KitchenAid: 100 anos da icônica batedeira que ainda é um sonho.

Blog Harpyja

KitchenAid: 100 anos da icônica batedeira que ainda é um sonho.

( 10 )

KitchenAid: 100 anos da icônica batedeira que ainda é um sonho.

Existem alguns produtos que conseguem eternizar um mesmo sentimento desde a sua concepção. Isso é resultado de muita pesquisa, conhecimento, estudo de mercado e investimento em marketing. A simbiose estrutural entre engenharia e comunicação conseguiu fazer da KitchenAid um marco.

“This is the best kitchen aid I’ve ever had!”

Em tradução direta:

"Esta é a melhor ajuda de cozinha que eu já tive!" - Com o sentido de: o melhor equipamento que a minha cozinha já viu.

Modelos de protótipos foram dados às esposas de executivos da fábrica e essa foi a frase pronunciada por umas das primeiras mulheres a testar a batedeira. O adjetivo pegou tão bem que a empresa foi rebatizada de KitchenAid depois dos testes.

Herbert Johnson, em Ohio nos Estados Unidos, foi o responsável pela criação da primeira batedeira com movimento planetário, batizada de H-5. Ele teve um insight ao realizar um visita cotidiana à padaria, e ao perceber o movimento que um padeiro fazia ao misturar uma massa de pão com uma colher de ferro, elaborou o protótipo.

Na década de 30 a marca enfrentava grande concorrência, depois de aparecerem muitos modelos de batedeiras com o mesmo movimento. Foi aí que a KitchenAid precisou recorrer ao design para criar um grande feito.

Egmont Arens foi o designer responsável pela criação do modelo K, a referência visual que a gente têm da marca até os dias de hoje.

KitchenAid: 100 anos da icônica batedeira


Design

O icônico design da KitchenAid continua inspirando muita gente. Com um acabamento impecável e cores marcantes, desde a sua concepção se tornou também um adorno para as cozinhas de todo o mundo.

Tanto é, que o Museu de Arte Moderna (MOMA), de Nova York, uma referência em design no mundo todo, expõe o icástico modelo K como uma OBRA DE ARTE.

Isso mesmo! O modelo mais famoso da marca é ainda exposto em museu e continua inspirando insights para muita gente ligada às artes, ao design e a comunicação de um modo geral.

A marca que se qualificou como um símbolo, permeia camadas muito mais significativas do que só a sua utilidade prática (bater bolos, fazer massas, etc…).

É uma referência em eficiência, possui base de aço, uma pegada mais industrial mesmo sendo uma batedeira doméstica.

Existem hoje alguns modelos voltados para o uso profissional, mas o forte da marca são as batedeiras domésticas com essa pegada mais "chef confeiteiro".

Versatilidade

A partir da criação do modelo K até os dias de hoje a KitchenAid possui o mesmo modelo de encaixe para a utilização de acessórios, tornando-a um produto multifuncional com uma infinidade de aplicações. Desde cilindro para massas, sorveteira e moedor de carne, o aparelho é capaz de realizar muitas tarefas que tornam a vida na cozinha muito mais prática e avançada. Um produto multiversátil que eleva o patamar dos processos e permite melhores resultados, inclusive para os mais exigentes.

 

Performance

Em nosso laboratório testamos a Planetária KitchenAid Artisan, que você pode acessar clicando aqui. Foram analisados todos os atributos do modelo em uma avaliação técnica para não deixar dúvidas em relação a performance da KitchenAid.

100 anos

A Stand Mixer Edição Limitada Misty Blue é uma homenagem aos amantes da culinária e celebra os 100 anos da marca. Com uma customização exclusiva, faz referência a uma das primeiras cores da batedeira. Possui embalagem personalizada e duas opções de tigelas, e  é com certeza um item de colecionador para os apaixonados pela marca.

KitchenAid: 100 anos da icônica batedeira

É muito legal analisar o caminho que a marca KitchenAid traçou com o passar dos tempos. Hoje a empresa possui que possui outros produtos como liquidificadores, processadores e utensílios.

Sempre celebrando a sua própria história e sendo fiel às origens e seus propósitos, a marca se tornou um marco na história dos eletrodomésticos por todos os atributos que consegue entregar, e por toda legião de fãs que conseguiu angariar e manter.

Em 2011 quando comemorava seus 92 anos, a marca chamou a agência BBDO de São Paulo para criar uma campanha que fosse capaz de dar forma a essa constante artística sempre associada a marca.

Interligando arte à culinária, a campanha retrata a famosa Stand Mixer, consagrada batedeira da KitchenAid, nos movimentos artísticos dos últimos 92 anos. Combinando PopArt, Surrealismo, Art Nouveau, Art Deco e Modernismo, as representações reafirmam a dualidade que faz da marca uma expressão artística.


Publicidade de comemoração de 100 anos da KitchenAid

Publicidade de comemoração de 100 anos da KitchenAid Publicidade de comemoração de 100 anos da KitchenAid

Publicidade de comemoração de 100 anos da KitchenAid

Publicidade de comemoração de 100 anos da KitchenAid
Fonte: Institucional da marca, 2011.




 



Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?