Qual esponja devo usar na cozinha? | Harpyja

Blog Harpyja

Qual esponja devo usar na cozinha?

( 26 )

Qual esponja devo usar na cozinha? | Harpyja

Foi-se a época da esponja verde/amarela ser a única bucha na pia para lavar a louça. Cada ano que passa a gama de buchinhas para lavar a louça aumenta e cada vez mais a esponja clássica está sendo trocada por outras opções. 

A ideia aqui é passar pelas principais esponjas do mercado e te ajudar a optar por aquelas que mais casam com seu uso.

Bucha Vegetal 

Essa aqui tem somente a tecnologia da natureza envolvida! Já chegamos a falar dela aqui na Harpyja, pois é uma ótima alternativa para a limpeza da louça. É infinitamente mais saudável para o planeta e tem uma boa abrasividade para limpar grande parte da louça. Se fosse traçar uma escala de atrito, ela estaria mais para o delicado.

O desgaste dela mesma é muito maior que as buchas plásticas e seus poros são muito mais fáceis de acumularem sujeira. Para aqueles que possuem a planta em casa, isso é o melhor dos mundos, pois o consumo de esponja é grande, mas a produção dessa planta também é alta.

Bucha natural

Algo que falta na bucha vegetal e que está presente na maioria das buchinhas vendidas no mercado é a face com a espuma lisa. 

Esponja Lisa

Raramente pessoas usam a esponja lisa para limpar a louça, mas como é parte de quase todas as esponjas do mercado, vale trazer aqui alguns pontos. 

Pode parecer óbvio, mas essa parte da esponja é por onde tudo deve começar. Independente do quanto suja está a louça, a esponja lisa é o elemento inicial de um trabalho. Passei décadas sempre usando a área mais áspera para tudo, principalmente quando ia lidar com algo muito sujo, porém esse é o melhor caminho para perder uma esponja mais rapidamente. 

Na esponja lisa é mais difícil acumular sujeira nos poros e com isso é mais fácil de limpá-la.Tirando o grosso com essa área lisa, a parte abrasiva pode atuar pontualmente na remoção do que está incrustado. 

Esponja Delicada

A esponja lisa é a mais delicada, porém no mercado também chamam esta aqui de esponja delicada para vidros. A 3M (scotch brite), uma das principais marcas de esponjas traz esse modelo na cor alaranjada. Todas as outras esponjas mostradas abaixo também são da mesma marca e as cores que a 3M utiliza para cada tipo de produto parece ser o mesmo padrão até mesmo de outras marcas. 

Esponja delicada

A parte mais escura tem abrasividade maior, mas realmente não risca vidros e também não risca panelas com antiaderente. Mesmo camadas finas de tinta, a esponja consegue preservar. 

Assim mesmo quando usando a esponja delicada, para limpar acrílico como jarras de liquidificador, use ainda a parte lisa da esponja. Esses plásticos ricam com muita facilidade. 

Esponja para o dia a dia

A esponja do dia a dia mais usada pelos consumidores ainda é a verde e amarela. Pode até ser pela disponibilidade, pois além de ter muitas marcas, as promoções de pacotes com várias esponjas normalmente oferecem mais dela do que das outras. O problema do uso dessa esponja no dia a dia é que ela é muitas vezes abrasiva demais para as louças. 

Esponja normal

Vidros ou louças com adesivos, panelas com antiaderente e paredes internas de fornos sem pintura auto limpante devem ficar distantes da parte abrasiva dessa esponja. 

Uma das primeiras alternativas que entrou no mercado no lugar da verde e amarela foi uma versão um pouco menos abrasiva para poder ser usada com teflon (politetrafluoretileno). O teflon é o antiaderente mais conhecido no mercado e realmente deixa as panelas com uma aderência baixa quando novas. 

Apesar dessa esponja não parecer remover o antiaderente quando esfregando, ela ainda tem uma abrasividade alta e não recomendaria usar ela para esse fim. Há situações que a sujeira está muito impregnada, e aí não há outra alternativa, mas deve ser usada somente nesses casos. Essa buchinha normalmente é vendida em azul, sendo mais escura na área abrasiva. 

Esponja azul

Outra razão para evitar essas esponjas do dia a dia nas peças metálicas com antiaderente é porque grande parte dos antiaderentes são frágeis e saem com mais facilidade do que o teflon. 

Recentemente lavando a air fryer da Philips Walita usamos uma esponja do dia a dia  e acabou riscando todo o coletor. Testamos com a verde e com a azul, ambas riscaram (sendo a verde muito mais agressiva).

Esponja para limpeza Pesada

Esta esponja é muito mais abrasiva que todas as anteriores, apesar de ter uma aparência muito similar às outras. O material dela é sintético, mas consegue esfregar quase como uma palha de aço. 

Esponja para limpeza pesada

Para aqueles que tem panelas de inox em casa essa esponja é uma "mão na roda". Mas vale lembrar que não dá para só ter ela, pois as outras louças acabam sendo danificadas usando ela. 

Essa esponja é encontrada na cor roxa, com um tom de lilás na espuma fina. A 3M faz também uma esponja mais grossa, para escovar grelhas, mas aí ela é preta. 

Recomendação

Para que as esponjas durem mais e para não estragar suas louças, recomendo ter 3 esponjas:

  • Uma bucha vegetal ou uma bucha alaranjada para as tarefas diárias e realizar a limpeza básica de toda a louça,
  • uma azul para esfregar metais e pratos incrustados (sempre que possível evitar usar ela nas panelas com antiaderentes) e
  • uma roxa para limpar as panelas de metal (nunca panelas com antiaderente). 


Fora essas esponjas tratadas aqui, há muitas outras. Há um modelo liso para limpar quadro e outro bem delicado para cristais. 

Modelo de esponjas

Há um modelo mais áspero, de um material diferente, quase como uma lixa porosa para limpar sujeira de paredes.

Há também uma buchinha para banheiros, que diz ser mais resistente a produtos químicos e que não risca os metais da pia.

Enfim, a variedade desses produtos é muito grande. Resta agora começarem a aparecer modelos com essas funcionalidades em material biodegradável, pois a quantidade de buchas que são descartadas diariamente é algo assustador. 

E você como lida com sua louça?


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?