Blog Harpyja

Dicas para evitar ou remover o amarelado dos eletrodomésticos

( 118 )

Dicas para evitar ou remover o amarelado dos eletrodomésticos


O tempo passa para todos, inclusive para nossos queridos eletrodomésticos. Muitas pessoas curtem o design dos novos eletrodomésticos no mercado, mas ainda possuem aquela batedeira dos anos 70, ou aquele microondas que ganhou de casamento, e eu sei, não é fácil se desfazer dessas coisas.


Existe um grande apego emocional a esses eletrodomésticos, mas saiba que aquele efeito amarelado velho surge tanto em produtos antigos como em novos. Tudo depende do cuidado que você terá na limpeza, armazenamento, e alguns outros pontos que trarei neste texto.


É um fato que com o tempo esses eletrodomésticos passam a ficar com um tom amarelado, e aqui digo especialmente para eletros brancos, que é muito comum de se ter em casa, possuem um valor mais baixo, e é fácil de combinar com qualquer cozinha.


Refrigerador, batedeira, liquidificador, qualquer utensílio que esteja em sua cozinha, antigo ou novíssimo, há alguns truques que você pode fazer para evitar que o amarelado apareça, e também o que fazer se já estiver nesta situação.


Por que isso acontece?


As causas são poucas, e simples de serem evitadas. A primeira deve-se ao Sol.


A grande quantidade de raios solares em cima dos eletrodomésticos ocasionam o amarelado. O plástico querendo ou não é um material sensível a esse tipo de exposição. Esse efeito pode ser agravado se o produto ficar úmido depois da limpeza. Portanto, sempre passe um pano seco depois do pano molhado.


Outro caso muito presente em nossas vidas são os produtos multiuso. É fácil, limpa qualquer coisa? Pois é, não é bem assim. Sua fórmula contém abrasivos que podem causar manchas bem visíveis depois de um tempo, especialmente no plástico branco.


1 - Evitando as manchas


Aqui é jogo rápido. Se você acabou de comprar um eletrodoméstico branco, certifique-se de fazer pelo menos uma limpeza semanal em sua parte exterior de plástico. Calma, não vai tacando água e sabão por tudo. Esse pode ser um dos motivos do amarelado começar a aparecer. E lembre-se de SEMPRE que possível tirar o produto da tomada antes de começar a limpeza, evitando qualquer acidente. Ninguém aqui quer levar choque. Se for um produto pesado, o que dificulta ficar toda hora tirando da tomada, lembre de pelo menos usar um sapato ou luva de borracha ;)


O que se deve fazer semanalmente é apenas passar um pano úmido com detergente neutro. O detergente tirará a gordura impregnada do plástico, que é uma das grandes culpadas pelo efeito envelhecido. Dê uma atenção maior a esse cuidado se tiver exagerado na quantidade de fritura em algum almoço ou jantar. Quando a fritada é grande, até o chão fica escorregadio, então cuidado para não cair.


Outro conselho que vale a pena pensar na hora que estiver mobiliando sua cozinha é: tente não deixar esses eletrodomésticos muito perto do fogão. Quanto mais perto, mais gordura eles vão acumular.


O ideal é que produtos menores como batedeira e liquidificador sejam sempre guardados dentro de algum armário, assim coletando menos gordura pelo ar, o que nos leva ao segundo ponto desta dica: proteção contra o sol.


Como dito antes, os raios solares são um dos maiores culpados pelo amarelado consistente nos eletrodomésticos. Agora imagine depois de preparar aquela batata frita com bife acebolado, quais os impactos disso em uma batedeira branca? E ainda tomando um belo banho de sol? Vai amarelar, sem dúvidas.


2 - Já está amarelo e manchado, o que fazer?


Falar sobre isso lembra até um pouco sobre resultados de academia. Devo te alertar que você precisa ser persistente. Os resultados não vão aparecer depois de uma aplicação das dicas que estou dando aqui. Assim como o eletrodoméstico levou um tempo para ir ficando amarelado, ele levará mais um tempo para voltar a seu estado branco inicial. E só vai funcionar se você focar nesse objetivo e aplicar as dicas com vigor. Muito parecido com academia, não é?


