Pense Bem Antes de Usar Amaciante!

Blog Harpyja

Pense Bem Antes de Usar Amaciante!

( 183 )

Pense Bem Antes de Usar Amaciante!

Só para estarmos alinhados, o amaciante de roupas é um líquido, apesar de em algumas marcas parecer mais uma pelota de gordura, dispensado normalmente no último enxágue das máquinas de lavar roupas para trazer mais maciez e fragrância para as roupas.

Realmente, muitas pessoas usam amaciante para deixar a roupa mais macia, mas "O cheirinho"! Esse é o campeão! É impressionante a "busca pelo cheiro" dos adeptos do amaciante. Mas o que o amaciante faz?

De uma forma simplificada o amaciante coloca uma camada oleosa sobre a fibra do tecido deixando-o mais macio. Essa camada também deixa as fibras mais fáceis para passar, além de reduzirem a chance de amassar a roupa.

O Amaciante na Roupa

Amaciantes são como um chiclete, possuem uma tensão superficial altíssima, e assim que aderem a roupa, não desgrudam mais. Pode mergulhar na água,  pode agitar na máquina de lavar, assim que grudou, ficou. Sendo assim, é de extrema importância que o amaciante entre em contato com a água para diluir antes de entrar em contato com o tecido. Se isso não ocorrer haverá partes do tecido sobrecarregadas de amaciante e áreas sem nada dele.

Além disso, o amaciante não deve ser usado com qualquer tecido. Ele se dá muito bem com o algodão, porém hoje há muita mistura da fibra de algodão com outras fibras sintéticas como nylon, spandex, polyester, e etc. Muitos desses tecidos perdem suas características quando enxaguados com amaciante. Tecidos com princípios elásticos ou tecidos que possuem características de absorver e remover o suor do corpo podem ser comprometidos.

Hoje em dia há tecidos leves que mantém o corpo quente e ao mesmo tempo permitem facilmente a eliminação do suor...tudo isso é possível se o tecido puder trabalhar com suas fibras e o amaciante mata isso. Para reforçar veja nesses links o que duas marcas que produzem roupas de tecidos tecnológicos falam sobre o cuidado com a roupa (voormi lululemon).

Mas mesmo quando falamos de algo 100% algodão, há  desvantagem em alguns itens quando utilizado o amaciante. Um exemplo é a toalha de banho. Sei que esse é um dos itens que mais da vontade de aplicá-lo, pois um comportamento comum das pessoas é cheirar a toalha de banho! E qual a graça de cheirar a toalha de banho se não tem " O cheirinho"! Mas pense comigo, a toalha é feita para extrair a água do teu corpo. As fibras dela precisam estar desejando puxar água. Agora se colocamos uma camada protegendo a fibra de absorver água, sua eficiência vai cair.

E sua maquina de lavar

Existe uma grande razão para o amaciante ser colocado no último enxágue de um ciclo de lavagem. O detergente vê o amaciante como uma sujeira, e quando o identifica trata de tentar grudar nele e removê-lo do tecido. Sendo assim o objetivo é jogar o amaciante no momento que há o mínimo de detergente.

Faça um experimento simples um dia desses. Pegue um pouco de detergente e misture em um copo de água. Aí depois de diluído, jogue uma gota de amaciante e mexa para ver o que acontece. O que ocorre tipicamente é a união dos dois elementos. Isso não é nada saudável se ocorrer em sua roupa ou em sua máquina de lavar.

Como o amaciante é um elemento graxo, ele não tem uma diluição perfeita na água. Em máquinas de carregamento superior, depois de colocar o amaciante e a máquina começar a agitar, parte dessa gordura tende a boiar e devido a seu forte poder de aderência, parte do amaciante gruda no tanque da máquina de lavar.

Com o tempo essa camada adiposa vai crescendo e cria-se ali uma colônia de microrganismos. Essa colônia chamada de biofilme vai escurecendo e com o tempo se não eliminada pode trazer mal cheiro para a máquina. Além disso é comum parte dela se desprender, e aí essa gordura preta chega a grudar na roupa, criando pequenas manchas pretas no tecido.

Essa é uma das grandes razões que todos os fabricantes de máquina de lavar reforçam a higienização periódica da máquina com alvejante. Esse produto consegue reagir com o biofilme, limpando a parede do cesto. Quando não executamos essa tarefa frequentemente o biofilme cresce, criando uma camada grande na parede. Nesse ponto o efeito do alvejante é limitado e aí a chance da resolução permanente é pequena.

Recomendações

Cada um possui seus próprios hábitos e não é porque mencionei diversos problemas do amaciante que você irá parar de usá-lo. Sendo assim ficam aqui algumas dicas para manter em mente:

  • Dilua o amaciante antes de colocá-lo no dispenser da máquina. Isso ajuda a reduzir biofilme no dispenser além de facilitar o escoamento para dentro da máquina.
  • Tente se acostumar com toalhas sem amaciante, pois absorvem mais água. Se não conseguir, reduza a dose. Faça um teste para ver a diferença.
  • Evite usa-lo quando lidando com roupas de esporte, meias, cuecas, calcinha e sutiãs. De uma forma geral, preste a atenção, pois hoje em dia muitos tecidos são feitos para facilitar a troca de calor do corpo com o ambiente. Isso evitará do tecido perder suas características.
  • Higienize sua máquina de lavar roupas com frequência (1x por mês se lavar mais de 3 cargas por semana e uma vez a cada 2 meses se lavar uma vez por semana).
  • Caso tenha secadora, use-a para deixar os tecidos mais macios. Cuide para não danificar roupas devido ao excesso de calor.
Em suma, o amaciante é uma tradição que temos embutida em nossa cultura. Como grande parte dos novos tecidos não toleram amaciante,  a tendência é de sua presença aos poucos ter menos relevância. Seu abandono será provavelmente substituído por novas tecnologias que não trarão tantas complicações para o tecido. Além disso trarão novos benefícios, mas algo que provavelmente lutarão para manter, será "O cheirinho"!


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?