Avaliação de Ventilador Mondial Turbo Force de 8 pás NVT-40C-8P | Harpyja

Avaliação

Casa Ar e Ventilação Ventiladores

Desempenho e Funções

8.6

Ruído

3.9

Design e Acabamento

8.5

Praticidade

7.5

Segurança

7.2

Outros Pontos

7.5

Nota Geral

8.0

Custo-Benefício

1

Pontos fortes

  • Boa Vazão
  • Ótimo comprimento de cabo
  • Design de hélice atraente

Pontos fracos

  • Poucos ângulos verticais e ajuste não é prático
  • Demanda mais potência que outros similares
  • Grade chata para desmontar
Harpyja no Telegram

Avaliação do ventilador Mondial Turbo Force 8 NVT-40C-8P | Harpyja

Finalmente matamos a curiosidade e colocamos o ventilador Mondial de 8 pás para testar. Eu estava esperando ver mais propagandas dele nas lojas, mas só agora, praticamente no fim do verão que está aparecendo mais. 

Esta linha de ventiladores se chama Turbo Force 8, tendo uma versão com 40 centímetros de hélice (NVT-40C-8P) e uma com 50 centímetros de hélice (NVC-50-8P). Este modelo que testamos é o NVT-40 e possui um motor com 140W de potência. A versão com hélice maior vem com um motor de 150W.

É um motor forte, principalmente se comparado com versões da Mondial de 6 pás (NV-45-6P), que vem com um motor de 80W. Motores de ventiladores possuem um torque bem baixo e adicionando qualquer peso ou adicionando ângulo nas pás demanda muito mais força no motor. O acréscimo de pás no Turbo Force demandou o aumento do motor.

O conjunto é bem montado. Toda a base é plástica lustrosa com a logo da Mondial prateada. O seletor de velocidade é em ângulo. É agradável de manipulá-lo e a indicação das velocidades é evidente.

A grade do Mondial Turbo Force 8 lembra a grade do Arno Silence Force. Muitas grades estão seguindo essa configuração de estrutura. Apesar de visualmente parecido, a grade do Mondial é mais fina do que Silence Force. Apesar disso, quando carregando o conjunto pela alça não há nenhuma deformação na grade. Por sinal é uma boa alça para carregar o conjunto.

No topo da haste há uma rosca para manipular o ângulo vertical. Não é prático para mudar as posições, mas pelo menos quando preso é robusto ao ponto de poder carregar o conjunto pela haste. Há 3 possíveis posições verticais (-5°, 25° e 35°). 

ângulo vertical do ventilador Mondial

São posições úteis para utilizar sob uma mesa ou no chão. Só faltou uma posição com um ângulo um pouco maior para aqueles que desejam colocar o produto na parede. Este ventilador tem um encaixe embaixo da base para ser montado na vertical, mas o ângulo de 35° ainda deixa a hélice apontando muito para baixo. Muito diferente do Britânia Ventus, com um ângulo bem mais interessante.

O sistema de oscilação horizontal do Turbo Force 8 é diferente do Mondial NV-45 que testamos no passado. O modelo novo rotaciona 50°para a esquerda, mas somente 25°para a direita. Na versão de 6 pás a distribuição é mais equilibrada (praticamente virando 40° para cada lado).

oscilação horizontal do Turbo Force 8

Performance

O Turbo Force 8 possui 3 velocidades, com uma variação de 24% da velocidade mínima para a máxima. Apesar de potente e com 8 pás, sua velocidade do vento ainda é inferior ao Arno Silence Force e ao Mallory Olimpo TS. O vento é mais forte que a versão da Mondial de 6 pás, mas ainda assim está com 6km/hr de vento abaixo do Mallory Olimpo.

Algo interessante deste ventilador é sua vazão. Mesmo com menor velocidade de vento que o Arno Silence Force, o Mondialconsegue movimentar mais vento. Isso provavelmente é devido às 8 pás, que carregam uma quantidade de ar maior. Sendo assim, em termos de troca de ar, o Mondial de 8 pás entregou bons resultados.

Devido a potência exigida para movimentar as 8 pás este o Turbo Force acabou ficando com eficiência "B" para a velocidade máxima de etiquetagem do Inmetro. É comum os ventiladores com 40 centímetros de hélice serem "A" em eficiência. E olha que não seria uma má ideia ter um motor um pouquinho maior, pois o conjunto trabalha perto da potência nominal na velocidade máxima. Uma folga um pouco maior seria benéfico.

Apesar da maioria dos ventiladores de 40 centímetros de hélice possuir uma amplitude de ruído similar, este Mondial é um pouco mais barulhento que todos. Nada muito relevante, mas suas 8 pás ou o ângulo delas não contribuíram para torná-lo mais silencioso.

Segurança e Limpeza

Mesmo neste modelo novo a Mondial manteve o mesmo estilo de encaixe da grade. É algo chatinho para desmontar e montar, muitas vezes sendo mais fácil usar uma chave de fenda para fazer a tarefa.

Para fazer a limpeza da hélice é simples, pois é fácil desmontá-la do ventilador. Isso é bom, pois com 8 pás há muito espaço para acúmulo de pó.

O conjunto vem desmontado e para montá-lo não é necessário nenhuma ferramenta. As peças se encaixam bem, só há um leve desbalanceamento na hélice. Essa vibração é vista na carcaça do motor, mas é absorvida pela base. Os pés de borracha mantém o conjunto estável mesmo em velocidades altas. Só seria legal se a Mondial usasse uma borracha um pouco melhor, pois dependendo de onde o conjunto é apoiado a borracha deixa marcas na superfície. É fácil de limpar, mas poderia se evitar disso acontecer.

A grade tem vãos bem grandes, cabendo um dedo pequeno dentro da grade. A distância da grade até as lâminas nestes pontos poderia ser um pouco maior para tornar o conjunto mais seguro. Apesar disso, a distância é ainda grande o bastante para algum acidente relevante acontecer.

Os pés do ventilador deixam a base levemente elevada e isso possibilita o cabo sair por qualquer lado do produto. Na base também há espaço para enrolar ou reduzir o comprimento do cabo, o que muitas vezes é útil para guardar o ventilador. Por sinal o Turbo Force 8 vem com um ótimo cabo de alimentação de 1,4 metros de comprimento. Em muitas vezes poupa-se o uso de extensão.

Conclusão

O Turbo Force 8 é um conjunto bem acabado, com design de hélice atraente e boa distribuição de vento. Suas 8 pás não contribuem para maiores força de vento, mas mesmo assim sua performance é interessante. O comprimento do cabo é um bônus e o local para retrari-lo se necessário é útil. O conjunto possui um ano de garantia. 



Compartilhe este material:

        


Compre aqui:

Quer receber nossa newsletter?