Os quatro métodos de lavar roupas atualmente

Blog Harpyja

Os quatro métodos de lavar roupas atualmente

( 119 )

Os quatro métodos de lavar roupas atualmente.

A forma de lavar roupas está continuamente evoluindo desde que começamos a usar vestimentas para nos proteger. E olha que ainda há lugares onde lava-se roupas na beira do rio arremessando os artigos contra a pedra! É interessante ver como os aprimoramentos vieram.

Logo trarei mais sobre esse assunto, mas hoje a ideia é passar pelas tecnologias presentes no mercado atual. Atualmente há quatro métodos de lavagem sendo usados nos produtos brasileiros: turbilhonamento, agitação com agitador alto, agitação com agitador baixo e tombamento.

Turbilhonamento

Esse é o principal método utilizado nas máquinas semi-automáticas (tanquinhos) e nas máquinas automáticas mais simples. Estas lavadoras possuem um prato com algumas saliências no fundo do cesto (para as lavadoras) ou do tanque (para os tanquinhos) que rotaciona durante a lavagem para movimentar a água.

Esses produtos possuem motores fracos. Eles são feitos para movimentar a água e não a roupa em si. Por isso que os pratos são bem baixos com pequenas lombadas, para evitar de carregarem muita carga. Neste método se utiliza muita água para a roupa poder estar livre durante a lavagem.

O prato (impulsor ou impeller) precisa atingir velocidades altas para causar um movimento de turbilhonamento na água. Esse "redemoinho" na água ajuda as roupas a se esfregarem umas nas outras, dobrando as fibras e gerando atrito para desgrudar as sujeiras.

Esse tipo de máquina normalmente possui um sistema de recirculação para favorecer a diluição do sabão e coleta de fiapos. Embaixo do prato há algumas aletas que funcionam como uma bomba de água. Quando o prato gira a água é empurrada por um canal na parede do cesto ou tanque e essa água é jogada sobre o topo das roupas.

Nas máquinas semi-automáticas o circuito elétrico é mais simples e tipicamente esses produtos só giram o motor para um lado. Gerando o turbilhonamento somente em um sentido favorece o embolamento das roupas. Em muitas situações isso não é um problema, mas dependendo do caso é possível ocorrer danos às roupas.

Nas máquinas automáticas, lavadoras que também centrifugam as roupas, o produto gira o prato em um sentido e depois de alguns segundos rotaciona o prato no sentido oposto. Isso não evita totalmente o embolamento, pois o sistema de turbilhonamento já é propício de gerar massarocas, mas se bem projetado pode trazer muito menos problemas que a rotação em um só sentido.

Seguem aqui alguns modelos de máquinas de lavar por turbilhonamento: Mueller automática, Mueller semi-automática, suggar semi-automática

Agitação com agitador alto

O segundo método é a agitação com agitador alto. O movimento das roupas neste método é bem diferente da lavagem com agitador baixo. Apesar dos dois serem agitação,  são métodos diferentes.

O agitador alto é uma peça que vai do fundo do cesto até quase o topo. Ele possui uma base larga que ocupa mais da metade do fundo do cesto. Nessa base há saliências para esfregar as roupas. Em sua extensão para cima o "pescoço" do agitador fica mais estreito que o fundo. Essa parte tem o intuito de lavar, mas ao mesmo tempo tem o propósito de trazer as roupas para o centro e com os golpes no sentido horário e anti-horário favorecer o movimento das roupas para o fundo do cesto.

Sendo assim, as roupas lentamente vão tendo sua chance de passar pelo fundo do agitador para ganhar uma boa "esfregada". O fluxo da roupa é basicamente do topo próximo ao agitador até o fundo do cesto e assim que passa pelo fundo, começa a retornar para o topo beirando a parede. Claro que isso é uma generalização. Há uma complexidade grande no movimento desses tecidos por terem pesos diferentes, tamanhos diferentes, densidades diferentes e etc.

Para que as máquinas de agitador tenham uma eficiência de lavagem boa, é preciso que haja água o bastante para o agitador conseguir movimentar a roupa. É necessário que as roupas estejam praticamente submersas para também não haver excesso de atrito do agitador. Muito atrito pode causar danos as roupas no processo de lavagem então esse equilíbrio é importante.

Seguem aqui alguns modelos de máquinas de lavar com agitador: Electrolux, Brastemp.

Agitação com agitador baixo

Esse método de lavagem é relativamente novo e anda ganhando mais espaço no mercado. Ele surgiu por volta de 20 anos atrás quando as máquinas com motores controlados começaram a se difundir pelo ocidente.

O agitador baixo é um prato, parecido com um impeller, mas com saliências mais agressivas para realmente movimentar a roupa. Diferente das máquinas de turbilhonamento os motores das máquinas de agitador baixo são fortes e possuem uma eletrônica complexa. Essa eletrônica é necessária para que seja possível manipular com precisão o golpe do agitador.

As máquinas tradicionais de agitador funcionam com um motor liga/desliga. Neste caso só há uma velocidade para o golpe. O máximo que se pode fazer é brincar com o tempo do motor ficar ligado para um lado e depois ligar para o sentido oposto. Por incrível que pareça, da pra fazer bastante coisa com isso, mas chega uma hora que realmente não tem como evoluir. Com um controle preciso de golpe é possível ditar taxa de aceleração, velocidade máxima, ângulo de golpe e etc. Em suma, é possível moldar o movimento para que se consiga movimentar a roupa do jeito desejado. Como nessas máquinas de agitador baixo não há uma peça para "fisgar" os tecidos para o centro, o controle é crucial para trazer o movimento necessário.

