Blog Harpyja

Envelopando e personalizando seus eletrodomésticos.

( 18 )

Envelopando e personalizando seus eletrodomésticos


Liberte seu lado criativo! Com a grande crise em nosso país, não dá pra ficar trocando de eletrodoméstico toda hora, não é? Muitas vezes seu produto ainda apresenta um ótimo funcionamento, mas a estética dele não está lá essas coisas.


Totalmente compreensível, o tempo passa, às vezes o método que você realiza a limpeza não é o mais adequado… Inclusive, semana passada eu trouxe um blog ensinando como realizar a limpeza correta dos eletrodomésticos, que você pode ler depois clicando aqui.


Ok, meu eletrodoméstico está com uma aparência péssima, o que posso fazer? A manutenção de pintura de um refrigerador, por exemplo, sai caro para nosso bolso. Um refrigerador novo sai mais caro ainda. O que fazer nessa situação? Não se desespere. Coloque aquela roupa apropriada para suar, e mãos à obra!


A pauta que trago hoje é de como personalizar seus eletrodomésticos de um jeito em conta e caseiro. Você não vai precisar se preocupar com prazos de entrega de uma pintura cara, nem ficar sem refrigerador por alguns dias para outras pessoas realizarem o serviço. Muitas vezes é mais satisfatório quando você mesmo faz a sua arte.


Tipos de personalização


Existem dois tipos de técnicas que quero passar para vocês, sinta-se a vontade para criar a qual mais gostar, ou as duas!


Envelopamento


Esta técnica é mais indicada para eletrodomésticos de superfície lisa, e se resume ao processo de cobrir todo o produto com uma nova camada por cima, literalmente envelopa-lo, como se fosse uma plotagem. O material usado nesta técnica é o papel contact, super acessível para encontrar, e por um preço condizente ao resultado final.


Adesivagem


Assim como o envelopamento, vai da sua imaginação! Existem várias lojas que são especializadas nesse tipo de material, com diversos formatos e tamanhos. Uma delas é a Balihai Stickers. Na loja virtual, você pode escolher qual figura deseja estampar, e até mesmo enviar a sua própria arte para eles transformarem em adesivo! Ainda no site deles, possui uma aba apenas de instruções de como colar, para que você mesmo possa fazer esse serviço. Eles garantem ser de fácil aplicação. Você pode ver o manual de como aplicar clicando aqui. Os adesivos são enviados pelos Correios.


Eu moro em Curitiba, e aqui acontece a famosa Feira do Largo da Ordem, todos os domingos de manhã. Lá há uma barraca especializada em adesivos para cozinha, refrigeradores , armários e afins. Se você mora ou está de passagem em Curitiba, lá é um ótimo lugar para procurar um adesivo de seu agrado. A barraca fica próxima ao bebedouro central, em direção a fonte do Cavalo Babão.


Algumas observações importantes para que o resultado seja efetivo na aplicação, tanto com envelopamento, quanto com os adesivos: certifique-se de que a área em que será aplicado o adesivo esteja limpa, sem gordura, e seca. Os adesivos e o papel contact aguentam a umidade, mas quanto mais úmido estiver, menos durável será.


Preparação


Pronto para soltar seu artista interior? Então depois de selecionado o produto que você deseja personalizar, vamos a escolha dos papéis contact. Você pode escolher tudo de acordo com seu agrado. Cores, estampas, desenhos. Apenas deixe seu bom gosto voar.


Para o caso de um eletrodoméstico que costuma ter contato com muita gordura, não é recomendado essa técnica, como o caso do fogão. A gordura irá se acumular por cima de todo o papel contact, o que exigirá muita limpeza, e diminuirá drasticamente a resistência de sua arte. Caso queira aplicar essas técnicas, sempre mantenha a regra de pelo menos 50cm afastado do fogão. Não envelope produtos mais perto do que isso.


Se a superfície a ser trabalhada for muito grande, como um refrigerador, procure por um rolo de papel contact maior que 2 metros, isso evitará emendas em sua arte. Pense como se fosse um papel de parede, quanto menos aparecer as emendas, melhor!


Antes de ensinar como envelopar e adesivar, segue algumas imagens de resultados finais da técnica de envelopamento para você se inspirar :)


Você pode trabalhar nos balcões e portas de sua cozinha:



Em seu microondas:


Fonte: Amazonas Virtual


E até mesmo em seu refrigerador:



Como fazer

Começando pela envelopagem, o primeiro passo é limpar bem a superfície a ser trabalhada. Passe um pano levemente úmido com poucas gotas de detergente neutro, e em seguida seque com outro pano seco.

O segundo passo é tirar as medidas. Com uma régua ou fita métrica, meça bem certinho com toda paciência do mundo as medidas exatas de cada área a ser coberta pelo papel contact. Sempre adicione meio centímetro de sobra.

Se exigiu de você muita paciência pra tirar as medidas, então prepare um chá, dá uma relaxada, porque agora vem a parte que mais vai exigir seu cuidado, esforço e MUITA paciência. Mas vai por mim, o resultado final faz valer a pena.