O bom e conhecido bicarbonato de sódio


Se o bicarbonato é usado para dicas de beleza, clareamento de axilas, dentes, pele… por que não eletrodomésticos, não é?


Eis o que você precisa fazer, é muito simples:


Misture 4 colheres de bicarbonato de sódio para 1 colher de água morna, até formar uma pasta. O tamanho da colher você decide, mas sempre mantenha essa proporção de 4 / 1. Então se você for limpar uma superfície muito grande como um refrigerador, você pode aumentar essa proporção para 8 de bicarbonato / 2 de água, ou 12 de bicarbonato / 3 de água.


Espalhe pelo produto e seja generoso com a pasta em cima das maiores manchas. Dê uma esfregadinha com o lado macio de uma esponja (de leve para não danificar e tirar o brilho), deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos, e retire a mistura com um pano úmido, e depois outro seco. Nunca deixe o produto molhado secar naturalmente, pois pode agravar em novas manchas, ainda mais se for secar exposto ao sol, como já comentei acima.


Não notou resultados efetivos? Calma. Esse é um processo que vai sendo tratado ao longo do tempo. Pratique realizar essa limpeza uma vez por semana para garantir que daqui algumas semanas ou meses, você veja seu eletro branquinho como novo. O que eu indico é tirar uma foto antes e depois, assim podendo comparar os resultados! Legal, né? Daqui um tempo você pode compartilhar comigo esses resultados, vou ficar muito contente em saber que ajudei você :)


Nesse caso, diga não ao multiuso!


Quem não ama um multiuso, não é mesmo? Sujou a mesa, joga multiuso. Sujou o chão, joga multiuso. Limpeza de janela, multiuso. Fogão, multiuso. Pois agora chega! Nesse caso o multiuso deve ser a última coisa que você deve passar em seus eletrodomésticos.


Eles podem limpar, tirar a gordura, mas não são recomendados para a limpeza do plástico externo dos eletrodomésticos, podendo ressecar o material por conta dos abrasivos em sua fórmula e ocasionar em mais manchas se usado em excesso.


3- Cozinha = gordura


Sim gente, não tem outra. Cozinha sempre vai ter aquele resquício de gordura. Mas cuidado com as técnicas que você vai usar para fazer a limpeza de rotina. O que eu indico para substituir o multiuso é o bom e velho vinagre.


Espalhe o vinagre com um pano macio por tudo. Chão, armários, azulejos, toda a região que mais se aproxima da fonte de gordura: o fogão. Inclusive, pode passar nele também!


O vinagre já vem sendo utilizado por grande parte da população para limpeza de janelas, móveis de madeira, cozinhas em geral, e sim, é um ótimo substituto para o multiuso, por ser um ácido que quebrará a gordura de maneira mais eficiente, colaborando na prevenção das manchas amareladas. Ele pode ser usado 1x por semana ou a cada 15 dias, e sempre depois daquele grande evento que exigiu muita fritura em sua cozinha.


Uma última observação importante a se fazer: todas essas dicas que passei, é importante utilizar luvas. Assim evitamos o ressecamento das mãos, e como estamos mexendo com uma leve química, são os procedimentos básicos de segurança contra queimaduras, alergias, irritações e quaisquer outros efeitos colaterais que os produtos citados neste texto podem trazer.


Por enquanto fico por aqui, espero que você compartilhe seus resultados com a gente futuramente. Acompanhe nossas redes sociais, e fique de olho na Harpyja para mais conteúdos como este.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Renan Cordeiro Kieski é formado em Publicidade e Propaganda, amante das artes visuais, focado no ramo da fotografia e da comunicação publicitária. Escritor independente, apaixonado por histórias escondidas esperando para serem escritas e lidas. Atualmente trabalha na Harpyja no ramo de marketing digital, exercendo a profissão de redator, designer e fotógrafo.

Quer receber nossa newsletter?