6 dicas fáceis para remover odores de recipientes plásticos

Blog Harpyja

6 dicas fáceis para remover odores de recipientes plásticos

( 41 )

6 dicas fáceis para remover odores de recipientes plásticos


Ninguém mexe com as minhas tupperwares! Dá uma dor no coração emprestar nossos potes que quase fazemos a pessoa assinar um contrato se comprometendo a devolver rsrs… Sempre tem aquele parente que leva os salgadinhos e docinhos da festa e nunca devolve os potes!


Temos um tipo de apelo afetivo por esses objetos que tornam nossas vidas mais fáceis. Jarra de liquidificador, tigela de batedeira, potes de sobras... se for contar são recipientes que não dá pra ficar comprando novos toda hora, pois acaba ficando “salgado” para o nosso bolso. Então temos que achar maneiras de cuidar bem desses produtos.


Inevitavelmente, esses objetos plásticos vão pegar cheiro de comida com o tempo. Só o detergente e água às vezes não é o suficiente. A gordura dos alimentos fica impregnada no plástico de um jeito que se for esfregar a buchinha com força até sair tudo, vai danificar o recipiente.


Para não complicar tanto assim, hoje trago algumas dicas incrivelmente fáceis para remover esses odores que ficam no plástico. Essas dicas valem exclusivamente para objetos de plástico, então se você tem uma batedeira com tigela em inox por exemplo, não há essas preocupações pelo inox ser um material mais difícil de pegar cheiro. Inclusive posso trazer em uma próxima vez dicas de como cuidar do inox, basta você comentar que tipo de conteúdo gostaria ler logo abaixo deste texto.


1) Começando pelo básico


Lavar louça

O primeiro passo é lavar o recipiente como de costume. Água e detergente. Evite usar o lado áspero da esponja, utilize sempre o macio. Isso vai evitar riscos no plástico. Sabe quando você compra um pote lindo novo, e depois ele fica esbranquiçado? Pode ser culpa da buchinha e do acúmulo de gordura, por conta de algum alimento ou molho muito pigmentado com corantes artificiais.

Muitos acham que o sol pode tirar os odores dos recipientes, e é verdade, mas não faça isso ainda. Como a gordura ainda não saiu completamente apenas com água e sabão, colocar em exposição aos raios solares pode agravar a situação, e se o plástico em questão for branco, pode causar aquele efeito amarelado. Você pode aprender a tirar o amarelado de seus eletrodomésticos e potes brancos lendo um texto que eu trouxe aqui há um tempo. Mas vamos guardar a ideia do sol para daqui a pouco.

2) O bom e velho vinagre

Vinagre no pote

Acho que todo site de dica de limpeza utiliza o vinagre para alguma coisa. Sempre tenha um em casa, ele tem diversas funcionalidades além de gastronômicas.

Misture uma parte de água para uma parte de vinagre branco, encha os recipientes com a mistura e deixe de molho por uma noite. Feito isso é só enxaguar, lavar com detergente e expor ao sol. Agora a exposição ao sol é segura, por ter diminuído muito a quantidade de gordura após o vinagre.

3) Jornal, um jeito simples para reciclar.

Jornal dentro de jarra

Outra dica muito válida, simples e ecológica, é pegar aqueles jornais que estão indo para o lixo e colocar dentro dos recipientes. Loucura, né? Mas é isso mesmo, basta fechar os potes com um monte de jornal amassado dentro e deixar assim por no mínimo 8 horas. Se for uma tigela de batedeira (que não tem tampa), faça o mesmo e cubra a boca do recipiente com alguma tábua, prato, ou qualquer coisa que sirva de tampa. Passado o tempo, lave com detergente e leve para o banho de sol. O recomendado é deixá-los expostos uma hora a mais depois de ter secado completamente.

4) Limãozinho

Limão dentro de jarra de liquidificador

Se a vida te der um limão, corte no meio e limpe seus produtos hehe. Mas é sério, basta cortar um limão na metade, e esfregar por dentro do seu recipiente. Passe o limão por cada cantinho interno, não deixando nada escapar. Deixe agir por 10 minutos (sem exposição ao sol neste momento para não manchar), e lave normalmente. Outra grande dica com o limão, você pode pegar aquela outra metade e bater com um pouco de água no liquidificador. Aproveite e esfregue os bagaços por todas as paredes, seja rigoroso com a cobertura. Deixe agir pelo mesmo tempo e finalize com a lavagem comum. Uma observação em relação ao limão: cuidado para não deixar o suco ácido em contato com as lâminas do liquidificador por muito tempo, isso pode causar a oxidação delas.

5) É claro, o bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio e detergente

Não podia faltar ele, o ingrediente que é utilizado para limpeza, clareamento de dentes, pele, espinhas... sério, o bicarbonato de sódio é usado pra tanta coisa, e aqui ele cai muito bem, também!

Encha seu recipiente com água morna, coloque uma colher (sopa) de bicarbonato e uma colher (sopa) de detergente. Se for um recipiente grande como uma tigela ou jarra, pode colocar de duas a três colheres de cada. Misture tudo dentro do recipiente e deixe descansar uma noite. Após isso, é só retirar a solução e lavar normalmente.

6) Fez um cafézinho? Aproveita essa dica!

Pó de café

Não jogue fora a borra do café. Pegue essa sobra e esfregue-a por dentro do seu recipiente. Feche a tampa e deixe descansar por cerca de 5 horas. Após isso, enxague e lave normalmente. O café é ótimo para neutralizar aromas. Em lojas de perfumes é comum você ver um potinho com grãos de café para cheirar. Quando você prova um aroma forte atrás do outro, chega um momento que todos parecem iguais. O café vai “neutralizar” o seu olfato para que possa continuar provando outros perfumes sem que os aromas se misturem. Então não duvide do poder do café rsrs... Inclusive, hoje (24/05/2019) é o Dia Nacional do Café ;)    

Recomendações finais

Evite guardar alimentos com alta quantidade de corantes artificiais, e se for preciso utilizar, tenha um pote específico para isso.

Após a lavagem e prática dessas dicas trazidas hoje, guarde os recipientes sem tampas, isso vai garantir uma boa circulação de ar por eles. Não se esqueça de secar muito bem antes de guardar, ou deixe secando ao sol. Não guarde nada molhado, isso pode trazer mais odores, mofo, e manchas no plástico.

Lembre-se que a exposição ao sol é indicada apenas depois de realizada alguma dessas dicas, para remover bem a gordura antes de expor aos raios solares.

Crie a sua conta em nosso site e não deixe de interagir com a gente e comentar que tipo de assunto você busca. Avalie esse texto utilizando as estrelinhas abaixo, isso nos ajuda a medir a qualidade de conteúdo que trazemos semanalmente.

Até a próxima!





Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Renan Cordeiro Kieski é formado em Publicidade e Propaganda, amante das artes visuais, focado no ramo da fotografia e da comunicação publicitária. Escritor independente, apaixonado por histórias escondidas esperando para serem escritas e lidas. Atualmente trabalha na Harpyja no ramo de marketing digital, exercendo a profissão de redator, designer e fotógrafo.

Quer receber nossa newsletter?