Como deixar a casa mais fresca no verão sem ar-condicionado.

Blog Harpyja

Como deixar a casa mais fresca no verão sem ar-condicionado.

( 8 )

Como deixar a casa mais fresca no verão sem ar-condicionado.


Como o aumento das temperaturas tende a gerar muitas dúvidas em quem busca maneiras de se refrescar, decidimos selecionar algumas alternativas ao ar-condicionado para manter sua casa mais fresca.


Apesar do ar-condicionado ser extremamente efetivo nesta tarefa, a decisão para adotá-lo muitas vezes não é um caso simples.


Um grande empecilho na hora de decidir por um ar-condicionado é a questão da instalação, principalmente se você mora de aluguel ou se o seu prédio não permite a instalação por motivos de alteração na fachada. 


Secundariamente temos a questão do preço, que costuma impactar bastante na decisão de compra. Não só pelo valor do aparelho, mas também pelo consumo energético que aumenta em torno de  200 kWh por mês para um aparelho de 10.000 Btus ligado diariamente, por em média 8 horas.No verão o ar-condicionado é coroado como um dos aparelhos elétricos com maior consumo energético das casas.


Principais alternativas


Plantas


Aumentam a umidade do ar pelo processo de transpiração natural. Deixam o ambiente mais confortável ao equilibrar a umidade do ar e renovar o oxigênio. Criar microclimas dentro da sua casa pode ser uma maneira muito inteligente e bonita, diga-se por passagem, de manter a casa fresca.


Algumas espécies de plantas propícias para interiores são: Jibóia, Lírio da Paz, Ficus Lyrata, Costela de Adão, Bromélia de sombra, Peperômia e Calatéia.


As plantas de sombra conseguem se manter bem com baixa luminosidade e uma rega de 2 a 3 vezes por semana. A dica para o verão é borrifar água nas folhas das plantas, pois como elas transpiram por elas, mantê-las úmidas vai fazer com que o ambiente fique mais úmido também.


Crie passagens de ar


Abra as portas certas para canalizar o vento vindo de uma janela específica. Feche as portas dos cômodos que tem menor trânsito de pessoas durante o dia, isso impede que o ar circule pelos ambientes em que você não está.

Durante a noite, abra todos os cômodos para que o vento circule e deixe sua casa inteira arejada. Como no período noturno a incidência de ventos é um pouco mais alta, e a temperatura da casa ainda está elevada por consequência das ondas de calor, essa atitude vai deixá-la mais arejada.


Exaustor na cozinha


A cozinha é um dos ambientes mais quentes da casa, justo por conta do uso de fogões e fornos. Quem nunca desistiu de preparar alguma coisa na cozinha por estar quente demais?


Se a sua cozinha é próxima da área de serviço, deixe as janelas abertas para que o ambiente fique mais fresco. Mas a maior dica para manter a temperatura amena na cozinha, é o uso de exaustor.


O aparelho realiza a troca do ar quente que está no ambiente, pelo ar fresco que está do lado de fora. A instalação é um pouco delicada, pois compreende uma série de alterações estruturais da cozinha. Diferentemente da coifa, que está mais focada para a sucção de gordura, os exaustores estão mais relacionados a temperatura.


Se você está de mudança, ou comprou uma casa nova, não se esqueça de planejar a instalação de um exaustor. É muito mais simples realizar a instalação antes da sua cozinha já estar montada.


Iluminação


Prefira sempre a instalação de lâmpadas fluorescentes em casa, que ao contrário das incandescentes, gastam cerca de 80% menos energia e emitem menos calor.


Se você é do tipo saudosista, que tem apego ao amarelado das lâmpadas, saiba que existem lâmpadas fluorescentes amarelas no mercado.


Muitas pessoas reclamam da "frieza" das fluorescentes e das lâmpadas de led, por achar que são luzes tristes e que remetem a ambientes como hospitais e consultórios médicos.


Pouca roupa ou quase nada


Prefira sempre tecidos 100% algodão e também seda. São tecidos mais leves, que retém menos calor e dão mais liberdade no verão. A dica vale para lençóis e jogos de cama, capas de almofada e outras peças que entrem em contato direto com o corpo.Para vestir, o tricoline e a viscose são também boas alternativas.


Dormir pelado é uma recomendação indicada por alguns especialistas. Segundo eles o ato de dormir nu diminui o risco de infecções pelo acúmulo de suor nas roupas íntimas e pijamas, além de regular as temperatura corporal.


Ventilador

É a realidade de grande parcela dos lares brasileiros. Os ventiladores são mais baratos e mais econômicos que os aparelhos de ar-condicionado e fazem grande efeito quando usados corretamente.


Eles espalham ar mais fresco pela casa e barram a entrada de ar quente. Como o ar quente é mais leve que o ar frio, ele costuma ficar na parte de cima dos ambientes, mais próximo ao teto. Sabendo disso podemos sempre posicionar os ventiladores de maneira que fiquem levemente inclinados para cima.


Deixá-los próximo a janela pode ajudar muito a transportar o frescor do interior, para dentro de casa. Colocando o ventilador nas passagens de ar pode ainda amplificar a troca de calor.


Em dúvida sobre o modelo? Clicando aqui você confere todos os ventiladores testados pela Harpyja e escolhe o que mais se adequa ao seu perfil.


Uma dica é improvisar um ar-condicionado caseiro posicionando uma bacia com água e gelo próxima à parte traseiro do ventilador, para que ele faça circular um ar mais refrescante. É o princípio básico dos climatizadores. Só vale lembrar que com isso também aumentará a umidade no local ;-)




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?