O que são os superalimentos e por que estão em alta?

Blog Harpyja

O que são os superalimentos e por que estão em alta?

( 16 )

O que são os superalimentos e por que estão em alta?


Algumas terminologias entram para a lista de modismos todos os anos em paralelo ao aumento de seu uso na internet. O que se vende como superalimentos atualmente, são os ingredientes que mesmo em pequenas porções, tem muitos nutrientes, alta densidade nutritiva, baixa caloria e muitos benefícios para o organismo.


Conheça alguns:


Folha verde-escuras


Couve, espinafre, agrião e rúcula são um excelente fonte de nutrientes como zinco, cálcio, ferro, magnésio, vitamina c, fibras e folatos. Previnem alergias e inflamações e são uma forma excelente de se criar um prato super potente, já que as folhas além de serem boas para saladas, podem estar presentes em uma infinidade de pratos.


Berries


A Goji berry é uma fruta que ganhou popularidade recentemente. É a fruta com a maior concentração de vitamina C entre todas as frutas, é rica em aminoácidos e em antioxidantes também.

A Blueberry é chamada por muitos de a fruta da longevidade. Conhecida no Brasil como Mirtilo, é rica em flavonóides e antocianinas que combatem o ataque dos radicais livres em nossas células. Ainda é um pouco inacessível para nós brasileiros em virtude do preço, mas devido a popularidade da frutinha nos últimos anos, a tendência é que mais fazendas invistam na produção, e o preço abaixe.

O Cranberry é uma fruta pequenina encontrada geralmente desidratada nos supermercados ou já manufaturada em formato de suco ou outras bebidas. É excelente para o trato urinário, prevenindo infecções e ação de bactérias. Segundo algumas fontes, é um alimento eficaz no combate a bactéria H.Pilory, que se aloja no estômago, mas seu uso não deve suspender o tratamento com antibióticos. É riquíssimo em vitamina C, o que auxilia na prevenção de gripes e resfriados e na manutenção de uma boa imunidade.


Matcha


Rico em vitamina B, C e minerais o Matcha possui uma cor verde oriunda de seu processo de fabricação. É originária da mesma planta que produz o chá verde, a Camellia sinensis, e é muito utilizado por seu poder de acelerar o metabolismo. Riquíssimo em polifenóis, contribui para o índice de doenças cardiovasculares.


É rico em xantina, uma substância que acelera o metabolismo e faz com que a lipólise (queima de tecido adiposo) aconteça mais rapidamente durante a prática de exercícios.


Sementes de Chia


Com uma composição única de fibras e proteínas vegetais, a Chia é um alimento capaz de saciar o apetite já que absorve bastante líquido e expande sua estrutura a deixando bem substanciosa em nossos estômagos.


Um ingrediente versátil para vários preparos. Vai bem em saladas, iogurtes, sucos e bolos e é excelente para quem possui prisão de ventre, já que ajuda a regular o intestino.


Spirulina


Considerada por muitos como o grande alimento do século 21, essa composição única proveniente de algas marítimas é considerada um superalimento por suas propriedades: auxilia no emagrecimento, aumenta nossa saciedade, ajuda a regenerar o corpo cansado e recupera os músculos depois de atividades físicas.


Pode ser ingerido por meio de cápsulas ou extrato seco de algas que devem ser batidos em sucos e vitaminas.


Açaí


Um produto típico do Pará ganha a lista de superalimento por conta de sua propriedade saciante de apetite e pela riqueza constituinte repleta de antioxidantes.


É um alimento antienvelhecimento com um grande número de vitaminas ( A, E, D, K, B1, B2, C) e minerais. Auxilia no combate dos radicais livres, tem efeito anti-inflamatório e melhora o sistema imunológico.


É importante frisar que apesar de serem alimentos muito ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, seu uso deve ser combinado a um estilo de vida saudável e uma alimentação diversificada.


Nenhum alimento vai ter a potência de sozinho concretizar grandes mudanças em nossa saúde. Seu consumo deve ser combinado com os alimentos do dia-a-dia e você deve sempre consultar um nutricionista ou médico para verificar a real necessidade de introduzi-los em sua dieta.


A alta dos superalimentos


Os superalimentos ganharam fama nos últimos tempos por suas grandes propriedades, mas devem ser inseridos em seu contexto alimentar pessoal, levando em conta suas necessidades energéticas, limitações a certas substâncias e indicativos profissionais.


Estão em alta pela crescente busca de alternativas naturais para melhorar a saúde e acabam sendo alternativas a alguns medicamentos. Quando bem utilizados são capazes de proporcionar melhorias em nossas vidas.


A crescente dos superalimentos se dá também por sua ampla divulgação em toda a internet. Basta uma simples pesquisa no Google para encontrar informações relativas às propriedades de cada um deles.


O conceito de superalimentos não é recente, sendo que em 1920 a United Fruit Company espalhou panfletos informativos sobre os benefícios das bananas para aumentar a sua venda durante a Primeira Guerra Mundial.



De lá para cá o marketing vem se apropriando do conceito para utilizá-lo com estratégia de vendas para as mais variadas vertentes alimentares possíveis. Afinal, enaltecer qualidades intrínsecas dos alimentos é uma boa pedida, já que o produto acaba se vendendo por conta.


Busque periódicos que comprovem a eficácia dos alimentos que pensa em inserir em sua dieta, pesquisas científicas e consulta a profissionais sérios de saúde são os únicos meios viáveis de sobreviver a era da pós-verdade na internet.

Uma espécie de material chamado de fake-food já é muito comum online, e basta navegar em busca de respostas para a saúde para se deparar com matérias e recomendações de não-profissionais acerca de temas que não os competem.


Sair comendo tudo que aparece de novo no mercado pode não ser a opção mais segura para a saúde. Cada organismo reage de uma maneira muito específica a cada tipo de alimento e resultados que podem funcionar para uma pessoa, pode ser que não façam o menor sentido para você.

Precisamos aprender a tratar a alimentação com mais seriedade, para longe do âmbito recreacional da culinária, do mundo das receitas e dos guilty-pleasures (prazeres culpados) que as refeições podem nos proporcionar.


Comida é coisa séria, é identidade e também é saúde.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?