Pancs

Blog Harpyja

Pancs

( 2 )

Pancs


Algumas tem cara de mato, outras tem gente que jurava que não dava para comer. Cada vez mais populares nos quintais de casa e nas hortinhas, as PANCS ( Plantas Alimentícias Não Convencionais)  foram as plantas identificadas como próprias para o consumo humano.


Valdely Kinupp e Harri Lorenzi foram os primeiros responsáveis, em 2015, por criar o livro "Plantas alimentícias não convencionais", que identifica mais de 300 espécies de plantas como adequado ao consumo.


Capuchinha, Taioba, Ora-pro-nóbis, Peixinho e Trevo são as mais famosas, visto que já foram considerados alimentos em outras épocas, mas com o advento do agronegócio, a transição da população rural para as cidades e a atual falta de contato das pessoas com a natureza, deixaram de ser consumidas.


A perda da diversidade natural se dá também pelo fato de consumirmos sempre os mesmos produtos. O brasileiro popularizou alguns itens em sua mesa, que por consequência deixou a diversidade mais restrita.


As PANCS vem ganhando fama entre a gastronomia nacional. Muito se fala sobre a sua utilidade, inclusive no combate à fome. As ramas dos alimentos, como por exemplo as de cenoura e beterraba também são consideradas PANCS, pelo simples fato de serem descartadas e por seu consumo não ser habitual. Neste link você pode conferir duas receitas para realizar o aproveitamento integral dos alimentos.


A Ora-pro-nóbis é bem conhecida na região centro-oeste, por ser rica em ferro, é uma substituta de proteína animal para populações carentes.Trata-se de um cipó espinhoso que pode ser refogado ou adicionado aos preparos triviais e enriquece nutricionalmente as refeições.


O nome caricato é oriundo de quando a planta se popularizou em Minas Gerais, e alguns fiéis colhiam as folhas de ora-pro-nóbis do quintal da casa de um padre, enquanto ele rezava a missa. Ao colher, entoavam em latim o termo que significa, "Ora por nós".


Planta

Há de se ter cuidado ao fazer o reconhecimento das espécies, sob risco de se intoxicar ao não saber identificá-las corretamente. Uma boa ajuda pode ser seguir uma grande fã das Pancs no Brasil, a @neiderigo no Instagram, que é uma culinarista e pesquisadora do assunto e também colunista da Folha de São Paulo.


Se quiser saber mais sobre o assunto, o livro "Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: Guia de Identificação, Aspectos Nutricionais e Receitas Ilustradas " é o material ideal para fazer a identificação sem problemas.

Você pode adquiri-lo aqui: http://compre.vc/v2/338602f224b


Continue acompanhando nossas redes para mais conteúdo como este.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?