Função agitação

Estas máquinas tipicamente trabalham com menos água que as máquinas de agitador alto. Em muitas máquinas nem se vê o nível de água, somente as roupas molhadas. Por mais estranho que pareça, é assim mesmo que o sistema funciona. É necessário que se tenha pouca água para que as roupas consigam chegar até o agitador e passem pelo processo de lavagem.

É interessante observar o movimento desses tecidos sendo lavados. Diferente do agitador alto que traz as roupas para o centro e as leva para baixo, neste sistema o fluxo é invertido. As roupas entram pelas paredes, passam pelo agitador e brotam do centro. Tanto que tem gente que chama esse sistema de agitação de "brotamento" devido as roupas ficarem continuamente brotando do centro.

Mesmo trabalhando com bem menos água que os agitadores tradicionais, se bem projetadas as máquinas de agitador baixo conseguem ser até menos agressivas que as máquinas de agitador alto. Seus pratos são mais suaves que as aletas do agitador e os tecidos não são puxado agressivamente. Mas mantenha em mente que tudo isso vai do desenvolvimento das empresas. É possível fazer um "moedor de carne" com essas lavadoras, pois os motores são fortes e as roupas normalmente são elementos delicados.

Uma marca que está com vários modelos de agitador baixo no Brasil é a Panasonic.

Tombamento

A máquina de tombamento possui um processo de lavagem totalmente diferente dos outros descritos anteriormente. Seu eixo de lavagem é na horizontal, e nos outros produtos descritos acima o eixo de lavagem é na vertical.

A máquina de tombamento possui tipicamente uma abertura na frente da máquina (apesar de existirem algumas máquinas de tombamento com abertura superior). Abrindo a porta dá acesso ao cesto do produto que possui algumas saliências em suas laterais.

Tambor de lavadora

O processo de lavagem é principalmente causado pelo efeito da gravidade. O cesto é rotacionado com uma velocidade lenta possibilitando as roupas serem carregadas pelos ressaltos do cesto e assim que atingem uma certa altura, se desprendem caindo uma sobre as outras. Esse impacto e atrito entre as peças ajuda a soltar as sujeiras das fibras. Ao mesmo tempo com o misturar das peças, o sabão é diluído e sua ação química é potencializada no processo.

Hoje muitas máquinas de tombamento também possuem um controle de motor preciso, o que possibilita mais ações para acelerar e melhorar o processo de lavagem. É possível rotacionar de formas diferentes para lidar com vários tipos de tecido, como usar as saliências para esfregar as roupas e não só carregá-las para serem soltas, além de brincar com as velocidades do cesto ao ponto de grudar as peças nas paredes para depois soltá-las.

Na Europa, a máquina de tombamento reina. Está tão embutida em suas tradições que muitos nem sabem como funciona uma máquina de eixo vertical. Água é um recurso caro nesse continente e historicamente as máquinas de eixo vertical consomem muito mais água que as máquinas de tombamento.

Houve uma evolução nas máquinas de eixo vertical e hoje elas consomem muito menos água que antigamente. Mas ao mesmo tempo as máquinas de tombamento também evoluíram e hoje seu consumo de água é baixíssimo!

Aqui estão algumas marcas de máquinas de tombamento no mercado: LGElectrolux, Samsung.

Outros Métodos

Lavagem com dois impellers

Uma empresa americana chamada Maytag desenvolveu nos anos 90 uma máquina grande com fundo curvo e dois impellers virados um para o outro. No vídeo abaixo é possível ver o produto funcionando. O mecanismo era complexo e quando dava problema, a situação normalmente era uma dor de cabeça. Hoje em dia não se encontra mais ela no mercado. Virou produto de museu.

Wobble Wash

A Samsung Wobble é a típica máquina que chama a atenção nos mercados asiáticos. O conceito não fica distante de um híbrido entre impeller e agitador baixo. O motor é forte para movimentar a roupa com o agitador, mas produtos com turbilhonamento são tradicionais na Ásia, então pelo jeito decidiram acomodar os dois estilos em um só produto.

Lavagem com o Cesto

Pouco antes de surgirem as máquinas de agitador baixo, a LG já estava com motores fortes movimentando o cesto inteiro para lavar as roupas. Nessa máquina o fundo possui saliências e quando movimentando o cesto, o fundo movimentava junto. Os golpes são agressivos para que o fundo consiga esfregar as roupas. Além disso a máquina em alguns momentos rotaciona o cesto como se fosse centrifugar, mas com água dentro.

Maquina de lavar roupa

A água gera uma parábola e quando chega no topo retorna para dentro do cesto criando um efeito de cascata. É um efeito bem interessante para ajudar o processo químico do sabão. Hoje essa máquina não se encontra mais no mercado. Depois que vieram as máquinas de agitador baixo, elas tomaram o espaço por serem mais eficientes.

Esses são os principais métodos de lavagem que me lembro desses últimos tempos. Mas caso você saiba de outros métodos em produtos no mercado, divida com gente. É sempre legal de ver o que estão criando ao redor do mundo.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?