Churrasco de apartamento.

Blog Harpyja

Churrasco de apartamento.

( 8 )

Churrasco de apartamento.


Uma grande questão para quem busca realizar um churrasco de apartamento, é se vai conseguir entregar um resultado semelhante ao churrasco convencional.


Estou para ver algo mais democrático que churrasco: É sempre um convite despretensioso, que acaba tomando proporções maiores que sua concepção original.


A gente sempre dá um passo à mais: bate uns ovos para fazer aquela maionese que todo mundo gosta, inova na receita de pão de alho, testa um peito de frango defumado no salpicão, grelha uns cortes especiais para agradar os mais exigentes.


A verdade é que o churrasco não tem limites. O queridinho do brasileiro é sem dúvida nenhuma mais do que uma refeição, tem sempre ares de celebração e é uma oportunidade para reunir as pessoas.


Há quem se programe com antecedência, indo ao açougue preferido, preparando os aperitivos antes, deixando a grelha pronta e a cerveja gelada.


Tem também quem tenha um súbito desejo repentino, e saia às pressas atrás de carvão no posto de gasolina mais próximo e compre carne no mercado mesmo.


Se você mora em casa, pode ser muito mais fácil decidir por um churrasco. Mas quem mora em apartamento, precisa de uma programação um pouco mais calculada.


Limitações


Comecemos pelas limitações estruturais. Apartamento com sacada pode ser uma mão na roda para quem curte um churrasquinho. Já equipados com churrasqueira então, nem se fala.


O problema é que uma grande parcela das pessoas que moram em apartamento, não possuem sacada, muito menos churrasqueira. É aí que começam os problemas de adaptação.


A definição tradicional de churrasco é:


“Prato feito a base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de estacas de madeira ou metal (espetos), ou de grelhas”.


Então por mais que tentemos utilizar meios alternativos para a cocção da carne, ele não vai ser um genuíno churrasco por definição.


Estaremos mais próximos dos grelhados, que diferem do churrasco justamente pela utilização de fogo. Os grelhados são muito democráticos, podem ser feitos na chapa, em frigideiras ou grelhas elétricas.


Os famosos grelhados


Existem muitas opções para fazer grelhados. Um dos que mais gosto, são as grelhas de ferro que vão direto ao fogão e deixam a carne com marquinhas dignas de revistas gastronômicas.


Frigideira



Elas podem custar o equivalente a uma boa grelha elétrica, mas eu garanto que o produto surpreende. São duráveis, resistentes e armazenam o calor necessário para fazer um bom grelhado.

Deixe a boca do fogão ligada por um bom tempo com a grelha em cima, para que fique quente o suficiente para criar uma casquinha na proteína. Você estará selando a superfície da carne e mantendo os sulcos em seu interior. O que deixa os preparos tão gostosos quanto feitos na brasa.

Depois que colocar a carne na grelha, vire apenas uma vez. Ficar mexendo na proteína pode fazer com que a panela perca calor e acabe cozinhando e não grelhando.

Caso você não se importe com as marquinhas (que também auxiliam num cozimento uniforme), frigideiras de ferro fundido são uma boa opção para fazer grelhados com maestria. Elas aquecem muito mais que as frigideiras de alumínio e inox e retém o calor.

Frigideira



Grelhas elétricas


As grelhas elétricas são um grande tabu na cozinha. Há umas décadas atrás elas estavam presentes em todos os enxovais de casal ou chás de panela.


Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado: os que tem superfície antiaderente, os que tem aquela vasilha de água por baixo para fazer a captação de gordura ou aqueles que parecem uma sanduicheira com chapa dupla.


Todos os modelos possuem uma coisa em comum: elas não conseguem atingir a temperatura ideal para grelhar as proteínas. E mesmo que conseguissem, não são estruturados com materiais que "segurem" a temperatura por todo o tempo de cocção.


Até o mais potentes dos modelos, que tem em média 1500 w, não tem a eficiência necessária para dar a textura de grelhado digna de um churrasco.


Elas acabam cozinhando os alimentos e os deixando com textura e aparência muito distante dos grelhados feitos em chapa de ferro fundido.


Podem parecer uma boa opção para os churrascos em família, já que se aproximam do ato de reunir as pessoas ao redor de uma fonte de calor e acompanhar a evolução do cozimento.


Além de tudo, as grelhas elétricas consomem muita energia e produzem uma quantidade significativa de fumaça, o que pode ser um fator bem negativo para apartamentos.


Modelos alternativos


À gás


As churrasqueiras à gás podem ser uma boa opção para quem está disposto a fazer um investimento. Elas possuem uma fonte de calor eficiente, que é capaz de grelhar as proteínas com maestria. Não será muito bem um churrasco em sua forma mais fidedigna, mas pode ser uma boa opção.


Churrasqueira a gás



Este modelo da Tramontina possui botão de acendimento e não necessita de energia elétrica. Com conexão para botijões de gás e medidor de temperatura interna, possui design que favorece a distribuição de calor e bandeja coletora de gordura.

Churrasqueira de fogão

As churrasqueiras para fogão são opções práticas e funcionais. Este modelo da Happycall é confeccionada em material de alta qualidade, com revestimento antiaderente de nano-partículas de pó de diamante e com tampa de alumínio.

Assa e grelha todos os tipos de alimentos através do método de circulação de calor contínuo e drenagem de gordura. Possui revestimento antiaderente específico para aguentar altas temperaturas.

Churrasqueira de fogão



Portátil à carvão

Um modelo portátil à carvão com sistema de circulação de ar, pode ser a opção ideal para apartamentos. Este modelo da Get Grill possui operação do sistema de circulação do ar fornecido por quatro pilhas aa, para uma independência total da rede elétrica. O Get Grill também conta com uma entrada padrão USB micro-b, que permite usar carregadores de celular, power banks e, até mesmo, laptops como fonte de energia.

Churrasqueira Portátil à carvão



Possui um sistema que mantém a temperatura do lado de fora segura,  e controle de intensidade de calor. O coletor de gordura evita que ela pingue direto na brasa, produzindo menos fumaça.

Gengiskan

O gengiskan é um modelo alternativo que também pode ser utilizado em apartamentos com sacada e uma boa canalização de ar.

churrasqueira Gengiskan


Não é um modelo muito seguro se você não dispõe de sacada, e é importante observar bem o material que vai servir de suporte para ele.

Ele segura bem a temperatura e sela as proteínas para manter os sulcos em seu interior.


O churrasco possui diversas variações que podem ser adaptadas à sua realidade. As limitações de espaço e estrutura não ditam o resultado final.

Continue acompanhando nossas redes para mais conteúdo sobre produtos.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?