. Se for calcular para uma carga maior, pode ser que chegue a gastar até mais de R$2 por secagem. 

Para aqueles que não tem muito onde estender as roupas, acabam ficando na sombra sem ventilação, extrair mais água na centrifugação é crucial para evitar roupas com cheiro de “cachorro molhado”. Nesses casos uma centrífuga pode ajudar muito. 

Para aqueles que comumente estão torcendo panos de chão no tanque, a centrífuga é muito boa, pois assim que fecha a tampa, parte na velocidade máxima e extrai muito mais água que uma boa torcida. Mesmo fazendo uma boa força, quando torcendo extraímos menos do que o equivalente a uma máquina centrifugando a 600RPM. 

O incômodo é o tamanho da centrífuga. Normalmente não cabe mais que 4 quilos de roupas secas. É também um item a mais na lavanderia, e muitas vezes esse espaço é precioso. Para aqueles que tem uma lavadora, é um passo a mais no processo, pois depois de lavar e centrifugar na máquina, ainda estará adicionando o passo de colocar na centrífuga. Enfim, tem vários pontos negativos junto com os positivos. Agora se for pensar no consumo, economia de tempo de secagem, é um item interessante. 


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?