O valor dado a Páscoa é o mesmo dos ovos de chocolate?

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O valor dado a Páscoa é o mesmo dos ovos de chocolate?

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O valor dado a Páscoa é o mesmo dos ovos de chocolate?


A Páscoa está aí, e junto com esse feriado adocicado, os preços amargos batem no nosso bolso. Se você tem filhos pequenos, então esse blog vai ser bastante útil para você.


A questão a ser tratada é: vale a pena gastar um preço elevado, em um doce com menos quantidade, e mais design e brinquedos?


Você já tirou um momento de sua vida para comparar os preços de ovos de chocolate com uma barra da mesma marca em questão? O resultado pode te surpreender. O que faz com que esse chocolate (da mesma marca) se torne tão caro? Isso envolve diversas questões de nossa cultura, como o abuso de marcas em cima de feriados, por terem a certeza de que os consumidores vão fazer o que fazem de melhor: consumir.


De onde vem o ovo?


Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Talvez tenha sido o coelho. Essa criaturinha se tornou responsável por todo contexto histórico deste feriado cristão por ser um animal que representa a fertilidade, o nascimento e a esperança. Logo, o coelho representa a ressurreição de Cristo, o ovo representa a vida.


Os ovos entraram na história quando se tornou costume cozinhar ovos de galinha e decorá-los para comer e comemorar a fertilização do solo. O chocolate aparece na história simplesmente como uma questão cultural, e pela popularização do ingrediente.


O verdadeiro significado da Páscoa.


Espero mudar a sua visão sobre o significado da Páscoa, que não se trata apenas de ovos açucarados com brinquedos. O feriado é cristão, mas cada religião comemora do seu jeito, não significante em todas a ressurreição de Jesus. Os espíritas, por exemplo, comemoram a data por ser uma época de renovação espiritual e interna. Para os Judaicos, a data representa acontecimentos de milhares de anos atrás, quando os Judeus foram libertos dos cativeiros do antigo Egito.


Uma coisa é certa: ovos de chocolate não são (ou não deveria ser) o foco para qualquer uma dessas religiões. O significado pode ter sido perdido ao decorrer dos anos, tornando-se um feriado comercial, em que o único objetivo se concentra em: vender mais ovos de chocolate, com preços maiores todo ano. Afinal, muitas pessoas pensam: É só uma vez no ano, então por que não comprar, não é mesmo?


Quem é o culpado pela perda de essência da Páscoa?


Por mais que as marcas tenham parte da culpa nessa história toda, elas não são as únicas vilãs. Na verdade, algumas marcas já vem tomando um caminho diferente para que o consumidor faça a sua escolha de maneira independente, por sua conta e risco, e com a consciência de que está comprando um produto muito mais caro que o comum, sendo uma escolha única do comprador. É o caso do Kit Kat, que neste ano de 2019 está posicionando as barras de chocolate ao lado dos ovos deles mesmos, para que o consumidor consiga enxergar facilmente a diferença de preço, e faça a sua escolha. A marca joga as informações, mas a decisão final depende unicamente de quem compra.


Fizemos uma pesquisa em um dos grandes mercados aqui de Curitiba, e analisamos as diferenças mais impactantes entre os preços dos chocolates.


Um exemplo muito visível como isso ocorre com grandes famosas marcas, é o caso do Sonho de Valsa. O Festval divulgou em seu caderno de promoções de abril, disponível em seu site, o valor de um ovo de 330gr: R$34,90. Ao mesmo teor, um pacote de bombons de Sonho de Valsa com 1kg custa R$29,90. Consegue notar a diferença?


Preço de bombom e ovo de chocolate
Fonte: Caderno Promocional Festval Páscoa 2019

Deixando mais claro, se fôssemos somar quantos ovos de 330gr seriam necessários para atingir a mesma massa do pacote de 1kg, seriam aproximadamente 3 ovos, totalizando 990gr. O valor total disso é de R$104,70! Convenhamos, entre um pacote que custa R$29,90 para um total de 3 ovos há mais de cem reais, a diferença fica tão clara que chega a doer o bolso, não é?

Criamos uma lista para tornar o efeito mais visual, com alguns valores que podem chocar você, leitor e consumidor de chocolate.

Comparação de ovo de pascoa com quantidade

Mas por que tão caro?


O valor deste produto é explicado pelo simples fato de sua produção. Custa mais caro fazer um ovo de chocolate fino e frágil, do que uma barra maciça. Seu transporte de fábrica para lojas também é diferenciado, exigindo mais cuidado para não quebrar os ovos.