O papel contact é tipo um adesivo, ele tem aquele papel na parte de trás que você puxa para poder colar. Neste caso, não puxe inteiro! O ideal é puxar só alguns milímetros, e a medida que for colando na superfície, vai puxando o papel de trás. Ao mesmo tempo que você tira o papel, passe um cartão ou espátula em toda a região, com movimentos de dentro para fora, evitando a formação de bolhas. Comece do meio para as extremidades.

O cartão e a espátula servem melhor quando a superfície for lisa, mas se o produto apresenta curvaturas, o ideal é utilizar um pano seco para esfregar enquanto puxa o papel de trás do contact. O cartão é duro, por isso serve melhor quando a superfície for completamente lisa, e o pano é macio, aderindo melhor pelas curvas.

O que você pode fazer também é esquentar o papel contact com um secador de cabelo, de forma que ele fique mais maleável, permitindo cobrir as áreas curvadas do produto sem que fiquem dobras e rugas indesejadas.

Recomendo deixar a técnica de envelopagem para produtos com poucas curvas, como um refrigerador, ou um freezer. Para batedeiras, liquidificadores, produtos que possuem muitas emendas e nuances, vale seguir a próxima técnica que é a adesivagem.

Estou anexando um vídeo demonstrativo para você entender melhor como colar o contact evitando bolhas. Perceba como ele passa o cartão conforme tira o papel de baixo:

Para os detalhes finais, corte com um estilete as sobras de segurança que deixamos anteriormente e as áreas que você não quer que o papel contact cubra. Só cuidado para não danificar o produto original por baixo. Um bom conselho é demarcar essas áreas de corte com um lápis ou caneta.

*Dica: Seu sonho sempre foi ter um eletrodoméstico em aço escovado? Você pode transformar o seu nisso :)

É muito difícil não ficar nenhuma bolha, então não se preocupe, é comum! Claro, sempre tente deixar o mínimo possível, por isso o trabalho tem que ser feito com muita paciência. Mas para pequenas bolhas, tenho uma solução. Pegue uma agulha e faça um pequeno furo em cima da bolha (pequeno mesmo, quase invisível a olho nu). Esfregue um pano seco em cima, de modo que o ar saia pelo furo. Mas lembre-se, essa dica serve apenas para bolhas pequenas. Se na sua arte ficaram muitas bolhas grandes, vale recomeçar para ter um resultado mais agradável por fim.

O segundo processo é a adesivagem. Colar adesivos segue com o mesmo princípio da envelopagem, mas eles já vem no formato cortado de sua arte, e no tamanho encomendado. Então basta limpar bem a área, e ir colando usando a técnica de esfregar com o cartão ou pano seco. Muito simples, né? Neste caso se encaixa melhor trabalhar com batedeiras, liquidificadores, e produtos que são mais detalhados e curvados. O processo é muito mais rápido e não necessita cobrir necessariamente todo o eletrodoméstico. Veja algumas referências.

Uma geladeira criativa e brincalhona:


Fonte: AdesivoTeca


Nesta loja que apresentei, AdesivoTeca, é possível encontrar uma grande variedade de adesivos e papéis contacts, com uma estampa mais criativa que a outra. Dá uma olhada nessa lousa para escrever, seu refrigerador pode se tornar um quadro de anotações gigante.


Fonte: AdesivoTeca



Fonte: Fran Adesivos


Uma batedeira repleta de adesivos:

E não se esqueça, se você ainda não tem uma batedeira, relaxa. Estamos aqui com todos os resultados para você decidir qual é melhor para você. Dá uma olhada em nossas avaliações de batedeiras clicando aqui.


Como você pode ter notado, são infinitas possibilidades, estou aqui apenas para plantar a semente dentro de você, o resto vai de sua criatividade. E é exatamente por isso que quero seu retorno! Não esqueça de mandar fotos do resultado final de seus produtos depois de customizá-los. Você pode acompanhar a gente pelo instagram (@harpyja.brasil) e também pelo Facebook (Harpyja).


Últimos detalhes sobre os cuidados


A vida útil desses adesivos e papéis contact são de aproximadamente 5 anos, mas varia muito pelo jeito que você conserva . Nunca utilize materiais químicos para limpeza, como álcool e multiusos. Limpe com um pano levemente úmido e algumas gotas de detergente para tirar a gordura pós fritura. Reforço, para mais dicas de limpeza adequadas de eletrodomésticos, confira o texto que postei há um tempo clicando aqui. Nele você recebe dicas de como tirar o amarelado de seus produtos, e evitar manchas.


Para mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar a Harpyja aqui em nosso site, criando a sua conta, e acompanhando nossas redes sociais. Não se esqueça de avaliar este texto até 5 estrelas, e comentar aqui o que achou! Podemos trocar mais ideias sobre artesanato e dicas de decoração!


Até a próxima!




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Renan Cordeiro Kieski é formado em Publicidade e Propaganda, amante das artes visuais, focado no ramo da fotografia e da comunicação publicitária. Escritor independente, apaixonado por histórias escondidas esperando para serem escritas e lidas. Atualmente trabalha na Harpyja no ramo de marketing digital, exercendo a profissão de redator, designer e fotógrafo.

Quer receber nossa newsletter?