Gabriel Oliveira da Silva
deu nota 8 para o produto. Em sua opinião, vale a compra
Opinião
Gabriel Oliveira da Silva
deu nota 8 para o produto. Em sua opinião, vale a compra
Venho jogando RPG há alguns anos, e ganhei esse kit de aniversário de um amigo que joga comigo. Devo dizer que fiquei bem surpreso com o conteúdo e qualidade do que é incluso.
O kit é bem completo e vai satisfazer um jogador iniciante, inclui:
As regras dessa edição são bem fáceis de aprender, mas vão aparecer algumas dificuldades se nunca houve contato com o gênero ou não se sabe o que esperar do jogo. Esse é um problema geral de RPG de mesa, o melhor a se fazer é procurar alguém que já teve contato ou referências na internet (hoje em dia é cheio de vídeos relacionados e comunidades online). A comunidade é bem grande e no geral acolhedora, não desanime!
Para usar durante a aventura e como iniciação ao sistema de regras, o livro de regras básicas entrega relativamente bem. É um compilado simples retirado dos livros completos oficiais e cobre o básico que se espera que aconteça. Para se manter de pé sozinho, as regras começam a fraquejar.
Saiba que não conseguirá sustentar jogos sucessivos após o término da aventura pronta apenas com este livro de regras básicas. Para ter uma ideia, no total são 20 níveis e o livro cobre até o 5. Além disso há várias outros assuntos e referências faltantes aqui de propósito, que vão dificultar o uso posterior ao fim da aventura. No geral as regras cobrem bem até os limites do que o kit introdutório se propõem a fazer, nada mais.
Não tem muito o que dizer dos dados, é um conjunto individual completo (que provavelmente terá que dividir). Geralmente prefere-se ter mais de um dado de 6 lados e algumas vezes um par de 20 lados ou de 10, mas não vai sentir tanta falta assim. Outros kits introdutórios (Essentials Kit e Dragons of Stormwrek Isle, ambos ainda sem tradução) conta com mais dados, porém nada que apps de celular não suplementem. Todos são da mesma cor e até bem bonitos.
A Mina Perdida de Phandelver traz uma história bem padrão de fantasia medieval. Não tem muita novidade, mas não necessariamente é ruim. Quem está entrando no gênero pela primeira vez vai ter uma melhor ambientação através de ideias já conhecidas, e a estrutura linear facilita para quem estiver comandando a história.
Se for você o Mestre (o mediador do jogo), tanto a aventura quanto as fichas de personagem trazem pontos de conexão dos personagens com a história para facilitar o interesse dos jogadores e o início da narrativa. Apesar disso, as escolhas dos jogadores pode ser imprevisível e cabe a você gentilmente nortear o grupo para os pontos de interesse da história (também depende da cooperação do grupo). Vale, e muito, ler mais do que você planeja atingir na mesma sessão para ter noção do que está acontecendo.
A aventura deve render por volta de 20 horas, a ideia é dividir em umas 4 sessões, e vai levar o grupo do nível 1 ao 5. É bem possível completar em menos tempo, umas 15 horas, porém todos serem iniciantes já representa um tempo a mais tentando pegar o jeito da coisa.
Duas recomendações são: pegar leve no combate, principalmente no nível 1 e 2, pois é muito fácil matar os personagens acidentalmente; e subir os personagens de nível quando a aventura pede, e não calcular pontos de experiência (XP), isso tira a necessidade de calcular a progressão dos seus ombros além de acelera o tempo da aventura por diminuir encontros aleatórios desnecessários.
Jogadores experientes talvez fiquem um pouco mais entediados pela relativa falta de flexibilidade/originalidade descrita pela aventura, ou dependam mais do Mestre modificar a aventura para deixá-la mais imprevisível e aberta à liberdade de escolha.
O material das fichas é fenomenal, não que do resto do conteúdo não seja, porém a gramatura das folhas das fichas de personagem as deixam mais resistentes ao apaga e escreve que é comum (use lápis!). A ficha que serve para xerox é mais plástica e facilita a resistir ao tempo.
As fichas de personagens prontas são bem explicadinhas, com opções já definidas para os jogadores e textos de instrução por elas todas. Nesse quesito não há o que reclamar.
As opções para os jogadores são pouco originais. Temos: guerreio baseado em força, guerreiro baseado em agilidade (2 opções bem similares), ladino, mago focado em dano e clérigo focado em cura. Não é nada muito surpreendente e as habilidades não são tão extravagantes como outras opções existentes no jogo completo, mas conceitos fáceis de digerir para um jogador novo. Também há indicativos de personalidade e como interpretar cada personagem.
Qualquer formação de grupo deve funcionar relativamente bem (ponto positivo para balanceamento das escolhas), mas altamente recomendo qualquer grupo formado ter a presença do clérigo para cura.
Como kit introdutório é realmente muito bom. Se você já for experiente, vale buscar opções mais interessantes e únicas.
PS: caso não encontre em português na Amazon, ultimamente é bem fácil de encontrar em livrarias digitais ou físicas. Sempre vejo nas Livrarias Curitiba.
GOSTEI:Amigável para iniciantes, conjunto de dados completinho, bons materiais
GOSTARIA:História da aventura mais original, opções para jogadores mais excitantes, disponibilidade maior do produto em português
Dungeons & Dragons 5ª Edição - Kit Introdutório em Português Galápagos Jogos | R$ 0,00 | ![]() |
Apenas tentando ser uma parte integrante da sociedade... Quem sabe um dia eu consigo.