Os 5 utensílios mais apreciados por quem é fã de queijo.

Blog Harpyja

Os 5 utensílios mais apreciados por quem é fã de queijo.

( 4 )

Os 5 utensílios mais apreciados por quem é fã de queijo.


Brie, Roquefort, Mozzarella, Cheddar, Camembert, Parmesão, Suíço, Cottage, Mascarpone, Prato, Provolone, Gorgonzola, Pecorino, Gruyére, Fetta, Gouda…


A lista beira o infinito e são tantos tipos de queijos que fica difícil de imaginar que os processos de pasteurização, coagulação e maturação possam gerar tantos resultados diferentes.


Engana-se quem pensa que o universo dos queijos é simples, tanto é que a profissão de Mestre Queijeiro vem ganhando potência pelo mundo todo. Na França o movimento dos produtores de queijo é tão grande, que não é raro encontrar associações de queijeiros por todo o país. Eles defendem a produção artesanal, uma prática passada entre as gerações.


O queijo é um ingrediente muito apreciado no mundo inteiro, e a sua origem ainda levanta dúvidas. Os primeiros registros apontam para pelo menos 6 mil anos atrás, quando um árabe saiu para cavalgar em um dia quente e levou leite de cabra para matar a sede.


Quando foi tomar o leite, teve uma surpresa: o leite havia se dividido em duas porções, uma de soro e uma de queijo. O material do cantil que havia armazenado o leite era feito de estômago de carneiro, que ainda continha coalho, a substância que coagula o leite. Logo, o calor e o movimento de galopada, juntamente com o coalho, foram suficientes para criar um dos primeiros registros de queijo que se tem ideia.


As técnicas foram aprimoradas, os ingredientes refinados e cada canto do mundo se encarregou de criar uma variação que representasse toda a riqueza alimentar de sua região.


Você já ouviu falar do queijo da Serra da Canastra? Ele é um tipo de queijo brasileiro de origem e produção mineira, que colocou no mapa sete municípios mineiros conhecidos como produtores originais do queijo. Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Tapiraí.


Com o passar do tempo foram criados utensílios que valorizassem os queijos e facilitasse a vida de quem consome. Selecionamos alguns utensílios bem legais para quem é fã de queijo e quer impressionar com preparos exclusivos.


Panela elétrica para fondue

Panela elétrica de fondue

A panela elétrica para fondue é uma alternativa mais segura aos fogareiros que muitas vezes podem causar acidentes. É mais prática se pensarmos que basta que a liguemos na tomada para funcionar, sem a necessidade  de queimadores e algodão. Crie combinações inusitados com seus queijos favoritos. Combine e harmonize os alimentos que serão mergulhados no queijo e crie experiências gastronômicas novas.A untuosidade do queijo e a casca de um pão italiano por exemplo.


Raclette elétrica para queijos



A Raclette é um prato suíço composto por muito queijo derretido. É mais do que um prato, é uma experiência que consiste no ato de derreter queijo e colocar por cima de outros alimentos. Nos restaurantes geralmente é servida direto da peça de queijo para o prato dos clientes e é acompanhada de batata, cogumelos, pão e embutidos.


A Raclette elétrica é uma alternativa ao famigerado fondue e é ideal para reunir os amigos e compartilhar momentos.


Rechaud para queijo Brie

Rechaud para queijo Brie

O Brie é considerado o rei dos queijos graças ao Brie de Meaux (queijo francês com origem controlada). Possui uma casca branca proveniente da formação do fungo Penicillium camemberti, que promove a maturação do queijo de fora para dentro. A textura delicada do interior do Brie é muito macia, o que o torna um produto complexo.


Existem várias maneiras de se apreciar o Brie, e uma delas é usando a própria camada de mofo do produto para fazer um fondue. Como? Com o auxílio do rechaud para brie que vai lentamente esquentar o produto até que o interior fique completamente derretido e absurdamente cremoso.


Kit Queijo

Kit Queijo

Com 3 estilos de facas diferentes e um garfo especial para queijos, este kit é ideal para fazer uma degustação com os amigos enquanto confraternizam. Facas para queijos macios e duros com embalagem explicativa sobre qual ocasião usar cada uma delas. É uma boa ideia para presente também!


Ralador elétrico de queijos, recarregável

Ralador elétrico de queijos, recarregável

Você é do tipo de pessoa que coloca queijo ralado em tudo? O ralador elétrico vai ser então o seu queridinho. Rale os seus queijos maturados favoritos com este produto que promete simplificar muito a vida dos apaixonados por queijo. E o melhor de tudo é que o ralador é recarregável!




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?