Funcionamento do Aquecedor Cerâmico versus o Termoventilador

Blog Harpyja

Funcionamento do Aquecedor Cerâmico versus o Termoventilador

( 59 )

Funcionamento do Aquecedor Cerâmico versus o Termoventilador | Harpyja

Após testarmos alguns aquecedores cerâmicos e estudar o mecanismo de funcionamento, agora vale detalhar as diferenças desse sistema de aquecimento versus o termoventilador, que também é um aquecedor elétrico nomralmente de tamanho e potência similar. 

O princípio de aquecimento dos produtos é similar, pois ambos estão transformando a energia elétrica 100% em calor, e devido a isso, se compararmos o aquecimento médio de uma sala será praticamente igual independente do produto usado. O que muda é como essa energia é entregue. 

O Termoventilador

É um dos produtos mais baratos no mercado para aquecer ambientes. Apesar de pequeno, tem potências altas, normalmente em torno de 1500W e é basicamente uma resistência em formato de mola que fica presa atrás de um ventilador. A foto abaixo mostra internamente a resistência de de um termoventilador.

Termo ventilador

O ventilador puxa o ar quente gerado pela resistência e distribui o calor ao seu redor. Abaixo estão alguns dos termoventiladores já avaliados pela Harpyja (Mondial, Britânia e Cadence).

Modelos de aquecedor

O Aquecedor Cerâmico

O sistema do aquecedor cerâmico acaba sendo algo um pouco mais complexo, pois as peças aquecidas no processo são placas cerâmicas PTC (positive temperature coefficient), que transferem o calor para elementos metálicos e através de um ventilador são soprados transferindo o calor das peças metálicas para o ar passante. 

Aquecedor cerâmico

Essas placas cerâmicas são semicondutoras policristalinas que quando aquecidas mudam sua resistência elétrica, basicamente auto controlando sua temperatura. Nos testes realizados deu para ver um pouco disso, pois assim que o produto é ligado a potência gera um pico e assim que as placas vão esquentando a potência tem uma caída considerável até estabilizar. 

Gráfico de potencia por tempo

Nos termoventiladores esse tipo de comportamento não ocorre, as resistências já batem a potência máxima imediatamente. 

OK, mas e na prática como eles se comportam?

Apesar dos termoventiladores e aquecedores cerâmicos no mercado serem quase sempre de mesma potência nominal, há uma grande diferença na temperatura medida na frente de cada um desses produtos. 

Temperatura

Os termoventiladores tem hélices maiores, e por mais que as resistências deles atinjam temperaturas acima de 250 °C, o delta de temperatura entre a entrada e saída fica em torno de 40 °C. Ou seja, se deixar o produto uns 50 centímetros de distância de você em um dia frio, terá a percepção de um vento levemente morno. 

Termoventilador

O aquecedor cerâmico trabalha com ventiladores menores e um fluxo de ar mais direcionado. Em um termoventilador o calor se espalha mais. Os mapas de calor abaixo mostram a distribuição de temperatura com cada aquecedor a 75 centímetros de distância de uma placa de madeira plana.

foto de teste de temperatura de tipos de aquecedor

Mesmo as placas cerâmicas não atingindo temperaturas tão altas quanto o termoventilador, a forma como o calor é dissipado pelo radiador metálico e pelo meio de transferência de calor para o ar, o delta de temperatura do aquecedor cerâmico é muito maior que o termoventilador.

De todos os aquecedores cerâmicos que testamos, o delta de temperatura de entrada versus a saída ficou acima de 80°C, duas vezes maior que o termoventilador. 

Temperatura do aquecedor

Por sinal, esse delta de temperatura nos cerâmicos pode mudar dezenas de graus de modelo para modelo.  Nos modelos de termoventiladores essa diferença é pequena, abaixo de 5°C de um modelo para outro. É pouco provável que haja um termoventilador que chegue a ter um delta de temperatura próximo de um aquecedor cerâmico de potência equivalente.  

Umidade do Ar

Nenhum dos aquecedores possui coletor de água, ou seja, não são desumidificadores. Porém como ambos aquecem o ambiente, caso o espaço esteja fechado quando aquecido a umidade relativa do ar irá cair quanto mais quente estiver o local. Isso é algo natural devido ao ar quente conseguir conter mais moléculas de água no mesmo espaço.

Tabela de Umidade relativa

Consequentemente a percepção é de um ar mais seco, porém assim que a temperatura baixar novamente a umidade relativa voltará a condição inicial antes do ambiente ser aquecido Nesse quesito os dois produtos têm o mesmo comportamento, mexendo na umidade relativa do ar somente durante o aquecimento. 

Segurança

A estrutura do aquecedor cerâmico é mais seguro em relação a possíveis contatos com elementos elétricos. A resistência no termoventilador é mais exposta. Além disso, muitos aquecedores cerâmicos possuem um dispositivo para detectar caso o produto tombe e assim desligam o aquecimento. 

Por outro lado o aquecedor cerâmico aquece muito mais a grade da frente. Quando o termoventilador fica em torno de 60°C, em um mesmo ambiente há modelos cerâmicos que batem mais de 160°C! Deve-se cuidar no contato com a grade com ele funcionando. 

Queima de Oxigênio

Apesar do termoventilador atingir temperaturas um pouco mais altas na resistência, os dois modelos trabalham com aquecimento puramente elétrico, não há combustão envolvida. Assim sendo, não há queima de oxigênio no processo de aquecimento. 

Conclusão

O termoventilador e o aquecedor cerâmico são muito similares na entrega de calor para uma sala fechada. Ambos aquecem o espaço com rapidez devido ao ventilador presente. A vantagem do aquecedor cerâmico é a percepção térmica próxima do produto, que consegue aquecer mais o ar passante e a estrutura de aquecimento é também mais robusta que o termoventilador. Isso acaba refletindo no custo, então vai do quanto está disposto a pagar por um aquecedor caseiro. 


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?