Hidroponia caseira: saiba como cultivar.

Blog Harpyja

Hidroponia caseira: saiba como cultivar.

( 12 )

Hidroponia caseira: saiba como cultivar.


A hidroponia caseira é uma maneira alternativa de cultivo que é muito eficiente para pequenos espaços. O cultivo sem solo, como é chamado, pode ser feito em espaços pequenos como varandas ou quartos ociosos.


É importante que o espaço possua uma boa incidência de luminosidade e que você possua um sistema para o cultivo. Você pode construir o seu sistema do zero ou adquirir um pronto.


No sistema, a água flui pela tubulação  para oxigenar a horta hidropônica e facilitar a absorção de nutrientes pelas plantas. O cano recomendado é à partir de 75mm, para que os orifícios abriguem as plantas e sua raízes.


Como fazer?


Utilize uma broca circular para fazer os buracos, que devem ter um pouco de espaço entre um e outro para dar espaço para as plantas, que também crescem para os lados. Coloque as plantas dentro de copinhos plásticos descartáveis com o fundo furado, antes de posicioná-las nos buracos do sistema.


O chamado circuito, é uma ligação de vários canos que interligados fazem com que a água caminhe entre o sistema. Fazendo a conexão entre os canos por divisões do tipo "joelho" e "cotovelo" é possível utilizar a própria gravidade para que a água dos canos superiores desça e chegue até os canos de baixo.


Hidroponia caseira saiba como cultivar.


Sistemas formados por uma ligação entre os canos podem ser fixados na parede com o auxílio de braçadeiras de metal. Ocupar um parede com um sistema de hidroponia é uma escolha muito sensata para quem não dispõe de tanto espaço.

Você deve optar por uma bomba, para fazer com que a água circule entre o seu sistema e renove a fonte de nutrientes e realize a higienização correta. A bomba deve ser de baixa potência, visto que uma bomba muito potente faria a solução circular muito rapidamente, chegando a danificar as raízes.

Bomba de agua para Hidroponia caseira



Na hora de adquirir a bomba, leve em consideração a altura do duto em que a água vai circular. Ela vai ser responsável por transferir a solução nutritiva do tanque para a raiz das plantas. Consulte as informações da bomba para ver se ela possui a potência necessária para empurrar a água até a altura em que vai posicionar o(s) duto(s). Você pode verificar essas informações junto ao fabricante ou na embalagem do produto.

Caso você decida  fazer um sistema pequeno e plano, não esqueça de posicionar os canos com um leve desnível entre um e outro. O desnível é necessário para fazer a água circular com mais facilidade, mas não pode ser muito grande para não danificar as raízes.

No esquema abaixo, fica fácil visualizar a disposição de todos os componentes necessários para compor seu sistema hidropônico caseiro. Um dreno deve ser posicionado na saída do último cano de plantação para que tenha vazão para o reservatório, e assim forme um sistema cíclico.

Um temporizador pode também ser utilizado para realizar o acionamento automático da bomba, para que não haja a necessidade de ela permanecer o dia todo ligada.


sistema nft



Nutrientes necessários


A solução nutritiva é peça fundamental para o desenvolvimento das plantas do seu sistema. É dela que as plantas vão tirar todos os nutrientes necessários, já que não temos compostos sólidos envolvidos.


O Ph da solução nutritiva é muito importante, já que elas não suportam phs abaixo de 3,5 e tem seu desenvolvimento pleno entre 5,5 e 6,5.


Para monitorar o ph, um medidor é extremamente necessário. Com ele você pode ter a certeza de que não está comprometendo a saúde de suas plantas.


Medidor de Ph



A condutividade elétrica da solução é outro ponto que deve ser constantemente monitorado. Com o desenvolvimento das plantas, elas vão consumindo a solução de nutrientes até o ponto de determinada solução não ser mais eficiente.


Os sais que possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica, são os nutrientes. E com o auxílio de um condutivímetro você pode saber se a solução em uso precisa ser trocada.


Medidor de ph



Para saber os valores de referência, você deve realizar a medição da condutividade em uma solução recém preparada. Com o valor base, você consegue saber quando o índice de condutividade está baixo e realizar a troca.


As soluções nutritivas podem ser adquiridas em casas especializadas e devem ser diluídas na proporção conforme a embalagem sugere. Você pode adquirir as soluções também na internet, a Hidrogood vende fracionadamente, conforme a sua necessidade. Abaixo você encontra a loja online deles.


Kits de hidroponia


Os kits são a opção ideal para quem busca uma opção mais prática na hora de realizar o cultivo pelo método hidropônico. Eles são portáteis e vem com todos os acessórios para começar o cultivo.


O Kit da Hidrogood é um dos mais famosos do mercado e vem acompanhado de manual de montagem detalhada e cartilha de utilização. Eles enviam para o país todo e já vem com a bancada em plástico para sustentação do sistema,kit de solução nutritiva e sementes.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?