Blog Harpyja

Saiba como extrair o melhor de seus produtos usando o dimmer

( 25 )

Saiba como extrair o melhor de seus produtos usando o dimmer

O termo dimmer vem do inglês. “To dim” significa reduzir a intensidade de luz, então dimmer pode ser traduzido como redutor de luz. O termo foi adotado da mesma maneira no Brasil e hoje é assim que chamamos aquele seletor para controlar a luz de um quarto. 

Esse equipamento basicamente corta parte da tensão (voltagem para muitos) entregue a um equipamento, reduzindo assim a quantidade de energia oferecida para ele funcionar. 

Quando usando um dimmer em um motor, é possível manipular sua velocidade e com isso trazer alguns benefícios para os produtos de casa que muitas vezes vem com um pequeno alcance. É uma boa alternativa para ganhar performance sem grande custo. O dimmer é normalmente um produto barato.

É bom lembrar que quando usando este tipo de equipamento, estamos colocando o motor em situações não projetadas pelo fabricante. É importante sempre que usando, deixar o controle do dimmer em uma velocidade que mantém o motor girando. Também vale não deixar o produto sem atenção quando reduzindo a velocidade, pois como está entregando menos energia para o conjunto, é possível o motor parar. 

Tendo isso em mente, segue abaixo aplicações interessantes para a utilização do dimmer. 

Batedeiras

Mexendo na velocidade das batedeiras é possível ter uma partida lenta, evitando de farinha se espalhar quando batendo algo com muitos ingredientes em pó. Além disso, há batedeiras como a Philco PHP500 que mesmo a velocidade mínima dela é muito agressiva para bater um pão. Por mais que a batedeira tenha potência e estrutura para isso, quando batendo massa pesada o produto parece que vai estragar. Nesse caso é possível colocar o controlador de velocidade em um ponto que movimente a massa sem o conjunto sair pulando. O controle nas batedeiras planetárias é um ótimo caminho para extrair mais de seu eletroportátil.

Há batedeiras que funcionam com controle de velocidade eletrônico e devido a isso o dimmer não funcionará. A vantagem é que produtos que usam essa tecnologia tendem a já ter uma variação de velocidade boa no produto. Um exemplo é a planetária da Fun Kitchen que além de ter uma variação de velocidade bem boa, também possui uma aceleração leve entre as velocidades. 

Liquidificadores

A maioria dos liquidificadores vendidos no mercado só trabalham em velocidade alta. Alguns liquidificadores tem pouca opção de velocidade mas mesmo aqueles com diversas posições, frequentemente tem a velocidade mínima bem alta. Com o controle de velocidade é possível ter um produto com rotação baixa, dando mais versatilidade para o produto. É possível picar menos os ingredientes, deixando pedaços de alimentos propositalmente. É possível bater massas, fazer maionese com maior precisão no controle da textura final . 

Ventiladores

Os ventiladores normalmente trabalham com motores de indução, diferentes dos motores universais usados em batedeiras e liquidificadores. Mesmo assim é possível usar este dimmer para o controle de velocidade, com uma eficácia limitada. Usando o dimmer a hélice diminui a velocidade, mas ao mesmo tempo pode gerar um ruído de baixa frequência no motor. Produtos com hélice pequena geram menos barulho, mas quando usando em um ventilador de hélice de 40 centímetros por exemplo, o ruído é considerável.

Espremedor de frutas 

Muitos espremedores de frutas funcionam em velocidades altas (acima de 1700 rotações por minuto). Nesses espremedores muitos espirram suco para fora da jarra devido ao tamanho da jarra coletora. Usando o dimmer é possível reduzir um pouco dessa velocidade. O motor dos espremedores é normalmente o mesmo tipo de motor dos ventiladores, apesar de bem mais potentes. Sendo assim, esse dimmer também é limitado para mexer na velocidade dos espremedores. Como basicamente estamos segurando o eixo do motor quando espremendo frutas, há pouca margem de velocidadae para manipular aqui. Assim mesmo, pode quebrar um galho. 

Ferramentas

No mundo das ferramentas o motor universal reina. Seja em furadeiras, serras ou esmerilhadeiras, é possível controlar a velocidade usando o dimmer. Só muitas vezes não é prático esse processo devido a ser um equipamento que normalmente exige o controle imediato na ponta dos dedos. 

Iluminação

Como já citado anteriormente, o dimmer tipicamente é para reduzir a intensidade de luz. Hoje com as lâmpadas de LED e halógenas fica mais limitado sua utilização. Em grande parte dos casos o dimmer não funcionará. Sendo assim, quando for comprar uma lâmpada que queira controlar com o dimmer, busque por lâmpadas que citam ser dimerizáveis. 

Uma lâmpada de LED que normalmente é dimerizável é as que tem uma aparência mais “retrô” muitas vezes acompanhada do termo filamento na descrição. Só vale lembrar que há também lâmpadas de filamento que não são de LED.


É possível usar o dimmer em aplicações que possuem resistência elétrica e com isso controlar a temperatura. Porém nesses casos é importante ter um cuidado maior. Produtos com resistência normalmente trabalham com potência alta. Dimmers vendidos comercialmente tipicamente só trabalham com produtos abaixo de 1000W. Fique de olho nessas limitações para não estragar seu dimmer. 


E você que já usa o dimmer, tem algum produto que esqueci de mencionar que é bom usar para algum tipo de controle?


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?