Por que ter um desidratador de alimentos? | Harpyja

Blog Harpyja

Por que ter um desidratador de alimentos?

( 43 )

Por que ter um desidratador de alimentos? | Harpyja

Até pouco tempo atrás, eu ainda não tinha explorado desidratadores de alimentos. Somente usava o forno em temperaturas baixas para desidratar poucos alimentos, nada mais. Aí alguns meses atrás pegamos o forno da Oster 3 em 1 que tinha a opção de desidratar com temperaturas em torno de 50°C. Foi explorando essa funcionalidade que ficou clara a diferença entre um desidratador e um forno elétrico para desidratar. Hoje posso dizer que para muita gente, vale sem dúvida ter um desidratador em casa. 

Qual a diferença do Forno elétrico para o desidratador?

Em termos de componentes, o desidratador e o forno elétrico são similares. Até daria para dizer que o desidratador se parece mais com uma air fryer do que com um forno, pois possui um fluxo de ar e aquecimento. 

De uma forma simples o desidratador possui uma resistência para aquecer o ar, um ventilador para aumentar a troca de calor com a superfície dos alimentos e uma série de bandejas para ter o máximo de espaço possível para desidratar. Por sinal a quantidade de bandejas faz uma diferença muito grande, pois é possível desidratar muito mais de uma vez só. 


Fora o grande número de bandejas, a grande diferença do desidratador para um forno é a temperatura de trabalho. Enquanto um forno trabalha de 80 a 300 graus, o desidratador trabalha da temperatura ambiente até 80 graus. Além disso os desidratadores trabalham com uma precisão maior de temperatura e são feitos para trabalhar por muitas horas sem parar.


O processo de desidratação deve ser realizado em temperaturas baixas para a perda mínima de nutrientes do alimento. Quanto mais baixa a temperatura, mais conservação terá. Quando desidratado em um forno, além de assar o alimento no processo há uma perda maior de nutrientes. O desidratador é um dos únicos equipamentos para “cozimento” que os crudívoros utilizam.

Crudivorismo

A dieta crudívora limita a ingestão somente de alimentos não cozidos ou que no máximo passaram por um calor abaixo de 40 graus. Sendo assim, alimentos preparados no desidratador ainda atendem as restrições dessa dieta. Porém, o desidratador da Oster tem a temperatura mínima de 50 graus, então em termos de desidratadores, este produto não atenderia os crudívoros. 

Mas o que é possível desidratar?

Por incrível que pareça, grande parte dos alimentos é possível desidratar, e em muitos deles depois de desidratados podem-se explorar caminhos diferentes para serem utilizados.

O que encontramos com mais frequência são as frutas desidratadas, que por sinal, custam uma fortuna no mercado! Uma das grandes vantagens de desidratar as frutas é que duram muito mais tempo. Às vezes há frutas quase estragando na fruteira, e jogando no desidratador mudam seu sabor e ainda duram semanas antes de estragarem.


Sementes podem facilmente ser desidratadas. Aquelas sementes de abóbora compradas no mercado podem vir da suas próprias abóboras. Muitas vezes  com o tempo algumas castanhas podem também acabar ficando moles, por absorverem água. Jogando no desidratador elas voltam ao estado inicial. Bolachas que ficam “molengas” também podem passar pelo mesmo processo. 

Muitos legumes ou raízes também podem ser desidratadas para depois fazer farinhas. Já pensou em fazer farinha de batata doce? 


É possível desidratar plantas medicinais e hortaliças para depois preparar chás ou mesmo utilizar em temperos. 

A preparação de granolas e barras de cereais também é muito mais prático e controlado em um desidratador. 

Cogumelos também podem ser desidratados e com isso duram muito mais tempo antes de estragarem. Para usar depois é só hidratá-los novamente e estarão prontos para uso. 

Carnes também podem ser desidratadas aqui. Até há um site que a pessoa basicamente faz tudo com carne desidratada. Segue o link para os curiosos: https://www.jerkyholic.com/

Para aqueles que fazem bolachas, o desidratador pode ser um bom meio para fazer decoração em biscoitos.

Algo fora do comum que é interessante fazer no desidratador é iogurte. Como normalmente esses produtos tem um controle bom de temperatura, é possível ajustar o ambiente para 40 graus e ter o desidratador como uma pequena estufa controlada.

São realmente muitas as possibilidades do que se pode fazer nesse produto. O que você contribuiria para essa lista de aplicações?


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?