Halloween: curiosidades + Receita de sopa de abóbora.

Blog Harpyja

Halloween: curiosidades + Receita de sopa de abóbora.

( 6 )

Halloween: curiosidades + receita de sopa de abóbora.


Você sabe a origem do Halloween?

Diferente do que muita gente imagina, o Halloween tem sua origem no Reino Unido, e não nos Estados Unidos. "All Hallows' Eve" significa véspera santa, e a terminologia foi cunhada para se referir a noite anterior ao "Dia de todos os santos" que é celebrado no dia primeiro de novembro. Como festa, tem origem em um antigo festival pagão celta. O Samhain que significa fim do verão, era um festival que durava 3 dias e se tratava de uma homenagem ao rei dos mortos.


        A verdade é que cada cultura possui uma data para celebrar e cultuar os mortos, e essa é uma questão muito particular que interage com o modo com que as culturas lidam com a morte. "Calan Gaeaf" é um festival semelhante ao Samhain, mas de origem irlandesa e escocesa.


A data comemorada como conhecemos hoje, tem a sua origem no século XV e se desenvolveu até o ano de 1800, onde as fogueiras foram bem populares nas comemorações. A fogueira sempre foi muito simbólica, celebrava o fim da época de colheita no Samhain, um caminho a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório e também como forma de repelir a bruxaria e a peste bubônica.


A comida é sempre uma constante nas comemorações, e não poderia ser diferente no Halloween. O consumo de leite e pratos típicos era utilizado para acalmar os ânimos dos espíritos visitantes. A tradição só foi incorporada à cultura americana em 1840, quando os irlandeses fugindo da fome em seu país, migraram para os Estados Unidos. Depois do natal, o Halloween é o segundo feriado mais comercial de toda a América do Norte e o consumo de doces foi uma adaptação realizada na América. Estima-se que um americano médio consome cerca de 2 kg de doces no Halloween. São cerca de 7.000 calorias, o equivalente a 66 bananas médias.


família halloween Harpyja

        Cá em terras tupiniquins, a cultura vem se aquecendo. Há anos a incidência de festas de halloween em boates, bares e casas noturnas é muito frequente em todo país. As comemorações entre crianças e adolescentes é mais expressiva, sendo um movimento cada vez mais comum o de pedir doces na rua. A verdade é que temos símbolos de representatividade muito mais significativos para a nossa cultura do que o Jack O'Lantern, o  ferreiro que conseguiu ser mais esperto do que o demônio (para quem quiser ler a lenda toda, clique aqui) e o Frankenstein. Mas tudo bem se você não quiser celebrar a Mula-sem-cabeça, o Saci ou o Curupira.


Vivemos em um mundo tão globalizado que as barreiras quase que se fundem quando falamos de cultura pop. Bruxas, zumbis, lobisomens e vampiros são representações no mundo todo. Na literatura, no cinema, nas artes e nos costumes vivemos e consumimos o que as mídias, em especial a internet, tem para nos apresentar. Claro que a questão é muito mais complexa do que se imagina, mas compreender a recepção do brasileiro em relação a cultura americana, nos ajuda a entender um pouquinho mais sobre nosso país.

    
        As abóboras são o símbolo supremo da data nos EUA, e segundo lendas acredita-se que elas tem a serventia de espantar os maus espíritos e manter quem está vivo protegido. Pensando nisso, criamos uma receita de sopa de abóbora para você celebrar o Halloween.


 Ingredientes

  • 1 abóbora do tipo Moranga
  • 400 ml de caldo de legumes
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 50 g de manteiga
  • 200 gr de queijo parmesão
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Abra a abóbora ao meio e retire as semenetes.
  2. Tempere com sal e pimenta do reino e asse com papel alumínio por 1 hora.
  3. No liquidificador, processe a polpa da abóbora assada com 200 ml de caldo de legumes
  4. Confira a avaliação dos melhores liquidificadores na Harpyja
  5. Em uma panela alta refogue a cebola e o alho na manteiga até ficarem dourados e adicione a abóbora com o restante do caldo de legumes
  6. Deixe reduzir e adicione o queijo parmesão
  7. Corrija o sal se faltar e adicione pimenta do reino
  8. Espere derreter e sirva a sopa decorada com sementes de abóbora tostada e salsinha.

Bon appetit e bom Halloween.

Continue acompanhando a Harpyja em nossas redes sociais para receber em primeira mão o nosso conteúdo.



Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?