O que são casas ecológicas e seus impactos na atualidade?

Blog Harpyja

O que são as casas ecológicas e quais seus impactos na atualidade?

( 6 )

O que são as casas ecológicas e quais seus impactos na atualidade?


As casas ecológicas sempre foram pauta de revistas de arquitetura e decoração. Elas mexem com o imaginários das pessoas, afinal quem não gostaria de morar em uma casa guiada pelo aspecto da sustentabilidade ambiental e que ao mesmo tempo fosse deslumbrante?


O ser humano gosta de dar utilidade para as coisas, sempre foi assim. E quando a criação transpassa os aspectos utilitários e adentra a esfera do bem-estar, aí cruzamos o que tange a necessidade, em sua característica mais bruta:


As casas atravessam a liminar até então conhecida de abrigo, morada, residência, para se misturar à camadas mais intrínsecas da simbiose estrutural com a natureza e os pontos de intersecção que nos conectam com a vida.


E quando nos referimos a vida, estamos falando dos elementos essenciais à manutenção dela. A luz do sol, as plantas, o oxigênio, temperatura, a água. É aí que as casas ecológicas entram como um grande projeto de futuro.


Fazemos mal uso dos materiais empregados na construção civil. Não aproveitamos bem a orientação dos terrenos, a canalização do ar, da incidência de luminosidade e outros fatores que se fossem melhor observados, renderiam excelentes resultados para nós e para o meio-ambiente.


Imagine um projeto que valorizasse a luz ambiente para redução do consumo energético, com janelas e basculantes que seguissem a orientação dos ventos para reduzir a utilização de ventiladores e ar-condicionado. Varandas e beirais capazes de criar sombra ao redor da casa para minimizar o emprego de materiais isolantes térmicos.


Os próprios "cobogós" que tem voltado a ser uma tendência estética nos projetos, foram desenvolvidos originalmente para amenizar as condições climáticas das casas nordestinas. Ficaram ainda mais populares depois de Oscar Niemeyer utilizar em vários projetos e agora ressurgem como reafirmação da identidade cultural.


São apenas um exemplo de artifício que proporciona uma maior eficiência energética.


Sala ecológica decorada

fonte: Rústicos del Favero


Para tentar esclarecer algumas questões das moradas ecológicas, entrevistamos Filipe Boni, arquiteto dedicado à projetos sustentáveis e CEO do Ugreen, uma plataforma que visa a capacitação de profissionais dentro da temática da sustentabilidade.

Na sua visão profissional, o que são as casas ecológicas?

Uma casa ecológica é uma casa que tira partido da natureza para propiciar maior conforto e gerar menores impactos ambientais. Leva-se em conta, por exemplo, a insolação para a definição da orientação, aberturas em locais adequados para tirar maior proveito da ventilação, etc.

É acessível construir uma casa ecológica atualmente?

Totalmente. Dados diversos por todo o mundo, como o "The Cost of Green Revisited", apresentam que quando o projeto é realizado com o partido arquitetônico correto desde o início ele pode ser realizado por praticamente o mesmo valor que uma residência convencional, com o benefício de ser mais econômica a longo prazo, que é onde estão os maiores gastos. Resumindo, construir de forma ecológica pesa menos na conta se levarmos em conta o uso e ocupação.

Como aplicar a sustentabilidade à uma obra?

Começa na fase de projeto. Ela é que vai definir se uma obra será realmente sustentável. A obra até pode ser sustentável em seus processos isolados, mas sem um projeto adequado os benefícios serão muito poucos quando comparados ao benefício geral de um projeto pensado desde o início.

A localidade influencia muito na construção de uma casa ecológica, quais as alternativas para grandes centros urbanos?

Existe uma visão errônea que uma casa ecológica deve ser construída longe dos centros urbanos. Porém, dados apresentam que construir em centros urbanos ajuda a otimizarmos o transporte coletivo, a densidade urbana, e não prejudicarmos ambientes virgens, evitando o aumento da estrutura urbana. Portanto, construir ecologicamente independe de localidade já que existem estratégias bioclimáticas adequadas para quaisquer realidades, e elas serão ainda mais ecológicas se sinergizarem com o entorno.

Os profissionais de arquitetura e construção civil têm sugerido projetos com a sustentabilidade aplicada, ou a realidade ainda é um pouco utópica?

Existem diversos níveis. A aplicação é cada vez mais presente no uso de estratégias isoladas e de forma mais rara com o uso de simulações computacionais para nortear o projeto da maneira certa desde o início. O que sentimos é que os softwares ainda são caros, inacessíveis e poucos analisam todas as vertentes (energia, iluminação, conforto térmico, etc) de forma holística, prejudicando o processo. Mas é uma evolução que é inevitável, e cada vez mais teremos facilidade na aplicação das estratégias em nossos projetos.


Para quem quiser saber mais sobre a temática, o blog da Ugreen possui muito conteúdo especializado e aborda uma gama gigantesca de assuntos que se relacionam com a sustentabilidade aplicada à projetos arquitetônicos.

Continue acompanhando nossas redes para mais conteúdo sobre sustentabilidade.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?