Inclusive, essa é uma desculpa que muitas pessoas usam para pagar mais barato em mercados e lojas: quebrar o ovo e falar que já veio assim para pagar menos. Isso é errado, gente. Não façam isso. Temos boas soluções aqui nesse texto, é só continuar lendo ;)


Como convencer as crianças?


As crianças podem ser difíceis, e ter uma cabeça muito dura após decidirem o que querem. Você pode pensar que as marcas se dedicam muito ao fazer um design de ovo de chocolate com brinquedos dentro para agradar as crianças. Claro, todas as crianças ficam bem surpreendidas. Mas a publicidade não entra aqui para atingi-las.


Quem tem o poder aquisitivo de comprar um ovo caríssimo, com pouco chocolate e um brinquedinho?


Exatamente, não são as crianças.


Neste contexto, as marcas atingem as crianças sim, mas de maneiras estratégicas (exposições no mercado, embalagens chamativas) para que elas recorram aos verdadeiros clientes daquela marca: os que possuem dinheiro para comprar. Um grande exemplo disto, é a marca Kit Kat, que incluiu um fone de ouvido em seus ovos de Páscoa há alguns anos atrás. O ovo pesava 340gr e custava cerca de R$74,90.


Ovo KitKat

A palavra aqui é negociação. As crianças possuem um forte poder para negociar, contanto que fique claro que ela sairá beneficiada da proposta. Você quer um ovo pequeno com um brinquedo simples ou uma cesta enorme recheada de chocolates e brinquedos? A criança sabe identificar qual opção é mais prazerosa - a cesta. E agora, como fazer isso valer a pena? Como gastar menos em uma cesta muito mais completa que um ovo de mercado?


Alternativas que compensam a todos


Um nicho que vem crescendo no Brasil nos últimos anos são os ovos de colher. Trata-se da metade da casca de um ovo de chocolate, com recheios diferentes até a boca e mais artefatos, como brigadeiros, bombons, brinquedos e confetes.


É importante ressaltar que essa é uma atitude culinária que reforça o conceito de apoiarmos a comida local, o movimento slow food. Se você não sabe o que é isso, já falamos sobre esse assunto aqui.


Resumidamente, é o apoio da comida local, o conhecimento de quem faz sua comida, e de onde vem esses ingredientes. Um movimento de pessoas que ajudam pessoas através da cultura da comida de boa qualidade.


Os ovos de colher costumam pesar muito mais que ovos de mercados. Enquanto um ovo de 150gr pode chegar a custar R$70,00, um ovo recheado de 250gr varia entre R$25,00 a R$40,00. O preço alterna muito, pois depende de quem faz o ovo, o tipo de recheio que utiliza, a decoração, os extras… mas o preço não passa muito disso. E se passa, é por ter algum recheio em particular que faz ele valer mais, e acaba compensando mais de qualquer maneira.


Ovo gourmet
Fonte: Ná Cozinha


Ovo gourmet
Fonte: Pinterest


O bom desse serviço é a versatilidade. Você pode escolher o tamanho dos ovos, que variam entre 150gr, 250gr, até 500gr ou mais. Cada pessoa que produz, faz do seu jeito, trazendo inovações e sabores incríveis.


Rechear uma cesta com alguns desses ovos, brinquedos e guloseimas seria uma boa ideia, não acha? Compensaria e renderia muito mais que um simples ovo de mercado.


Conclusão


A Páscoa tem grandes e vários significados, mas o preço abusivo para pouca entrega das marcas em relação aos ovos de chocolate, não fazem muito sentido. Alternativas com um custo-benefício gritante existem de sobra, precisamos repensar como queremos presentear as pessoas que gostamos apenas para dar um sentido a esta data comemorativa. Quebrar o padrão de ovos de mercado para opções que condizem entre qualidade e valor é o primeiro passo, além de todos saírem mais satisfeitos com seus presentes, com um produto mais saciável e de maior rendimento.


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Sobre o autor

Renan Cordeiro Kieski é formado em Publicidade e Propaganda, amante das artes visuais, focado no ramo da fotografia e da comunicação publicitária. Escritor independente, apaixonado por histórias escondidas esperando para serem escritas e lidas. Atualmente trabalha na Harpyja no ramo de marketing digital, exercendo a profissão de redator, designer e fotógrafo.

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