Mesa de Vidro de Fogão Quebra? | Harpyja

Blog Harpyja

Mesa de Vidro de Fogão Quebra?

( 30 )

Mesa de Vidro de Fogão Quebra? | Harpyja

Desde que começamos a avaliar fogões com mesa de vidro uma hora ou outra aparece um comentário de que mesa de vidro estoura, que quebra, e muitas vezes atrelando o incidente a marca. Mas é isso mesmo, mesa de vidro de fogão quebra mesmo?

Não tem como fugir, o metal amassa e rasga, o vidro quebra. Isso é fato. Seja a janela de casa, o pára-brisa do carro ou a jarra de liquidificador. Há vários comentários online de vidro de box estourando e vidros de fornos. Assim mesmo, são os materiais mais usados nessas aplicações. Ocasionalmente quebram, mas funcionam, e muito bem.

Em fogões com queimadores à gás, não faz muito tempo que estão usando vidro nas mesas. Por volta de 2016 a Atlas trouxe o vidro para fogões em custo acessível e desde então o mercado simplesmente decolou. Hoje são centenas de milhares de fogões com mesa de vidro sendo vendidos anualmente, e a cada ano ganhando mais espaço. 

modelos de fogão

Sendo assim, surge a primeira pergunta: se a mesa de vidro dos fogões quebra, como está ganhando tanto mercado? A resposta é simples, botando na balança, a solução funciona e entrega o esperado. Sim, há um bom espaço para evolução, mas o formato atual está atendendo.

Não temos dados de todos os fabricantes, mas pelo que conseguimos de informação deve estar quebrando uma mesa a cada 1000 unidades vendidas. Só para dar uma noção, segue alguns exemplos do que é 1 para 1000: 

Essas mesas são feitas com vidro temperado, normalmente com espessura de 6 milímetros. São peças tratadas para suportarem temperaturas bem altas, além de variações bruscas de temperatura (choque térmico). 

mesa de fogão de vidro temperado

Elas também são feitas para aguentar uma dose alta de peso. Na Harpyja nós fazemos diversos testes, alguns até agressivos, trabalhando com todas as bocas em temperatura máxima com panelas bem grandes e cheias. Assim mesmo, nunca vimos um produto quebrar. Dentro do que já conversamos com fabricantes, os testes de laboratório que fazem na indústria são pesados. As mesas são submetidas a choques térmicos e sobrepesos muito além do que o consumidor faz em casa; ainda assim os vidros suportam.

Então o que faz uma mesa de vidro quebrar?

Bem, essa realmente não é uma resposta simples, pois tem inúmeros fatores.

  • Caso o vidro tenha tido algum defeito no processo de têmpera quando fabricado, ele pode quebrar
  • Caso seja batido em algum canto no transporte, ele pode vir a quebrar no futuro
  • Caso a mesa possua pontos de tensão, o vidro pode quebrar
  • Caso seja batido em suas bordas, pode ser que sofra uma microfissura e com o tempo venha a quebrar.
  • Caso seja derrubado algum objeto muito pesado sobre mesa, ela pode quebrar

Seja qual for a causa, a indústria segue estudando meios de lidar com as causas, pois cada vidro quebrado representa um custo a mais para o fabricante do fogão. 

É importante ressaltar que os fabricantes de fogões não são fabricantes de vidros. Temos no Brasil provavelmente uns 10 fornecedores de vidros temperados para fogões e essas peças já chegam até cortadas para serem montadas na linha de montagem dos fogões. 

Caso você seja um dos “sorteados” e o vidro de seu fogão quebre, entre em contato com o fabricante do modelo do fogão. Eles te orientarão e provavelmente irão trocar sua mesa sem custo. 

Mas o que posso fazer para evitar da minha mesa de vidro quebrar?

No geral, esses produtos são feitos para suportar hábitos comuns dos consumidores. Panela que transborde uma hora ou outra não vai levar o vidro a quebrar. Uma colher que caia na mesa, também não vai causar nada. Assim mesmo, vale evitar hábitos que podem, com o tempo, trazer problemas.

  • Evite colocar a panela que tirou do fogo direto na mesa de vidro.
  • Evite derrubar objetos grandes e rígidos sobre a mesa
  • Por mais que a mesa suporte bem peso, evite colocar panelas maiores que as recomendadas pelo fabricante.
  • Leia o manual do fabricante do fogão para entender as limitações e recomendações da empresa
  • Quando movendo ou arredando o fogão, evite bater os cantos do vidro em áreas duras como a pedra da bancada.

Por sinal, o ponto mais frágil do vidro temperado são suas bordas. Evite pancadas nessas áreas. Esse tipo de material guarda “lembranças”, e não necessariamente irá quebrar assim que batido. Um pequeno dano pode deixá-lo mais frágil e com alguma variação de temperatura (que sozinha poderia não representar problemas) pode vir a quebrar.

fogão com mesa de vidro

Algo interessante para saber é que apesar de estarmos falando de um em cada mil, a tendência é isso ser ainda mais raro com o tempo. As empresas estão “gastando neurônios” para reduzir isso, pois afeta seu lucro e não é seguro para o consumidor. 

Até nesse assunto de segurança, há empresas que estão colocando uma película adesiva por trás do vidro para que, caso ele quebre, não estoure. Por sinal, não seria uma má ideia que essa medida fizesse parte da norma de segurança para fogões. Na ocasião de quebrar, que ao menos quebre de forma segura ao consumidor. Veremos, vai que nos próximos anos isso vira parte da norma de segurança de fogões.

vidro quebrado

Conclusão

A proporção de quebras não é tão alta como as histórias reais fazem parecer, mas como o vidro temperado estoura por completo ao invés de rachar, é possível que essas experiências intensas fiquem mais marcadas na mente dos consumidores. As marcas também são afetadas pela quebra das mesas, e seguem investindo em estudos para torná-las mais seguras, além de quebrarem menos. No meio tempo, vale tomar cuidado dos produtos de casa, para não forçar os limites, e caso venha a quebrar, requisitar o suporte da empresa que o produziu.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?